O que fazer em João Pessoa? 7 destinos incríveis para conhecer na capital!

Redação Nãovoei.com - Publicado em 7 de maio de 2021

João Pessoa, conhecida como Jampa, para os íntimos, é um dos redutos de beleza do nordeste. A capital paraibana combina paisagens com lindas praias e piscinas naturais, além de prédios modernos, parques e praças relaxantes.

Se você está a fim de conhecer lindos atrativos naturais e culturais, sem gastar muito, Jampa é o seu destino ideal. Mas, para aproveitar bem a viagem, é importante descobrir o que fazer em João Pessoa — e nós vamos te ajudar. Embarque com a gente nessa viagem rumo à Paraíba!

Veja o que fazer em João Pessoa com 7 ideias imperdíveis para seu roteiro

Para montar um bom roteiro em João Pessoa, claro, é preciso considerar de quanto tempo será a sua estadia, qual é o seu estilo de turismo e a época do ano em que vai viajar.

Em relação à quando viajar, como todo destino nordestino, o calor está presente mesmo no “inverno”, com temperaturas que dificilmente caem abaixo dos 24ºC. A época mais chuvosa tem início em meados de abril, porém fica mais forte em julho. Entre agosto e setembro há poucas chances de chuvas e mais ventos.

Os meses mais secos se estendem de outubro a fevereiro — e março fecha o verão com um pouco mais de probabilidade de chuva. Então, depois de programar os dias certos para sua viagem, que tal descobrir o que fazer em João Pessoa?

1. Praias e piscinas naturais

Ir à João Pessoa e não entrar no mar é como ir ao carnaval na Sapucaí e não sambar. A tarefa complicada é descobrir qual praia será a sua favorita, já que Jampa conta com várias opções especiais. Basicamente, existem 3 grandes grupos, as praias urbanas, as praias do sul e as praias do litoral norte.

Praias urbanas

As melhores praias urbanas de João Pessoa são Tambaú, Cabo Branco, Manaíra e Bessa e as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas.

As praias urbanas contam com uma infraestrutura completa e são bastante visitadas, tendo muitos hotéis na orla delas. Não será difícil de você encontrar uma boa oferta de quiosques, aluguéis de guarda-sóis, barracas e cadeiras.

Essas praias que citamos ficam uma na sequência da outra. Tambaú é a mais movimentada e com bastante comércio e Bessa é mais residencial e tranquila.

As Piscinas Naturais de Picãozinho são uma das principais atrações de João Pessoa, com águas cristalinas e cardumes de peixes — por isso, precisa estar no seu roteiro. Para chegar até o local, você terá de pegar um barco com saída de Bessa ou Tambaú ou fechar um tour guiado com translado do hotel até as piscinas.

Mas é preciso ficar esperto, porque esse passeio só é realizado em época de maré baixa. Na alta temporada, a dica é fechar o passeio com antecedência, pois o número de visitantes nas piscinas é limitado.

Outra boa ideia é visitar as Piscinas Naturais do Seixas, que não são tão conhecidas como as citadas anteriormente, porém guardam uma vista magnífica, da mesma forma. Para visitar, é preciso pegar um barco que parte da Ponta do Seixas — sempre na maré baixa também.

Litoral Norte

As melhores praias do litoral norte são Intermares, Camboinha e Areia Vermelha. Elas ficam, na verdade, em Cabedelo, uma pequena cidade à 28 km de João Pessoa. A Intermares é a praia dos surfistas e dos praticantes de kitesurf, a Camboinha é famosa por ser o ponto de partida do passeio para Areia Vermelha, um dos mais conhecidos de João Pessoa.

A Areia Vermelha é o grande destaque do litoral norte e fica a 1,5km de Camboinha. Ela é uma ilha com areia avermelhada e rodeada por corais formados apenas na maré baixa. Para chegar lá, você terá que pegar uma lancha ou um catamarã.

Litoral Sul

praia representando o que fazer em João Pessoa

As melhores praias do litoral sul são: Barra do Graname, Praia do Amor, Praia de Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho, Tambaba e Praia Bela. O litoral sul também é conhecido como Costa do Conde e dispõe de uma excelente infraestrutura.

A Tambaba é a primeira praia naturista do Brasil por lei — e sempre está listada entre as praias mais bonitas do nosso país. Se você se sentir acanhado em curtir o mar como veio ao mundo, não precisa se preocupar, porque há uma área separada para os banhistas com roupa.

Outro destaque da região é Coqueirinho, com águas cristalinas, falésias, areia branca, um lindo mirante e muitos coqueiros emoldurando a paisagem. As praias Bela e Barra do Graname têm o encontro do rio com o mar, formando piscinas naturais.

2. Centro Histórico

teatro Santa Rosa, mostrando o que fazer em João Pessoa

Nem só de praias vivem nossas dicas do que fazer em João Pessoa. A capital paraibana também é uma delícia para quem adora história. Afinal, João Pessoa é uma das cidades mais antigas do país, fundada em 1585. Não à toa, seu centro histórico é considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Aprecie as belas casinhas coloridas e visite alguns pontos de destaque, como a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja da Misericórdia, o Teatro Santa Roza, o Hotel Globo e o Parque Solon de Lucena, com uma bela lagoa.

Outra sugestão é visitar o Centro Cultural São Francisco, formado pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, um verdadeiro complexo da arte barroca.

3. Jurandy do Sax

Uma das grandes atrações de João Pessoa é curtir o pôr-do-sol na praia do Jacaré, em Cabedelo. Não apenas pela vista magnífica, mas, principalmente, pela apresentação do músico Jurandy do Sax, que percorre as águas do Rio Paraíba tocando seu instrumento e encantando os turistas.

A apresentação tem início por volta das 17h, quando o sol começa a baixar e você poderá acompanhar o espetáculo da mureta da praia ou em passeios em barcos-bares que partem da orla. Nesse caso, a dica é comprar a passagem com antecedência, porque o passeio é bem disputado.

4. Mercado de artesanato paraibano

Se você ama artesanatos e comidas típicas, precisa incluir essa sugestão na sua lista do que fazer em João Pessoa. Aos finais de semana, o mercado ainda conta com apresentações de maracutu. A atração fica na região de Tambaú — e é o local ideal para você comprar pequenos souvenirs e lembranças da viagem.

5. Estação Cabo Branco e Farol do Cabo Branco

A Estação do Cabo Branco impressiona os turistas muito antes de chegar, graças ao seu imponente prédio, criado por Oscar Niemeyer, com um formato octogonal intrigante. Gratuitamente, você poderá viajar pela cultura e história da Paraíba e ainda conhecer algumas obras modernas.

Cerca de 200 metros da estação está o Farol do Cabo Branco, uma estrutura que demarca a posição mais oriental do Brasil, característica que faz João Pessoa ser conhecida como o local onde o sol nasce primeiro.

6. Espaço Cultural José Lins do Rego

O Espaço Cultural José Lins do Rego abriga dois teatros, um cinema, uma sala de concertos, um planetário, um espaço ciência e um pequeno museu em homenagem à José Lins do Rego. Esses são ambientes dinâmicos e bem bacanas para aproveitar, por exemplo, durante um dia chuvoso ou uma tarde com as crianças.

7. Jardim Botânico Benjamin Maranhão

O Jardim Botânico conta com 515 hectares e é cortado pelo Rio Jaguaribe. O local, na verdade, é considerado uma floresta equatorial cercada por uma área urbana, então, a paisagem é exuberante, bem como a diversidade de flora e fauna. Por lá, você poderá fazer algumas trilhas guiadas entre 09h e 14h, tendo duração média de 1h30.

Saiba quantos dias ficar em João Pessoa

Já deu para notar que o que não faltam são opções de o que fazer em João Pessoa, não é? Por isso, o tempo mínimo, para conseguir visitar algumas das principais atrações, é de 3 dias inteiros. Assim, você poderá, pelo menos, fazer os passeios mais clássicos nas praias da Paraíba.

Porém, se você deseja conhecer todas as sugestões que demos, o ideal é ficar entre 5 a 7 dias na cidade, garantindo, assim, um roteiro bem completo.

Depois de todas essas dicas do que fazer em João Pessoa, já está sonhando com a sua próxima viagem? Então, aproveite e leia as dicas que demos sobre como comprar passagem pela internet e não ser enganado!