Checklist de viagem a trabalho: o que levar e como organizar a mala

Redação Nãovoei.com
Redação Nãovoei.com - 23 de setembro de 2019

O que levar na mala em uma viagem a trabalho? Essa dúvida certamente já passou pela sua cabeça, afinal, organizar a mala de viagem não é uma tarefa tão simples, principalmente se a agenda tiver um tempo livre entre os compromissos de trabalho agendados.

Assim como acontece nas viagens a lazer, a maioria das pessoas tem dúvidas sobre o que é realmente importante colocar na mala em uma viagem a trabalho. Então acabam viajando com muita bagagem e levando além do necessário.

Como evitar isso? A primeira dica é: organizar a mala com antecedência, principalmente para não esquecer nada que será importante no trabalho, reunião ou evento que você irá participar.

Listamos algumas opções práticas e elegantes e também mais dicas para você não esquecer de levar coisas indispensáveis para ter uma boa viagem a trabalho. Confira!

Checklist de viagem a trabalho

Como trabalhar e organizar uma mala para a viagem a trabalho sem deixar nada para trás? Fazendo um checklist, que, aliás, é essencial para qualquer tipo de viagem. Essa ferramenta ajuda muito na organização de uma mala. A cada item colocado na mala, você o risca da lista, e os itens restantes devem ser providenciados.

Se você tem dificuldades para separar o que levar na mala, confira as dicas abaixo.

O que levar em uma viagem a trabalho?

Para uma viagem a trabalho o ideal é levar itens que sejam elegantes, flexíveis (permitem fazer combinações), leves e práticos. Ficar atento a esses detalhes é importante, principalmente se a viagem exigir deslocamentos frequentes entre aeroporto, transfer, hotéis e eventos.

Antes de começar a separar os itens é preciso avaliar, por exemplo:

  • Duração da viagem – Em uma viagem a trabalho, coloque na mala somente o necessário e escolha roupas práticas que não farão com que você leve muito tempo para se arrumar.
  • Previsão do tempo – Consulte a previsão do tempo na Internet ou, se você usa aplicativos de previsão, adicione o destino da sua viagem para ficar sempre informado sobre o clima local.
  • Tipo de compromisso – Faça uma lista dos compromissos que terá durante a viagem, como reuniões, apresentações, jantares formais e visita às filiais. Isso facilita a seleção de roupas para cada um deles.

Roupas

Ao invés de levar muitas roupas, selecione peças fáceis de combinar, como:

Calças – As calças são peças versáteis que podem ser combinadas duas ou três vezes com peças básicas como um suéter, camisa branca e blusa de cor. Em relação às cores, escolha calças de cores que combinam com tudo como preta, azul ou branca. As peças têm que ser confortáveis, por isso prefira as de tecido stretch.

As calças jeans também são boas escolhas para uma viagem a trabalho. Para compromissos durante o dia, podem ser combinadas com um sapato confortável ou uma sandália e uma camiseta de algodão. À noite, podem ser usadas com um sapato social e uma camisa.

Terno – Os homens podem usar o mesmo terno diariamente (em viagens curtas) e mudar apenas as camisas e as gravatas para cada dia de trabalho. Coloque o terno em um plástico com cabide próprio.

Sapatos – Leve sapatos básicos e confortáveis que possam ser usados mais de uma vez, além de um par de tênis casual. As mulheres também podem acrescentar um sapato de salto, mas nada exagerado, e uma sapatilha. Os homens devem optar por um sapato de cor neutra.

Camisas de tecidos leves – Confortáveis e elegantes, essas peças não podem faltar em uma viagem a trabalho. Leve camisas de tons neutros, que podem ser combinadas de várias formas, e algumas em tons mais fortes para variar o estilo.

Blazer – É uma peça essencial para compor looks formais, principalmente quando usados com sapatos de salto. Ou para fazer uma combinação descontraída, se usado com um tênis casual ou sapatilha.

Casaco de tecido – Item versátil, confortável e está sempre na moda.

Vestido – Pode ser usado em uma reunião, em um jantar mais formal ou em um passeio. É outra opção versátil em uma viagem a trabalho se usado com os acessórios certos.

Documentos

  • Viagens Nacionais

Para viagens a trabalho dentro do Brasil a documentação necessária é bem simples: carteira de identidade, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pode ser que, dependendo da região para onde você vai viajar, seja necessário estar em dia com a vacina contra a febre amarela.

  • Viagens internacionais

Nesse caso, a lista de documentos necessários aumenta. Por isso, é preciso fazer um checklist de documentos para ter uma viagem a trabalho tranquila, sem qualquer imprevisto que possa prejudicar seu compromisso.

checklist-viagem-a-trabalho

Consulte no site do consulado os documentos exigidos para viajar para o país e prepare todos eles para a sua viagem. Alguns dos documentos exigidos para viagens internacionais são: RG (para viajar para os países da América do Sul é necessário apresentar apenas a identidade), passaporte, comprovante de seguro viagem, visto e certificado de vacinação.

Acessórios

  • Óculos de leitura e óculos de sol
  • Almofada de pescoço
  • Fone de ouvido e entretenimento para o voo, como livros, revistas e um tablet
  • Tag de mala
  • Cobertor
  • Cadeados e lacres de segurança
  • Capa de mala
  • Porta documentos
  • Organizadores de bagagem e nécessaire
  • Tampões para os ouvidos
  • Saco a vácuo
  • Carregador de celular
  • Sacos para os sapatos

Material de trabalho

Separe todo o material necessário para que você possa executar suas atividades em sua viagem de trabalho.

Afinal, você não quer causar má impressão ao esquecer um material de trabalho, certo? Confira alguns materiais que devem ser colocados na mala:

  • Notebook
  • Material institucional
  • Pen drive ou mídia com planilhas, relatórios e apresentações
  • Cartões de visita
  • Cartões corporativos

Itens de higiene e beleza

  • Produtos para cuidados do corpo e rosto. Prefira levá-los em pequenas embalagens e lembre-se que em viagens internacionais os frascos transportados na bagagem de mão devem ter capacidade para até 100 ml
  • Creme dental, escova de dentes e fio dental
  • Artigos para o cabelo
  • Escova de cabelo
  • Maquiagem
  • Sabonete, shampoo e condicionador
  • Perfume
  • Kit de remédios dentro da nécessaire ou de um saquinho menor

Tamanho da mala

Se sua viagem a trabalho vai ser corrida, leve apenas bagagem de mão, ou seja, uma mala pequena, para não perder tempo despachando outra mala e esperando para retirá-la na esteira na chegada ao aeroporto. No entanto, se você tiver tempo, leve a bagagem de mão e a bagagem que será despachada.

Lembre-se que a soma das dimensões da bagagem de mão (comprimento, largura e altura) não podem ter mais que 115 cm e nem peso acima de 5 Kg.

Organize bem a mala

Chegar ao destino de viagem com as roupas amassadas é um fato que pode fazer com que você se atrase para seus compromissos. O melhor então é gastar um pouco mais de tempo organizando a mala da viagem a trabalho e aproveitando o espaço.

– Primeiro, separe todos os itens na cama.

– Depois organize os sapatos. Junte os solados dos sapatos e os coloque, embalados em saco plástico, no fundo da mala, bem divididos.

– Cubra os sapatos com as calças dobradas com as pernas para fora da mala (depois que todos os itens forem colocados na mala, as pernas das calças serão dobradas para dentro da mala).

– Em seguida, coloque os itens que podem ser enrolados. Deixe as roupas de tecidos que amassam com facilidade para serem colocados por último.

– Enrole as meias e as coloque dentro dos sapatos. As peças íntimas podem ser levadas dentro de saquinhos de pano.

– Abra os cintos e os coloque abertos nas laterais da mala.

– Se estiver levando gravatas, enrole-as e as coloque nas laterais da mala;

– Embale os frascos com líquidos e cremes em sacos plásticos e, se você for despachar a bagagem, coloque os objetos de valor e os documentos em sua bagagem de mão.

Coloque essas dicas em prática e organize a mala para sua viagem a trabalho corretamente. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o checklist completo para fazer uma viagem sem deixar nada para trás!