Viagem para Cancún: as 15 melhores praias e dicas importantes para sua viagem

Redação Nãovoei.com - Publicado em 11 de novembro de 2019

Todo ano milhares de pessoas planejam conhecer o México e têm como principal destino: Cancún, a maior cidade de Quintana Roo, com pouco mais de 542.000 habitantes. Praias deslumbrantes com águas azul-turquesa, areias brancas e clima agradável são apenas alguns dos atrativos em uma viagem para Cancún, a Joia de Iucatã.

Saiba o que a cidade tem a oferecer para tornar suas férias agradáveis e inesquecíveis.

Melhor época para fazer uma viagem para Cancún

A melhor época para fazer uma viagem para Cancún é entre dezembro e junho, período em que o clima fica mais agradável.

Durante o inverno, de dezembro a fevereiro, é comum ver muitos turistas viajando para a cidade, pois é uma época em que as passagens aéreas e hospedagens ficam mais baratas.

Principais atrações de Cancún

Cancún tem atrações legais que vão além de suas praias paradisíacas. Em uma viagem para Cancún, veja alguns dos lugares que você vai gostar de visitar.

Downtown Cancún

Conheça um pouco da cultura local, culinárias, pequenas lojas e parques, como o Parque Las Palapas.

É a principal área residencial para os habitantes locais. É onde vivem todas as pessoas que trabalham na indústria turística da Península de Iucatã, no México.

Cerimônia Temazcal

Um ritual Tezmacal é uma cerimônia maia tradicional de purificação que ocorre em uma pequena cabana. Você veste sua roupa de baixo (ou traje de banho) e entra no alojamento que é aquecido com pedras e água quentes, transformando-o em uma sauna a vapor.

A cerimônia é liderada por um xamã local, que realiza o ritual e cuida dos participantes. Ele derrama água sobre as pedras quentes, cantando e usando ervas diferentes para convocar espíritos.

Um bom programa para imergir na cultura local em uma viagem para Cancún, a cerimônia é vista como um ritual de purificação que limpa o corpo, a mente e a alma.

Chichen Itza Maya Ruins

Não deixe de incluir a cidade maia de Chichen Itza em sua viagem para Cancún. Patrimônio mundial da UNESCO, a cidade abriga pirâmides antigas, a cerca de 2,5 horas de carro de Cancún ou 3 horas de ônibus. É a ruína maia mais popular de Iucatã.

A estrutura mais impressionante da cidade é o Templo de Kukulcán, com nove terraços ao redor que simbolizam a crença no céu com nove níveis.

Cancun Scenic Tower

Da Torre Cênica de Cancún os visitantes podem apreciar vistas incríveis de Cancún e da costa do Caribe. A atração está aberta todos os dias das 9h às 21h.

A subida na torre leva cerca de cinco minutos. Depois, a torre gira 360º e os visitantes ouvem a história de Cancún enquanto admiram as vistas panorâmicas de todas as direções.

15 melhores praias para conhecer em uma viagem para Cancún

1. Playa Delfines

Também conhecida como El Mirador (Mirante), a praia fica a 20 km da região hoteleira. A praia se destaca por ser isolada, sem restaurantes, hotéis e outras construções. É facilmente acessível de ônibus e possui estacionamento gratuito para quem estiver de carro em uma viagem para Cancún.

Além disso, tem banheiros bem conservados e limpos, guarda-sóis e cadeiras para alugar, quiosques e playground para a diversão das crianças.

2. Tulum Beach

tolum beach - Viagem para Cancún

Tulum é uma cidade litorânea bem tranquila, a 130 km da zona hoteleira de Cancún.

A praia de areia branca é larga, com palmeiras e possui alguns trechos desertos onde é possível curtir a praia tranquilamente em uma viagem para Cancún.

3. Playa Norte

Fica localizada na Ilha das Mulheres, uma pequena ilha paradisíaca tropical na costa de Cancún. A praia tem areia branca e águas calmas de cor azul semelhantes às do Caribe.

Ao longo da praia há muitos clubes onde os visitantes podem alugar cadeiras e guarda-sóis e comprar bebidas como cervejas, margaritas, além do prato ceviche.

4. Playacar Beach

Playacar é um condomínio fechado no sul de Playa del Carmen onde há praias praticamente vazias e abriga dois pequenos locais de ruínas maias. É uma área de resort residencial com tudo incluído. Tem um trecho de praia para convidados e visitantes do resort de férias nas casas de férias e condomínios.

Os visitantes podem trazer seus próprios guarda-sóis, toalhas, bebidas e lanches, ou adquirir um passe diário em um dos resorts localizados na praia de Playacar. É um destino muito popular entre os praticantes de kitesurf durante viagem para Cancún.

5. Reserva Sian Kaan Biosphere

Destino ideal para quem está procurando praias praticamente intocadas. Patrimônio Mundial da UNESCO, a reserva localizada ao sul de Tulum possui 23 sítios arqueológicos e vários habitats.

O acesso às praias é através de uma abertura na selva e a maioria delas não tem estacionamento e nem lojas de conveniência, restaurantes e quiosques. Por isso, os visitantes têm que levar tudo, como guarda-sóis e lanches.

6. Playa Maroma

Localizada a cerca de 55 km da rodovia Cancún-Chetumal, na Riviera Maya, é considerada por muitos como uma das melhores praias do mundo devido ao seu tamanho, à incrível cor azul da água e por ser um lugar excelente para praticar snorkel.

O acesso à Praia de Maroma é através dos resorts Catalonia Playa Maroma, Maroma Resort and Spa, Secrets Maroma Beach Rivera Cancun ou Riviera Maya Beach Club (Maroma Adventures).

7. Akumal Beach

A praia é protegida por uma enseada e fica entre a Playa del Carmen e Tulum. Lá os visitantes podem fazer snorkel e nadar com tartarugas marinhas (é proibido tocá-las ou perturbá-las).

Cada praia de Akumal pode ser acessada por diferentes entradas da rodovia. Por exemplo, para chegar à praia Central Akumal, pegue a placa de saída Akumal na estrada, atravesse o arco e siga as indicações para o restaurante Lol Ha.

8. Praia Xpu-Ha

Uma das praias favoritas dos turistas em viagem para Cancún e moradores, Xpu-Ha fica ao sul de Puerto Aventuras. Com suas areias brancas e águas calmas, é o local ideal para uma viagem para Cancún em família. Há guarda-sóis e espreguiçadeiras disponíveis para aluguel e música ao vivo nas tardes de domingo.

É necessário pagar uma taxa de entrada para curtir a praia, mas o valor é devolvido no fim do dia – para quem gastar alguns pesos no La Playa Restaurante Xpu-Ha.

9. Praia X’Cacel

Em sua viagem para Cancún, não deixe de visitar a praia X’Cacel. Pouco frequentada, o local é um paraíso onde você vai encontrar poucos moradores e turistas por lá.

É cobrada uma taxa simbólica na entrada para ajudar o programa de conservação das baleias. Inclusive é preciso tomar cuidado ao andar na praia entre abril e outubro, pois os montinhos de areia podem ser ninhos de tartaruga. Além de receber acesso à praia, os visitantes podem praticar snorkel e nadar em uma piscina natural.

Ao preparar sua bolsa, leve tudo que você precisa, pois não há lojas e restaurantes nas proximidades.

10. Puerto Morelos Beach

A praia fica na pequena vila turística de Porto Morelos, a 20 minutos ao sul de Cancún, e possui uma faixa de areia branca bem larga no mar do Caribe.

É um bom lugar para praticar snorkel, mas nunca por conta própria, já que o recife é protegido. A praia não fica muito cheia de turistas e moradores, por isso é um bom destino para quem está curtindo uma viagem para Cancún com a família.

11. Playa Chac Mool

Destino perfeito para quem gosta de mergulhar nas águas azul-turquesa do mar do Caribe e gosta de praias mais vazias e com águas calmas. A praia oferece aluguel de equipamentos para atividades de esportes aquáticos.

12. Playa Tortugas

A praia pode ficar bem cheia porque tem uma balsa que a liga à Ilha das Mulheres. No entanto, vale a pena conhecê-la, pois tem correntes mais suaves do que alguns dos outros pontos próximos.

Tem comércio de bebidas, comida e lojas para compras.

13. Playa Forum

A praia fica atrás de um dos pontos mais agitados da vida noturna da região, bem no centro da zona hoteleira de Cancún.

Com areia e águas características de Cancún, possui restaurantes, bares e muito entretenimento nas proximidades.

14. Chac Mool Beach

Localizada a 10 km da zona hoteleira, a praia fica na parte caribenha e não fica muito lotada. A praia tem várias conchas e corais, areia limpinha e tem grandes ondas para os visitantes se divertirem.

Espreguiçadeiras, guarda-sóis e chuveiros estão disponíveis gratuitamente.

15. Playa Langosta

Acessível de carro e ônibus, a praia tem um playground para crianças, água azul-turquesa calma e agradável, banheiros limpos e um letreiro de Cancún que é parada obrigatória para tirar fotos.

Uma balsa conecta a praia à Ilha das Mulheres.

Viagem para Cancún: precisa de visto? E seguro viagem?

Desde maio de 2013, os brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte para entrar no México. No entanto, o visto é necessário se seu voo fizer escala nos Estados Unidos.

Os brasileiros podem passar até 90 dias seguidos em qualquer cidade no México sem necessidade de visto. No período de um ano, podem ainda voltar para ficar mais 90 dias. Isso quer dizer que podem ficar 180 dias no México sem visto.

Se o voo internacional fizer escala nos Estados Unidos é necessário um visto de trânsito ou turismo.

Para obter o visto de trânsito é necessário comprovar – através do voucher ou passagem – que a viagem tem escala nos Estados Unidos. No caso do visto de turista, é preciso comprovar que a viagem para os Estados Unidos é a turismo, e que você tem obrigações no Brasil que garantem que você não é imigrante.

Para tirar os dois vistos, é necessário cumprir etapas, como preencher o formulário online em inglês, pagar a guia e passar por entrevista no consulado. Os vistos são liberados cerca de 10 dias após a entrevista.

O seguro viagem não é obrigatório para viagem para Cancún, mas é recomendado para viajar com mais tranquilidade.

Além de Cancún, outros destinos são muito procurados por suas belas praias. Aproveite para conhecer as praias mais bonitas do mundo e planejar suas próximas viagens!