Santa Cruz de La Sierra: desvende a maior cidade da Bolívia e os encantos dos arredores!

Redação Nãovoei.com - Publicado em 19 de maio de 2021

A maior e mais populosa cidade da Bolívia, Santa Cruz de La Sierra, é um destino não tão conhecido e explorado pelos viajantes da América do Sul, mas que, com certeza, merece seu carinho e consideração quando estiver planejando uma expedição por nossos países vizinhos — especialmente se deseja conhecer um local bonito e barato.

Santa Cruz mescla um ar cosmopolita e o conforto de uma cidade bem estruturada, com a tranquilidade e a beleza de uma natureza impressionante, capaz de resistir aos avanços da malha urbana. Está planejando uma viagem para Santa Cruz de La Sierra e não sabe quais os principais encantos desse reduto boliviano? Embarque conosco!

Onde fica Santa Cruz de La Sierra e quando ir?

Santa Cruz de La Sierra é, geralmente, a porta de entrada dos turistas brasileiros que visitam a Bolívia, já que, a partir dela, e dos seus aeroportos e rodovias, é possível visitar outras cidades turísticas do país como Uyuni, Potosí, La Paz e Sucre.

Se você está viajando de avião, ter como destino Santa Cruz é uma ótima ideia, porque as passagens aéreas para a cidade costumam ser mais baratas do que para La Paz. Além disso, o município é um dos poucos em que você não sofrerá o chamado “soroche” (mal da altitude), porque Santa Cruz está a apenas 416 metros do nível do mar — e tem temperaturas mais amenas, variando de 12 a 33 graus.

Quando ir?

Santa Cruz de La Sierra pode ser visitada praticamente durante todo o ano, porque seu clima é bastante estável. Porém, dependendo dos ventos vindos dos pampas argentinos, a temperatura poderá cair bastante entre junho e julho. No início do ano, as temperaturas são bem altas e podem chegar a 40 graus.

Por isso, os melhores meses para sua viagem são entre maio e setembro, que não costuma registrar muitas chuvas, e a temperatura é mais agradável, sem tantos extremos.

imagem de festa na bolívia, representando santa cruz de la sierra

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra?

Uma curiosidade bacana é que Santa Cruz de La Sierra é conhecida como a “cidade dos anéis”, porque foi planejada e estruturada em anéis centrados na praça principal (Plaza 24 de Septiembre), tornando o espaço urbano fácil de ser localizado.

Apesar de muitos turistas não saberem, Santa Cruz guarda uma enorme variedade de atrativos — e vale a pena separar alguns dias da sua viagem à Bolívia para explorá-la.

Centro Histórico e igrejas

Santa Cruz de La Sierra foi fundada em 1561 e, por isso, o Centro Histórico abriga uma grande variedade de edifícios coloniais, museus e igrejas, que ajudam a rememorar todos esses anos. Uma dica importante é ficar atento às atrações que deseja visitar, pois muitas não funcionam no horário de almoço (em respeito à siesta).

Veja algumas opções que separamos:

  • Casas del Gobierno: estão na Plaza 24 de Septiembre e reúnem prédios governamentais em imponentes construções históricas;
  • Basílica Menor de San Lorenzo: também conhecida como “catedral”, ela é, certamente, a construção mais bonita da praça. No seu interior, é possível visitar o Museu de Artes Sacras e subir à torre principal, contemplando a vista da cidade e as engrenagens e os ponteiros do relógio antigo;
  • Museus e centros culturais: destaque para a Casa Municipal de La Cultura Raúl Otero Reiche (obras de vários artistas sul-americanos), Manzana Uno (espaço cultural interativo com exposições de fotografia e obras de arte) e Museu de Arte Contemporânea (mais de 250 obras fixas da arte moderna boliviana);
  • Outras igrejas: além da catedral, aproveite para visitar outras igrejas no Centro Histórico, como Iglesia San Andrés, Iglesia La Merced, Iglesia San Francisco e Iglesia Jesus Nazareno.

Shoppings e atrações noturnas

Para quem adora um turismo de compras, os shoppings de Santa Cruz de La Sierra são ótimas atrações. A maioria está no bairro Equipetrol, que é um dos mais modernos da cidade. É lá também que está o Shopping Ventura Mall, o maior da cidade.

A vida noturna também tem maior destaque no Equipetrol, com os bares e restaurantes mais badalados da cidade. Além dele, vale a pena conhecer as opções da Avenida Monsenhor Rivero. A balada mais famosa da cidade é a Pink e também vale a pena conhecer o Woods, que é bastante frequentado por brasileiros.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico Municipal surpreende pela variedade de espécies. É possível percorrer em torno de 6 km e desvendar mais da flora local. Uma das principais atrações é uma pequena trilha que leva os visitantes até o mirante.

Zoológico

O Zoo de Santa Cruz de La Sierra é, na verdade, um centro de educação ambiental e conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, o zoológico abriga e cuida de animais vítimas de maus-tratos, sendo que muitas das espécies ali correm risco de extinção.

Nos diversos corredores arborizados, você encontrará onças, lontras, antas, jacarés e uma grande variedade de aves como flamingos, gaviões e araras.

Parques Aquáticos

Santa Cruz de La Sierra conta com vários parques aquáticos, como Aqualand, Playland, La Rinconada e também o resort Mariposário Guembe, atrações ideais para passar o dia se refrescando e se divertindo, sem gastar muito.

O Mariposário Guembe conta com restaurantes, aviários, borboletários e chalés, além de uma infraestrutura belíssima. No resort, você terá contato com animais, plantas e flores e também poderá curtir as belíssimas piscinas naturais, além de poder navegar na lagoa com botes infláveis.

Cidades próximas

Além de visitar Santa Cruz de La Sierra, você pode programar diversos passeios bate e volta e curtir as belezas das cidades próximas.

Samaipata

Cidade pequena localizada nos pés dos Andes, a 120 km de Santa Cruz de La Sierra, com várias casinhas coloridas, restaurantes naturais e cafés charmosos. A cidade está cercada pelas montanhas do gigantesco Parque Nacional Amboró e apresenta várias cachoeiras e atrativos naturais.

Porém, o maior destaque do destino é o El Fuerte de Samaipata, um sítio arqueológico considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O sítio abriga uma antiga cidade Inca e é onde se encontra a maior pedra lascada do mundo.

Parque Nacional Amboró

Se a ideia é ter mais contato com a natureza, o Parque Nacional Amboró é uma excelente escolha. Nele, você encontrará mais de mil espécies de aves, centenas espécies de mamíferos e répteis e uma flora riquíssima.

Tudo isso porque o parque abriga 3 ecossistemas diferentes: o do Chaco (Pantanal), o da Floresta Amazônica e a vegetação da Cordilheira dos Andes. O parque está a apenas 40 km de Santa Cruz e fica no meio do caminho para Samaipata.

Parque Lomas de Arena

O Parque fica a apenas 25 km de Santa Cruz e apresenta belíssimas dunas de areia. Além de lindas fotografias, você poderá praticar sandboard, visitar algumas lagoas e curtir o visual incrível.

Monumento Natural Espejillos

Espejillos fica em meio à floresta tropical em Porongo, no meio de uma área de proteção ambiental, com acesso pelo vilarejo de San José. No local, você encontrará belíssimas piscinas naturais e várias cachoeiras, com quedas de até 20 metros de altura!

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra?

As duas principais regiões para se hospedar em Santa Cruz de La Sierra são o Centro Histórico e Equipetrol. No primeiro caso, você ficará muito bem localizado e poderá conhecer a pé a maior parte dos atrativos. No segundo, você estará em um bairro moderno, com várias opções de restaurantes e comércio, porém dependerá de transporte para ir ao centro.

Como ir para Santa Cruz de La Sierra?

Há várias formas de chegar à Santa Cruz de La Sierra, como:

  • Avião: o principal aeroporto da cidade é o Viru Viru, distante 7 km da cidade. Há opções de voos diretos do Brasil para Santa Cruz, porém muitos incluem escalas em Lima, Buenos Aires ou Assunção. As principais companhias são BOA, Gol, Aerolineas Argentinas e Latam;
  • Trem da Morte: é uma forma escolhida por muitos brasileiros. Para pegar o trem — que é chamado dessa forma, devido ao seu histórico de carregar doentes atingidos pela epidemia de febre amarela no século passado — é preciso cruzar Corumbá para Puerto Quijarro e de lá embarcar no trem, que é lento, mas custa pouco;
  • Carro: você também pode entrar na Bolívia de carro. Existem vários trajetos, sendo o mais conhecido da fronteira de Corumbá, com uma parada em San José de Chiquitos.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil planejar sua viagem a Santa Cruz de La Sierra? Aproveite e veja nosso post com orientações sobre o que levar na bagagem de mão de voos internacionais!