Dicas para comprar passagens aéreas promocionais

Redação Nãovoei.com - Publicado em 21 de setembro de 2017 - Atualizado em 10 de março de 2021

Quando o assunto é passagens aéreas promocionais, planejamento é fundamental. Dessa forma, é possível fazer um bom negócio ao reservar um voo, o que pode garantir não só mais dinheiro para usar durante a viagem, como também muitas viagens extras ao longo do ano. Ficar atento às promoções de passagens aéreas é a principal dica para quem quer economizar ao planejar uma viagem com destino nacional ou internacional.

Mas também é necessário prestar atenção às regras impostas pelas companhias aéreas para as passagens aéreas promocionais, já que as companhias aéreas costumam impor condições diferentes para as passagens mais baratas. Com isso, evita-se que uma suposta economia se transforme em uma dor de cabeça.

Precisa de ajuda para comprar passagens aéreas promocionais? Confira algumas dicas que listamos para você colocar em prática!

Como comprar passagens aéreas promocionais?

Acompanhe promoções

Principal dica para não perder as promoções relâmpago! Hoje, é possível acompanhar as promoções por meio de sites que comparam preços (Skyscanner, Voopter, Mundi, Kayak e Orbitz), redes sociais, agências virtuais, blogs e newsletters. Colocar alertas no celular também é uma forma de ficar sabendo da promoção em tempo real e escolher com mais liberdade as datas da viagem.

Seja flexível em relação à data da viagem

Se você for flexível quanto às datas e ao destino da viagem, certamente conseguirá reservar voos mais baratos e poderá conhecer novos lugares. E também poderá planejar seu Stopover. Nos sites de busca de passagens, selecione a opção “qualquer lugar” no campo destino.

Assim, você verá os destinos com passagens aéreas mais baratas partindo do seu aeroporto de origem. Os meses de janeiro, julho e dezembro — além dos feriados — são considerados de alta temporada.

Agosto também é alta estação nos EUA e na Europa devido às férias de verão (inverno no Brasil). Nessa época do ano, é difícil encontrar passagens aéreas promocionais.

Voe durante a baixa e média estação

Certamente, comprar passagens em média ou baixa estação é mais barato do que na alta estação. É simples identificar quando é a alta estação em um destino, que é quando acontecem as férias escolares. Você pode conferir na internet quais são as datas de alta estação para o seu destino.

Monitore o valor das passagens aéreas

Se a sua viagem não é flexível, você pode fazer uma busca meses antes da data que você deseja viajar e criar um alerta de preços para monitorar o valor das passagens. Você poderá acompanhar todas as variações de preço.

Há buscadores que enviam e-mails diários informando se ocorreu uma alteração no preço da busca que o usuário salvou. Quando o preço cair, você pode realizar a compra e excluir a busca salva. Ao programar uma nova viagem, é só salvar a nova busca.

Reserve passagens aéreas com antecedência

Quanto mais perto da data da viagem você compra uma passagem, mais cara ela é. Então, lembre-se de sempre incluir em seu planejamento de viagem reservar as passagens com antecedência. Isso proporcionará não apenas economia ao comprar passagens aéreas promocionais, como também o livrará de se preocupar com imprevistos de última hora.

Segundo o site Melhores Destinos, as terças, quartas e quintas-feiras são campeãs de preços baixos para voos nacionais. A cada 15 dias, as companhias aéreas nacionais anunciam promoções que começam nas sextas-feiras à noite e terminam nas segundas-feiras de manhã. Geralmente, as promoções são para voos com destino a capitais, como Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Fique atento!

É bem mais barato comprar uma passagem aérea para o próximo mês. Inclusive, os buscadores de passagens aéreas comprovaram que há um determinado período de antecedência para encontrar as melhores passagens aéreas para qualquer destino.

Período certo para comprar passagens aéreas baratas

Em entrevista ao UOL, Paulo Kakinoff, CEO da Gol, confirmou que se “encontra tarifas muito atrativas até 90 dias antes do voo. É quando os preços estão melhores”. Analisando o período de 2011 a 2014, o buscador Skyscanner revelou o período certo para comprar passagens aéreas baratas e em que momento visitar alguns destinos.

O levantamento mostrou que o mês mais barato para visitar os Estados Unidos é agosto e a Europa, março. Confira a melhor data para comprar passagens aéreas promocionais para alguns dos destinos mais procurados pelos brasileiros:

Buenos Aires

Na América do Sul, este é o destino mais visitado pelos brasileiros. O mês de agosto é o melhor mês para visitar o país de Maradona, pois é quando as passagens aéreas são mais baratas.

Londres

Melhor época para viajar é março, quando é possível encontrar passagens 14,7% mais baratas do que o preço médio. Para economizar mais, outra dica é comprar a passagem pelo menos 27 semanas antes da data da viagem.

Miami

Agosto é o mês mais barato para viajar para um dos destinos mais procurados da Flórida. A economia nas passagens é de até 12% — comparando-se com o preço médio — e pode chegar a 32% se a passagem for comprada 8 semanas antes da data da viagem.

Nova Iorque

Se você vai viajar para a terra do Tio Sam, a melhor data para voar para os Estados Unidos é agosto. Para Nova Iorque, por exemplo, o valor das passagens cai em torno de 10% e pode ter preços até 34% mais baratas se compradas 9 semanas antes da data da viagem.

Paris

A melhor época para viajar para a Cidade Luz é março, quando você poderá economizar até 12% com a compra de passagens. Comprando as passagens com 27 semanas de antecedência, é possível garantir até 37% de desconto.

Roma

Viajar para Roma no mês de março faz com que você economize até 15% com as passagens. Se forem compradas pelo menos 30 semanas antes da data da viagem, a economia pode chegar a 22%.

Escolha voos com conexão

Voos diretos têm tarifas mais caras, porque o tempo de viagem é mais curto e o passageiro tem o conforto de não precisar trocar de aeronave. Mas se você está viajando de férias e não se importa com a espera e nem com a troca de aeronave, os voos com conexão são a melhor opção. Você pode escolher uma companhia aérea tradicional do Brasil para voar para a Europa até Barcelona, por exemplo e, ao chegar lá, mudar para a aeronave de uma companhia mais barata para chegar ao seu destino.

Compre a passagem aérea em sites de países diferentes

Vários passageiros já relataram que comprar passagens aéreas em sites de países diferentes sai mais barato. Por exemplo, um passageiro brasileiro que estava na Colômbia e faria um voo interno no país encontrou a passagem mais barata no site de uma companhia aérea ao selecionar a opção do site para o país Colômbia — ao selecionar Brasil, ficava mais cara.

Compare o preço dos voos

Os buscadores de passagens aéreas possuem preços diferentes de passagens. Para facilitar essa comparação, há buscadores que mostram os valores das passagens em sites diferentes (sites oficiais de companhias aéreas e buscadores).

Compare aeroportos

Aeroportos de origem e destino menores podem oferecer melhores tarifas.

Participe de programas de milhas aéreas

As companhias aéreas oferecem programas de fidelidade que possibilitam que os usuários aproveitem os pontos acumulados para comprar passagens aéreas. O passageiro deve escolher o programa que melhor lhe atende, pois cada companhia tem suas próprias regras para esses programas.

Cadastrar-se nos programas de milhas é simples, basta entrar no site das companhias. O passageiro receberá um número, parecido com um número de cartão de crédito e deverá informá-lo sempre que for comprar uma passagem.

A cada compra, mais milhas são acumuladas e poderão ser usadas para comprar mais passagens. Durante promoções, pode haver oportunidades de trocar trechos por pontos e o passageiro poderá adquirir a passagem por um preço muito baixo.

Escolha companhias aéreas de baixo custo

Aquelas em que a tarifa cobre apenas o voo e o passageiro tem que pagar à parte por serviços como despacho de bagagem, comida e entretenimento a bordo.

Cuidados ao comprar passagens aéreas promocionais

Antes de aproveitar uma promoção de passagens, fique atento às condições informadas pelas companhias aéreas, como meses específicos para a viagem, política de alteração da passagem, não reembolso da tarifa, não acúmulo de milhas e tempo mínimo de estadia no destino. Quando o preço é muito barato, desconfie! Principalmente se a oferta for para destinos na América do Sul.

Há casos de promoções para destinos como Cusco, Cartagena e San Andrés na época da chuva ou para Bariloche, antes que a neve comece a cair. Em relação à alteração da passagem, há casos em que não é permitido alterar a data da viagem ou receber reembolso. De acordo com o Idec, o valor da multa de cancelamento de passagem não pode ser abusivo — nesse caso, o passageiro pode denunciar ao site Consumidor.

Por isso, não se deve comprar passagens por impulso. Antes de comprar passagens em promoção, verifique se você realmente quer viajar para o destino escolhido, pois a tarifa de cancelamento cobrada pode sair cara.

Quer receber mais dicas sobre passagens aéreas e voos? Curta nossa página no Facebook!