Como comprar passagem pela internet e não ser enganado?

Redação Nãovoei.com - Publicado em 27 de outubro de 2020

A maioria das pessoas que viaja de avião já passou horas pesquisando passagens em diferentes sites ou em agências. O número de sites que vendem passagens aéreas é grande e se por um lado o consumidor sai ganhando por ter várias opções à escolha, por outro lado aumenta o risco de cair em golpes e perder dinheiro. Então, como comprar passagem pela internet de forma segura?

A seguir, vamos tirar suas dúvidas sobre como comprar passagem pela internet para você poder viajar sem dores de cabeça. Confira nossas dicas para fazer compras em sites confiáveis, economizando tempo e dinheiro.

Como comprar passagem pela internet sem ser enganado

Você está navegando pela internet e acha que a sorte está ao seu lado ao encontrar uma passagem aérea de última hora, disponível por um valor bem abaixo do normal. Fique atento, pois preços fora da realidade são um dos sinais de que você está sendo enganado!

Sinais de atividade fraudulenta

Vários detalhes podem indicar sinais de alerta. Alguns deles são:

O preço da passagem é duvidoso

Os criminosos compram passagens aéreas utilizando cartões de crédito roubados ou clonados, por isso eles oferecem passagens por um preço bem baixo para deixar o consumidor tentado a fazer a compra. Como eles têm 100% de lucro, eles nunca vão sair perdendo.

O pagamento deve ser feito por transferência bancária ou em dinheiro.

Alguns sites fraudulentos apresentam somente essas opções de pagamento. Em caso de fraude, é pouco provável que você consiga ter seu dinheiro de volta. Prefira sempre os sites que aceitam cartão de crédito como forma de pagamento.

A data do voo é nos próximos dias.

As passagens oferecidas são compradas pelos criminosos um ou dois dias antes do voo (ou até mesmo no mesmo dia), antes que o real proprietário do cartão de crédito perceba a fraude e cancele a passagem.

O site não fornece informações de contato

Pesquise sobre a agência e se certifique que ela seja certificada e legítima. Informações como endereço físico e telefone fixo devem estar presentes nesses sites.

Golpes de passagens aéreas em promoção

Outro tipo de golpe bem comum que as pessoas que não sabem como comprar passagem pela internet acabam caindo são os sites falsos com promoções que chegam a dar até 70% de desconto em passagens. Exemplo: a passagem custa R$ 1.000 em um site conhecido e está sendo vendida por R$ 300 em um site falso.

Quando uma pessoa compra a passagem e insere os dados do cartão crédito, compartilha essas informações com os criminosos que criaram o site falso. Com as informações em mãos, eles podem usá-lo para fazer compras online.

Como comprar passagem pela internet: dicas para fazer compras seguras

Quando você estiver fazendo uma transação online, como comprar passagem pela internet, somente a faça por meio de fontes confiáveis. Não confie em comandos de estranhos só porque eles afirmam que você fará um bom negócio.

Além disso, certifique-se de:

  • Reservar passagens aéreas diretamente da companhia aérea ou de uma agência de viagens certificada;
  • Comprar passagens online somente em sites com sistemas de pagamento seguros (com símbolo de cadeado na barra de endereço e https no início do endereço da web. Exemplo: https://www.voegol.com.br/pt);
  • Pesquisar a agência de viagens da qual pretende comprar a passagem. Analise se eles têm um site real, disponibilizam formas de entrar em contato e possuem avaliações online positivas ou negativas;
  • Verificar os Termos e Condições antes de fazer uma compra, em particular a política de cancelamento e como funciona o reembolso.

Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), de todas as fraudes que envolvem cartão de crédito, 46% dos fraudadores o utilizaram para comprar passagens aéreas. Entre todos os países das Américas, o Brasil é o país onde metade dessas fraudes com passagens acontece.

Como comprar passagem pela internet nos sites das companhias aéreas

como comparar passagem pela internet

Como comprar passagem pela internet e não ser enganado?

A compra de passagem aérea online funciona quase que da mesma forma na maioria dos sites das companhias aéreas. Vamos usar aqui o site da Azul como exemplo de como comprar passagem pela internet:

  • Acesse o site da Azul;
  • Clique na aba Comprar passagem aérea;
  • Em seguida, preencha as informações solicitadas, como: local de saída, data de partida, local de destino, data de retorno, número de adultos etc;
  • Escolha entre os voos disponíveis;
  • Informe seus dados pessoais e clique em prosseguir;
  • Confirme a forma de pagamento: cartão de crédito ou débito, boleto ou paypal;
  • Após seguir todos os passos, é só verificar se a confirmação da compra chegou em seu e-mail. Quando o pagamento for confirmado, você receberá outro e-mail.

Como comprar passagem pela internet usando milhas?

A compra de passagens utilizando milhas pode ser feita diretamente no site das companhias aéreas. Dependendo da quantidade de milhas acumuladas, você pode obter uma passagem praticamente de graça.

Além disso, se você viaja com frequência, pode mudar de categorias e ter acesso a benefícios, como acesso às salas VIP do aeroporto, prioridade no check-in e embarque, despacho gratuito de bagagem, antecipação ou postergação de voo.

Como comprar passagem pela internet em sites buscadores de passagens

O melhor é começar a buscar e planejar a viagem meses antes da data em que se planeja viajar. Se não for possível, como acontece com as viagens de última hora, há buscadores de passagens que ajudam a facilitar a procura. Nesses sites é possível localizar as melhores ofertas, pacotes (com hospedagem inclusa) e passagens com milhas em várias companhias aéreas.

Confira algumas opções:

Skyscanner 

É um dos principais sites para quem está pesquisando como comprar passagem pela internet. Possui aplicativo para Android e iOS. Algumas de suas funcionalidades são: pacotes promocionais, opção multidestino, envio de alertas de alteração de preços de passagens e trechos por e-mail.

O site redireciona os consumidores para os parceiros, que é onde será feito o pagamento da passagem.

Google Flights

É o buscador de passagens aéreas do Google. Além de possuir as mesmas funcionalidades oferecidas por outros buscadores, busca passagens com base em seus interesses.

O site também redireciona os consumidores para os parceiros.

Submarino Viagens

O buscador oferece as principais funções dos demais, como comparativo de preços, pacotes e filtros. A compra das passagens é feita no próprio site da empresa.

Alguns outros são:

  • MaxMilhas;
  • 123 Milhas;
  • KAYAK;
  • eDreams.

Imprevistos que podem acontecer ao comprar passagem online

Quando vamos comprar uma passagem online, normalmente ficamos em estado de alerta para evitar surpresas indesejadas. Por isso, separamos alguns imprevistos comuns para você se antecipar e garantir uma compra tranquila, sem maiores problemas.

Inclusão de taxas e serviços adicionais

Como comprar passagem pela internet é algo que exige atenção, é recomendado que você fique atento ao valor final da compra, pois podem ser cobradas taxas e serviços extras que não foram anunciados no momento que você selecionou o voo.

Por isso, compare o preço mostrado no momento da compra com o que aparece na hora de confirmá-la. Se o valor sofreu alterações, isso pode significar que taxas extras foram aplicadas, que há juros no parcelamento ou que um serviço com custo à parte foi incluído. Quando isso acontecer, leia atentamente tudo que foi incluído para compor o preço final.

Nome errado na passagem

Uma dica importante de como comprar passagem pela internet é preencher os nomes dos passageiros com muita atenção. Copie os nomes e sobrenomes exatamente como aparecem no passaporte para evitar erros.

Exemplo: se em seu passaporte consta como nome ‘Maria’ e sobrenome ‘Silva Nascimento’, é dessa forma que você deve preencher os campos para comprar a passagem. Em caso de nome composto, exemplo, Maria Luiza Silva Nascimento, algumas companhias autorizam que sejam informados apenas o nome e último sobrenome. Exemplo: nome Maria Luiza, sobrenome Nascimento.

Erros de grafia, alterações de nome e sobrenome ou inclusão ou exclusão de nomes devido a casamento ou separação, ou seja, nome errado na passagem, pode causar problemas no embarque. Por isso, faça as correções necessárias antes da data de partida.

Compra de passagem para a data errada

É fácil se confundir com os calendários exibidos nos sites de compra ao selecionar data de ida e volta da viagem.

Ao constatar que comprou passagens para dia ou mês diferente do desejado, você pode cancelar a passagem e pedir reembolso, sem custos, desde que peça o cancelamento em até 24 horas após o recebimento do comprovante de pagamento. Isso só será possível se a compra da passagem tiver sido realizada com antecedência de, no mínimo, sete dias da data do voo.

E-mail fraudulento de confirmação de passagem

Desconfie de e-mails que parecem ter sido enviados por companhias aéreas comunicando que a passagem ainda não foi confirmada e pedindo que você clique em um link para confirmá-la.

Quando você clica no link, é direcionado a um site que parece ser oficial mas que, na verdade, vai roubar todos os dados que você informar. Com isso, criminosos podem roubar suas milhas aéreas ou ‘sequestrar’ sua passagem.

Tirou suas dúvidas de como comprar passagem pela internet sem ter imprevistos? Compartilhe nosso conteúdo!