O Brasil tem um total de 2.463 aeródromos, segundo registros da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Deles, 1.806 são privados e os outros 657 da iniciativa pública, o que coloca o país como o 3º mercado de aviação comercial doméstica. Dados mais que suficientes para destacar o quanto os aeroportos do Brasil têm impacto no tráfego aéreo.
E, como não poderia deixar de ser, também na predileção do consumidor. Inclusive, um recente ranking aponta quais são os melhores aeroportos do Brasil — aqueles com o menor número de voos cancelados, malas extraviadas, problemas no embarque etc.
Quer saber quais são? Então,continue a leitura e descubra quais são os aeroportos do Brasil mais bem cotados na visão dos viajantes!
1. Aeroporto de Viracopos — Campinas/SP
Localizado a 99 km da capital paulista, o aeroporto tem se tornado um grande trunfo para os viajantes em busca de mais comodidade em suas idas e vindas aéreas. Inclusive, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) aponta o local como um dos aeroportos do Brasil mais movimentados dos próximos anos. Atualmente, pouco mais de 9 milhões de passageiros são transportados anualmente através dos seus terminais.
Concedido à iniciativa privada em 2012, Viracopos já conta com o segundo maior terminal aéreo de cargas do Brasil, e espera ter registrado o transporte de 55 milhões de passageiros até o ano de 2025 — o que o colocaria à frente do aeroporto de Guarulhos.
De acordo com a pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), o local figurou entre os melhores aeroportos do Brasil segundo a seguinte classificação dos passageiros:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 4,29;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 4,29;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 14 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 4,53.
2. Aeroporto do Recife/PE
A 12 km do centro do Recife, na divisa com o município de Jaboatão dos Guararapes, o aeroporto é o principal do estado de Pernambuco e, também, o mais movimentado do Nordeste brasileiro.
Com capacidade para acomodar até 16,5 milhões de passageiros, o aeroporto foi construído em um período que brevemente antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Uma construção antiga, funcional e que, na opinião popular, segue em alta entre os passageiros. Abaixo, você pode perceber a classificação dada ao aeroporto do Recife:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 4,28;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 3,95;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 10 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 4,17.
3. Aeroporto de Curitiba/PR
Em 2014, foram pouco mais de 6,7 milhões de pessoas que embarcaram e desembarcaram no estado do Paraná através dos terminais do seu aeroporto internacional (isso sem contar com as preterições de embarque). Localizado no município de São José dos Pinhais — cerca de 20 km distante de Curitiba —, ele se tornou um dos mais importantes aeroportos do Brasil.
E, aparentemente, a classificação dos passageiros ajuda a reforçar o peso e quilate desse importante terminal aéreo do país. Confira os resultados da pesquisa:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 4,27;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 4,12;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 9 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 4,61.
4. Aeroporto Santos Dumont/RJ
Localizado na eterna Cidade Maravilhosa, o aeroporto Santos Dumont é considerado o segundo mais importante da capital fluminense. Mais de 9 milhões de passageiros passam por ali, anualmente, efervescendo o tráfego aéreo com partidas nacionais e internacionais.
Inaugurado em 1936, o aeroporto está localizado no centro da cidade, o que facilita o trânsito dos passageiros assim que desembarcam na cidade. Isso, no entanto, não é o grande trunfo do local para cair nas graças do público. Confira a classificação geral dele, como um dos mais importantes aeroportos do Brasil:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 4,19;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 4,25;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 16 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 4,42.
5. Aeroporto de Porto Alegre/RS
O Aeroporto Internacional de Porto Alegre tem alta movimentação anual. Em 2014, foram pouco mais de 8 milhões de partidas e chegadas.
É de se admirar também a sua estrutura: são quase 4 milhões de km², sendo reconhecidamente o grande terminal aéreo da região Sul do país. Algo que se reforça pela sua capacidade de atender 15,3 milhões de passageiros por ano.
Para o público, esse é um dos mais valorizados aeroportos do Brasil por outros motivos. O que se percebe em sua classificação geral, logo abaixo:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 4,16;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 4,1;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 9 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 4,08.
6. Aeroporto de Fortaleza/CE
Localizado na capital cearense, o aeroporto goza de prestígio por ser o mais movimentado do estado. No país, é tido como o décimo segundo mais movimentado de todos — e o terceiro da região Nordeste, contando com voos domésticos e voos internacionais.
Localizado a cerca de 10 km do centro de Fortaleza, o aeroporto leva boa classificação do público, na pesquisa conduzida pela Secretaria de Aviação Civil. Confira:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 4,11;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 3,71;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 11 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 4,13.
7. Aeroporto de Congonhas/SP
Localizado na região sul da cidade de São Paulo, o aeroporto de Congonhas está também presente entre os principais do Brasil. Afinal de contas, por mais que existam apenas partidas e chegadas de voos domésticos, haviam passado nada menos do que 16,3 milhões de passageiros por lá, até novembro de 2014.
Impressionantes números que eram reforçados, ainda, pelo fato de ser o aeroporto com o maior tráfego de passageiros no Brasil. Isso, pelo menos, até o trágico incidente com o voo TAM 3054, em 2007. Sendo ainda um dos cinco maiores aeroportos do Brasil, Congonhas também desponta no prestígio do público, obtendo a seguinte pontuação:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 4,06;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 4,01;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 12 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 4,43.
8. Aeroporto de Brasília/DF
Batizado em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek, o aeroporto internacional da capital do país foi inaugurado em 1957 — estando, desde 2012, sob a orientação da iniciativa privada por um período de 25 anos.
A seguir, a sua classificação de acordo com alguns dos mais de 15 milhões de passageiros que já passaram pelo Aeroporto Internacional de Brasília:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 4,03;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 4,33;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 14 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 4,2.
9. Aeroporto de Natal/RN
O Aeroporto Internacional de Natal — Governador Aluízio Alves é recente, tendo sido inaugurado em 2014. Com capacidade para 6,2 milhões de passageiros, o local está permanentemente hospedado no município de São Gonçalo do Amarante, a 24 km do centro de Natal. Trata-se do primeiro aeroporto privatizado do país, e com boa classificação dos seus passageiros, colocando-o entre os principais aeroportos do país:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 3,86;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 4,27;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 7 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 4,62.
10. Aeroporto de Manaus/AM
O Aeroporto Internacional de Manaus — Eduardo Gomes possui capacidade anual para 18,2 milhões de passageiros e possui alta demanda para voos nacionais e internacionais. Para o público, o local, inaugurado em 1976, tem saldo positivo entre os outros aeroportos do Brasil:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 3,78;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 4,03;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 8 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 3,88.
11. Aeroporto do Galeão/RJ
Mais de 13 milhões de passageiros já passaram pelo Aeroporto Internacional do Galeão, localizado na ilha do Governador — zona norte do Rio de Janeiro e a 20 km do centro, aproximadamente. Está com a iniciativa privada desde 2014, com a seguinte classificação popular a respeito dos seus serviços:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 3,77;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 4,14;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 12 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 4,29.
12. Aeroporto de Guarulhos/SP
A 25 km do centro de São Paulo, em Guarulhos, o aeroporto internacional da capital é o maior do país, com capacidade atual para receber 42 milhões de passageiros por ano. Isso o coloca entre os principais aeroportos do Brasil com a seguinte classificação dos seus usuários:
- satisfação geral dos passageiros (de 1 a 5): 3,73;
- limpeza dos Banheiros (de 1 a 5): 3,85;
- tempo de espera para pegar a bagagem (voos domésticos): 15 minutos;
- cordialidade dos funcionários do aeroporto (de 1 a 5): 3,84.
E aí, o que achou desta lista com alguns dos principais aeroportos do Brasil? Que tal, agora, compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar na disseminação de tantas informações relevantes para quem vai planejar as suas próximas viagens?