Lugares para viajar no nordeste: conheça os melhores destinos

Redação Nãovoei.com - Publicado em 30 de setembro de 2019

O nordeste é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros. Isso se explica por sua variedade de atrações e lugares para conhecer bem diferentes do resto do Brasil. Para te ajudar, listamos alguns lugares para viajar no nordeste e algumas de suas principais atrações.

A região nordeste é formada pelos estados litorâneos: Alagoas, Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte. A única capital da região que não fica no litoral é Teresina.

Além dos estados, fazem parte da região a Reserva Biológica do Atol das Rocas (Rio Grande do Norte) e o famoso arquipélago de Fernando de Noronha (Pernambuco).

O nordeste se destaca por suas cidades históricas, como Olinda, Salvador, Recife, São Luís e Porto Seguro, praias famosas como Baía do Sancho, Praia de Jericoacoara e Porto de Galinhas, e também pela comida típica, artesanato, festas folclóricas, entre outros.

Vamos conhecer alguns dos lugares para viajar no nordeste e saber mais sobre uma das regiões mais visitadas do Brasil?

15 lugares para viajar no nordeste

1. Salvador – Bahia

lugares-para-viajar-no-nordeste-salvador

Na lista dos lugares para viajar no nordeste é claro que não poderia faltar Salvador. Na cidade você vai encontrar, por exemplo, moradores receptivos, ruas de paralelepípedos e edifícios coloridos na cidade velha (Patrimônio da Humanidade).

Algumas visitas que você deve incluir em seu roteiro ao visitar a cidade são: Forte de Santo Antônio da Barra, Centro histórico, Farol da Barra, Praia do Porto da Barra e Casa do Rio Vermelho.

2. Beberibe – Ceará

É lá que fica a praia de Morro Branco, que ainda não recebe muitos turistas, mas que vale a pena ser incluída em seu itinerário.

Na praia há falésias arenosas com tons de vermelho, laranja e amarelo para caminhada e uma linda vista do pôr do sol.

3. Fernando de Noronha

Fernando de Noronha também é presença obrigatória entre os lugares para viajar no nordeste.

Se você quer viajar para um lugar mais reservado, a ilha de Fernando de Noronha é uma boa opção. Na ilha só é permitida a permanência de 400 pessoas por vez para continuar mantendo a natureza intocada.

Fernando de Noronha é uma boa escolha para quem gosta de praias de águas azuis e cristalinas, areias brancas, além de praticar caminhada e atividades aquáticas como mergulho e snorkeling.

Um dos lugares mais bonitos do arquipélago é a Baía dos Porcos, com suas piscinas naturais. O acesso à praia é difícil, mas a paisagem compensa o desafio.

4. Recife – Pernambuco

A praia da Boa Viagem é a principal atração da cidade. Lá é possível desfrutar de sol, areia, peixe frito e cocos fresquinhos.

Ao viajar para a cidade não deixe de visitar o Recife Antigo, também conhecido como Bairro do Recife, o Museu Cais do Sertão, o Pátio de São Pedro, a famosa Praça do Marco Zero, entre outros lindos pontos da cidade.

5. Olinda – Pernambuco

lugares-para-viajar-no-nordeste-olinda

A apenas 30 minutos de Recife fica a boêmia cidade de Olinda, com construções em tons pastel, ruas sinuosas e uma bela vista que pode ser admirada do Alto da Sé, a praça da catedral que fica no topo da cidade.

A cidade fica muito movimentada no Carnaval, mas no resto do ano é bem tranquila e pode ser conhecida com calma.

6. Lençóis Maranhenses

Um dos cartões postais do nordeste, os Lençóis Maranhenses encantam todos os visitantes, com areia dominando todos os cantos, dunas a perder de vista e lagoas de água doce criam uma paisagem inesquecível.

É um dos mais lindos lugares para viajar no nordeste, entre os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro – nessa última fica um famoso ponto turístico: a Lagoa da Gaivota.

7. Beach Park – Ceará

Com seu slogan “A onda é ser feliz agora”, o Beach Park é um dos lugares para viajar no nordeste ideal para quem gosta de muito calor, água, praia privativa, piscina com ondas e várias atividades na água. Enfim, diversão para toda a família.

Construído em 1985, o complexo aquático do Beach Park fica na cidade de Aquiraz.

8. São Luís – Maranhão

O antigo centro histórico de São Luís é considerado um dos mais bonitos das Américas ao lado de lugares como Cartagena (Colômbia) e Havana (Cuba). O Centro, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, tem cerca de 4.000 casarões tombados e muitos deles são revestidos do clássico azulejo português.

Mas há muito mais o que visitar na cidade, como o Palácio dos Leões, a Igreja da Sé, a Casa de Nhozinho e a Feira da Praia Grande.

9. Novo Santo Antônio – Piauí

A cidade piauiense é um dos lugares para viajar no nordeste que não tem uma praia entre as atrações turísticas. Novo Santo Antônio é considerado o paraíso das cachoeiras de Piauí. Isso porque há 13 quedas d’água em meio a paredões de pedra, sendo que somente 5 tem acesso fácil.

As mais conhecidas são a Cachoeira do Rosário, onde é permitido acampar; e a Cachoeira das Corujas, a maior delas.

10. Morro de São Paulo – Bahia

Um dos lugares para viajar no nordeste é Morro de São Paulo, uma pequena vila localizada ao norte da ilha de Tinharé, na Bahia. O que faz com que a vila esteja na lista? Suas lendárias praias chamadas Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia, Quinta Praia, Sexta Praia e Sétima Praia.

Apenas as quatro primeiras são frequentadas, sendo a Quarta Praia a melhor delas. Para chegar até ela, você pode ir caminhando passando pelas três primeiras praias. Todas elas têm areia dourada, águas rasas e azuis.

11. Canoa Quebrada – Ceará

Canoa Quebrada é uma pequena e tranquila vila turística no litoral do Ceará, um dos lugares para viajar no nordeste. É um destino conhecido pelas opções de atividades ao livre, inclusive o kitesurf. Você sabia que Canoa Quebrada é conhecida é considerada uma das capitais do kitesurf no mundo? Pois é, garantia de muita diversão.

Além disso, a ilha é conhecida por suas dunas distribuídas pelas praias ao longo de seus quase 5 km de faixa de areia.

12. Porto de Galinhas – Pernambuco

Outro destino entre os lugares para viajar no nordeste, Porto de Galinhas é um dos lugares muito procurados pelos brasileiros.

O local tem belas praias de águas mornas azuis-turquesa, areia branca batida e um clima que permite que os turistas viajem para lá em qualquer época do ano. As temperaturas atingem cerca de 30°C em janeiro e 27°C em julho.

É um lugar conhecido pela prática de snorkeling e iatismo.

13. Parque Nacional da Chapada das Mesas – Maranhão

É um dos lugares para viajar no Nordeste para quem curte lugares remotos. O parque protege um pouco mais de 160.000 hectares de cerrado nas cidades de Imperatriz, Carolina, Estreito e Riachão.

A região encanta por seus cânions, formações rochosas com formatos estranhos, lindas cachoeiras, como a Cachoeira da Prata e a de São Romão. Além de rios, savana selvagem, vegetação tropical e várias espécies de animais selvagens.

14. Laranjeiras – Sergipe

Visitar a Laranjeiras é voltar no tempo. A cidade possui várias construções barrocas, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba. Ao visitar o Museu Afro-Brasileiro, os visitantes conhecem um pouco mais da história da região que foi considerada um dos principais centros de comércio de escravos do Brasil.

O turismo local se destaca por suas festas folclóricas que tomam as ruas da cidade e divertem moradores e turistas.

15. Porto Seguro – Bahia

Se você está buscando lugares para viajar no nordeste com praias, em Porto Seguro existem várias piscinas naturais com águas mornas, ideais também para as crianças. Entre elas estão a Mundaí, para quem gosta de agito; e a Curuípe, para quem gosta de lugares tranquilos.

Além disso, é possível percorrer trilhas em espaços de preservação de Mata Atlântica  – como o Parque Nacional de Monte Pascoal – onde você pode fazer caminhadas e observar várias espécies de vegetais e animais.

Bons programas não faltam na cidade que recebeu os títulos de Patrimônio Natural da Humanidade e Patrimônio Histórico Nacional.

Melhor época para visitar o nordeste

Na região nordeste, a baixa temporada tem início após o fim do Carnaval e vai até o fim de novembro. Esse é o melhor período para visitar os lugares para viajar no nordeste, economizar e aproveitar o clima de praia.

Do Rio Grande do Norte ao litoral norte da Bahia, por exemplo, o tempo se mantém firme entre agosto e dezembro, mas é comum chover entre abril e julho. No entanto, a chuva não atrapalha em nada a viagem.

Quem gosta de viajar e acompanhar as festas locais deve pesquisar o calendário de festividades de cada cidade.

Comidas típicas de lugares para viajar no nordeste

O nordeste é conhecido por suas belas paisagens, dias de muito sol e também por suas comidas típicas.

As comidas mais tradicionais da região são: acarajé, moqueca de peixe, vatapá, tapioca, ostra, baião de dois, camarão, Buchada de Bode, lagosta, macaxeira, fritada de siri, mariscos, moluscos, paçoca salgada, caruru, carne-de-sol, mungunzá, cuscuz de milho, queijo coalho e angu.

Viu como existem vários lugares para conhecer na região onde estão algumas das praias mais bonitas do Brasil? Confira nossa lista com as praias mais bonitas do mundo e comece a planejar sua próxima viagem!