Tour pela Europa: 10 lugares que você TEM que visitar

Redação Nãovoei.com - Publicado em 18 de novembro de 2019

A Europa é um dos destinos de viagem mais procurados pelos brasileiros. Devido à proximidade de seus países, a facilidade de viajar e conhecer várias cidades fazendo um tour pela Europa torna o continente ainda mais atrativo para turistas de todas as partes do mundo.

A seguir, apresentamos algumas das principais atrações que você deve incluir em seu tour pela Europa. Desde a famosa Torre Eiffel à galeria de arte de rua em Berlim. Acompanhe!

Tour pela Europa: o que visitar

1. Paris – França

A capital francesa é destino ideal para quem procura história, arte e cultura em um tour pela Europa. Lá está um dos monumentos mais famosos do mundo: a Torre Eiffel.

Algumas das principais atrações da cidade para visitar em um tour pela Europa:

Louvre – O maior museu de arte do mundo abriga obras como a Mona Lisa, Vênus de Milo e a Vitória Alada.

Champs-Elysees – Você não pode deixar de fazer uma caminhada por uma das ruas mais conhecidas do mundo, indo da Praça da Concórdia ao Arco do Triunfo.

Arco do Triunfo – Do alto do arco, você pode ter uma das melhores vistas de Paris. Dá para ver os Champs-Elysees, o Louvre e a Torre Eiffel.

Ile de la Cite – Na pequena ilha no centro de Paris estão a Sainte-Chapelle e a Catedral de Notre Dame. Em frente à Notre Dame fica uma placa marcando o Ponto Zero (Ponto Zero das Rotas da França), centro histórico de Paris.

Além da Ponte Nova, Praça de la Concórdia, Palácio de Versalhes,

Melhor época para visitar: de abril a junho, outubro e início de novembro. Nesses meses, o clima é agradável e ameno, e recebe menos turistas que no verão. A época mais barata para visitar a cidade é no início de dezembro, janeiro e fevereiro.

2. Florença – Itália

Florença é conhecida como uma das cidades mais históricas e culturais do mundo e tem uma rica arquitetura. Capital da região da Toscana na Itália, a cidade tem como suas principais atrações:

Catedral de Florença – Conhecida pelos locais como Duomo, a catedral fica localizada no centro da cidade velha, e fica entre outras construções medievais. Seu exterior e fachada frontal são cobertos de mármore branco e desenhos policromados em rosa, vermelho e verde que atraem os olhares de todos os visitantes.

Campanário de Giotto – A construção dá a impressão de ser conectada com a Catedral de Florença, mas é um prédio à parte. Com sua arquitetura gótica, a atração possui exterior semelhante à catedral. Dividido em cinco andares, o local tem várias esculturas, painéis decorados e obras de arte.

Além de conhecer a decoração, os visitantes podem subir os 414 degraus da torre para ter uma vista espetacular de Florença e da catedral.

Melhor época para visitar: entre maio e setembro, em um tour pela Europa, quando os dias quentes propiciam frequentar festivais de arte e restaurantes ao ar livre. No entanto, a cidade fica bastante cheia e o calor pode incomodar.

Tarifas mais baixas são encontradas no final do outono ou inverno, quando as temperaturas podem chegar a -1ºC.

3. Santorini – Grécia

Praia de Kamari –  Localizada na vila costeira de Kamari, a cerca de 6 km a sudeste de Fira, na costa leste da ilha, este trecho de areia vulcânica preta é um dos maiores de Santorini.

Caminhada de Fira a Oia – O caminho tem sentido único e passa por quatro cidades, incluindo Fira, Firostefani, Imerovigli e Oia. Ao longo do caminho, os viajantes encontrarão vários locais para visitar, lindas vistas do oceano e cidades pitorescas, como Skaros Rock.

Fira Antiga – Separando Kamari de Perissa, o sítio arqueológico contém ruínas das eras helenística, romana e bizantina. Ao passear pela Fira Antiga, você encontrará ruínas de locais religiosos antigos, um teatro, prédios administrativos da cidade velha e até uma academia para estagiários militares.

Melhor época para visitar: entre o fim de abril e o início de novembro, quando chove pouco e o tempo está quente. Para aproveitar a vida noturna em um tour pela Europa, dias quentes e curtir banhos de sol a melhor época é de junho a setembro. Nos meses de março a maio ou outubro a dezembro as temperaturas são mais moderadas.

4. Amsterdã – Holanda

Para quem gostar de caminhar ou andar de bicicleta, vai se sentir em casa no centro da cidade, onde se encontram muitos restaurantes, cafés, parques e museus. O que visitar em Amsterdã em um tour pela Europa:

Oude Kerk – Chamado de igreja antiga, o prédio mais antigo da cidade fica localizado no Distrito da Luz Vermelha. Por anos funcionou como uma igreja e ainda mantém em seu interior um órgão, vitrais e várias lápides cobrindo o chão.

Vondelpark – É a maior área verde da cidade, para onde os moradores vão para fazer piquenique e passear. Tem sempre algum evento acontecendo por lá.

Passear nos canais – Amsterdã tem 165 canais circundando a cidade. Ao passear pelos canais, é possível ver lojas, galerias, museus, cafés e casas flutuantes estacionadas em suas margens.

Casa de Anne Frank – Um tour pela Europa não fica completo se faltar a visita à casa de Anne Frank. Você pode visitar o local onde Anne, sua família e outras pessoas moravam, escondidos atrás de uma estante com dobradiças. Na casa as páginas de revistas coladas por Anne permanecem nas paredes. Os edifícios vizinhos abrigam um museu dedicado à história da jovem.

Outras atrações da cidade são o Museu de Van Gogh e o Artis Zoo.

Melhor época para visitar: a capital holandesa pode ser visitada o ano todo. Em abril, maio e de setembro a novembro é o melhor período para visitar Amsterdã. De junho a agosto a cidade fica cheia de turistas. De setembro a novembro, no outono, o clima é imprevisível. Já no inverno, época mais barata para viajar para a cidade, o frio é rigoroso.

5. Londres – Inglaterra

Além de ser uma das maiores cidades da Europa, Londres é um dos destinos mais populares do mundo, onde você encontrará muitos turistas durante o ano todo fazendo um tour pela Europa.

Borough Market – Ao fazer um tour pela Europa, inclua em seu roteiro um dos maiores e mais antigos mercados de alimentos da cidade. O local é muito frequentado por turistas e moradores que podem encontrar delícias da gastronomia local.

Southbank Centre – Para quem vai fazer um tour pela Europa e gosta de programas culturais, o local é composto pelo Royal Festival Hall, galeria de arte contemporânea, Hayward e espaço para eventos Queen Elizabeth Hall.

Museu de História Natural –  O museu conta com cerca de 80 milhões de espécimes de animais, plantas, fósseis, rochas e minerais. Além disso, é uma instituição de pesquisa de alto nível.

Outras atrações são: Sky Garden, Torre de Londres, Hampstead Heath Ponds, The Shard e Museu Britânico.

Melhor época para visitar: de março a maio, quando as temperaturas são amenas e os parques da cidade estão floridos. O fim da primavera e o verão são alta temporada, ou seja, um período mais caro para viajar.

O mês de dezembro também é muito procurado para passar as férias de fim de ano. É importante lembrar que Londres tem chuva e muitos turistas quase o ano todo.

6. Barcelona – Espanha

Sagrada Família – Construída por Antoni Gaudí, a igreja é a atração mais visitada da cidade e o símbolo de Barcelona. A Sagrada Família foi consagrada em 2010 e com previsão de conclusão para 2026, no 100º aniversário da morte de Gaudí.

Ao entrar na igreja os visitantes têm a sensação de estar em uma floresta, cercados por colunas altas com vitrais que filtram a luz em vários tons diferentes. Os visitantes podem optar por pegar o elevador pelas torres Paixão ou Natividade.

La Pedrera – O prédio de apartamentos foi projetado por Gaudí e é Patrimônio Mundial da UNESCO. Tudo foi criado pelo artista, desde a  fachada ondulante inspirada nas montanhas de Montserrat, até o metal emaranhado das varandas dos apartamentos.

Os visitantes podem subir de elevador para conhecer o telhado de onde se tem uma bela vista da cidade; visitar o sótão abobadado, onde há uma exposição multimídia sobre a carreira do arquiteto e exibição de vários de seus objetos.

La Boquería – Inclua o mercado de produtos mais famoso de Barcelona em seu tour pela Europa. O St. Josep La Boquería tem várias barracas de frutas, legumes locais, barracas de carne, frutos do mar, azeitonas e sucos.

O lugar turístico fica ainda mais animado aos sábados, ficando fechado aos domingos.

Durante um tour pela Europa, não deixe de visitar Las Ramblas, MUHBA, Museu Picasso, Casa de les Punxes e o Park Guell.

Melhor época para visitar: entre maio e junho, na primavera, quando as temperaturas estão amenas, a cidade recebe vários festivais e não há grandes multidões de turistas.

7. Roma – Itália

Coliseu – Construído entre 70 e 80 d.C., o Coliseu é o maior anfiteatro já construído, com capacidade para até 80.000 pessoas. Recebia performances de batalhas de gladiadores, caça de animais, execuções e até batalhas marítimas. Hoje, os turistas podem andar pela arena, pelos túneis subterrâneos e pelas arquibancadas.

Museus do Vaticano e Capela Sistina – Fundados pelo Papa Júlio II no século XVI, nos museus encontram-se coleções de arte do mundo divididas por 54 galerias, pátios e corredores.

Além de milhares de esculturas antigas, lá estão em exibição os afrescos de Michelangelo na Capela Sistina.

Panteão – Antigo templo romano dedicado a “Todos os Deuses”. Possui a maior cúpula do mundo, medindo cerca de 43 metros de diâmetro. No fim de semana de Pentecostes acontece a missa de domingo, quando as pétalas de rosas caem do óculo durante a celebração.

Melhor época para visitar durante um tour pela Europa: de outubro a abril. Nesse período, não há muitos turistas pela cidade e os valores das acomodações são mais baixos. Nos meses de maio e setembro o clima fica um pouco mais quente.

8. Reykjavik, Islândia

Igreja de Hallgrímskirkja – Principal marco da cidade. É cobrada taxa de entrada antes de seguir para o elevador que leva até o topo.

Caminhada da Comida Reykjavik – Passeio com duração de três horas no qual os visitantes conhecem a culinária e a história local.

Aurora Polar – Passeio para quem faz tour pela Europa no inverno. Para ver a Aurora Polar, os visitantes podem alugar um carro ou contratar um tour.

Melhor época para visitar em um tour pela Europa: na alta temporada, de maio a agosto, quando os dias são longos e as temperaturas são agradáveis. Em abril e em setembro April , os dias estão mais curtos, há menos turistas e os preços são mais baixos.

9. Edimburgo – Escócia

Ponte do Forth – É um dos principais marcos da Escócia e é Patrimônio Mundial da UNESCO. Essa ponte ferroviária foi construída entre 1883 e 1890 por Sir John Fowler, Benjamin Baker e mais de 4.500 homens.

Real Jardim Botânico de Edimburgo – Programa para a família inteira, o jardim fica próximo ao centro da cidade. Lá os visitantes podem conhecer sua história, caminhar pelos jardins e aprender sobre suas plantações.

Ross Fountain – Uma imponente fonte feita em ferro fundido, no século XIX. Em seu topo estão quatro figuras femininas que representam a ciência, artes, poesia e indústria. Próximo à base da fonte se encontram morsas, sereias, querubins e cabeças de leão.

Melhor época para visitar: maio, quando os dias são longos, sem possibilidade de chuva e quentes, mas com temperaturas confortáveis. Setembro é o segundo melhor mês para visitar Edimburgo, quando o clima é agradável e não há muitos turistas pela cidade.

10. Berlim – Alemanha

Memorial do Holocausto – O Memorial aos Judeus Mortos da Europa é parada obrigatória em um tour pela Europa. É um espaço composto por 2.711 blocos de concreto de alturas variadas. Em seu subterrâneo funciona um centro de informação onde há exposição de depoimentos e paredes com os nomes, anos de nascimento e morte das vítimas do holocausto.

East Side Gallery – É uma galeria de arte ao ar livre de murais pintados na parte restante do Muro de Berlim, que dividia a Alemanha. As obras foram pintadas em 1990 e podem ser exploradas gratuitamente.

Museu Judeu de Berlim –  Aberto em 2001 é o maior museu judaico da Europa.

Reichstag – A sede do parlamento alemão tem um impressionante design neobarroco, com uma cúpula construída no topo. O prédio possui um restaurante aberto ao público.

Melhor época para visitar: de maio a setembro, quando os dias são perfeitos para uma caminhada na cidade e um descanso no parque. Para quem quer viajar para Berlim e gastar menos, visitar a cidade no inverno é uma boa opção.

Documentos necessários para fazer uma tour pela Europa

Brasileiros não precisam de visto para viajar em um tour pela Europa e podem circular por até 90 dias pelos países que pertecem ao Tratado de Schengen. Os documentos obrigatórios são passaporte e seguro viagem. No entanto, alguns destinos têm outras exigências, como o Reino Unido. Por isso, o ideal é verificar no site da embaixada a documentação necessária para viajar para cada país que você pretende visitar em um tour pela Europa.

Agora que você conhece nossas dicas de quais países visitar em um tour pela Europa, conheça os países que os brasileiros podem viajar sem passaporte.