Desvende San Martín de Los Andes, uma das mais belas cidades da Patagônia Argentina!

Redação Nãovoei.com - Publicado em 28 de maio de 2021

Pequena, com clima de montanha e extremamente aconchegante, esta é San Martín de Los Andes, um vilarejo da Patagônia Argentina. Além de paisagens deslumbrantes, por lá você encontrará ótimos restaurantes, reservas ecológicas, parques naturais, praia e neve.

Se você não quer gastar tanto para conhecer Bariloche, pode economizar visitando San Martín, que é tão bonita quanto e oferece um excelente custo-benefício. Quer descobrir esse destino argentino? Siga viajando conosco!

Onde fica San Martín de Los Andes?

San Martín de Los Andes fica na província de Neuquén, na Patagônia Argentina. A cidade está encravada nas montanhas, a cerca de 160 km de Bariloche e 184 km de Pucón, no sul do Chile.

Então, você pode adicionar San Martín como uma das paradas caso esteja programando uma viagem para o Lago Andino no Chile ou para a Patagônia, ou, ainda, pode tornar a cidade o seu principal destino, tanto para uma viagem de inverno como de verão.

Não espere, contudo, a mesma vida agitada de Bariloche. Isso porque San Martín tem apenas 30 mil habitantes. Assim, ela é um destino perfeito para quem ama natureza, aventura e aconchego, mesmo na alta temporada.

A cidade está às margens do Lago Lácar e é conhecida por ser a porta de entrada para o Parque Nacional Lanín, onde está situado um espetacular vulcão que pode ser visitado com a ajuda de um guia.

Uma curiosidade interessante é que San Martín de Los Andes é considerada uma das cidades mais floridas da Argentina (pelo menos durante o verão). Sabe aquela música “há flores em tudo o que eu vejo”? Pois é, ela bem que poderia ter sido inspirada nessa cidade, pois dos canteiros nas ruas às janelas das casas, o que você mais verá são lindas e coloridas flores!

Como chegar à cidade?

Infelizmente, não há voos diretos do Brasil para San Martín. Nesse caso, é preciso ir até Buenos Aires e de lá para o Aeroporto Aviador Carlos Sampaio, o principal de San Martín.

A viagem de Buenos Aires à cidade dura aproximadamente 2 horas e é comercializada pela Latam e Aerolíneas Argentinas. O centro de San Martín fica a apenas 22 km do aeroporto, e você poderá fazer esse percurso de táxi ou de Remis (app de transporte da Argentina).

Outra opção é ir de ônibus de Buenos Aires, porém a viagem dura em torno de 20 horas. De carro, é um pouco menos cansativo, 16 horas, mas o valor é mais alto, pois terá que gastar com aluguel de carro, gasolina, pedágios e hospedagem.

Onde ficar em San Martín de Los Andes?

San Martín de Los Andes oferece uma boa variedade de hotéis e pousadas, com diferentes preços. A maioria das hospedagens, no entanto, fica localizada na parte sul da cidade, devido à proximidade com o Lago Lácar e o Parque Nacional Lanín.

Essa é a melhor região para se hospedar, porque você pode acessar facilmente os destinos e também não está muito longe do centro.

Algumas opções de hotéis são:

  • Hotel Antiguos;
  • Amonite;
  • Rukalhue Hostel;
  • Hotel Turismo;
  • Manke Suites;
  • Le Chatelet;
  • Hosteria del Esquiador;
  • El Recodo;
  • Rio Hermoso Hotel de La Montaña;
  • Chapelco Hotel etc.

O que fazer em San Martín de Los Andes?

O que não faltam são atrativos em San Martín de Los Andes, com opções incríveis para todos os tipos de turista e para curtir tanto durante o inverno como no verão. Veja as sugestões que separamos — e que você precisa incluir no seu roteiro.

lago em San Martín de Los Andes

Lago Lácar

Essa é uma das principais atrações da cidade. O lago fica em uma área com bastante floresta e tranquilidade. Devido a sua formação glacial, as águas de San Martín de Los Andes são bem geladas, porém, atraem muitos banhistas no verão.

O Lago Lácar fica próximo à Cordilheira dos Andes, a 630 metros de altitude, em uma área pouco habitada. Então, é o destino perfeito para caminhar, relaxar e, claro, tirar lindas e deslumbrantes fotos.

No total, a área tem 55 km² e uma profundidade máxima de 277 metros. A partir do lago, é possível fazer passeios de barco, por exemplo, para uma praia próxima chamada Quila Quina. E também é possível alugar stand up paddle, canoas e caiaques.

Praias de Lago

As praias de lago são bem comuns nas cidades da Patagônia Argentina e algumas têm estrutura completa, até com camping. Em San Martín de Los Andes isso não é diferente.

Algumas boas praias para você incluir no seu roteiro são: Hua Hum e Playa Catrite. Além dessas, não deixe de visitar a Quila Quina. Por lá, você poderá fazer vários passeios de barco, além de se deliciar nos inúmeros restaurantes ou visitar a feira de artesanato com souvenirs especiais da cidade. Quila Quina está distante cerca de 15 km do centro de San Martín.

A Playa Catrite fica dentro do Parque Nacional Lanín e tem uma estrutura excelente para receber famílias. É um local bastante frequentado durante o verão, então, há diversos transportes públicos partindo do centro da cidade. Outro passeio bacana é ir até a praia de bicicleta, partindo do centro da cidade. A estrada é toda pavimentada e o percurso é de apenas 5km.

Avenida San Martín

É a principal avenida da cidade — que tem apenas 12 quadras — com várias lojinhas bacanas de artesanato, deliciosas cafeterias e ótimos restaurantes. Pertinho, está a Plaza San Martín, com a Paróquia San José e o monumento de Don José de San Martín.

Parque Nacional Lanín

O Parque Nacional Lanín é o terceiro maior da Argentina. Ele tem 413 mil hectares e conta com inúmeros atrativos naturais, conquistando turistas de toda a América. No parque, há mais de 20 lagos com águas glaciais, lindas montanhas, rios e paisagens deslumbrantes, além de uma floresta incrível.

É no parque também que está o vulcão Lanín, que pertence tanto à Argentina como ao Chile e é um dos mais ativos do continente.

No Parque Lanín, você poderá fazer várias trilhas, passeios de barco com vista para o incrível vulcão e se encantar com a vegetação e a fauna únicas. Não deixe de visitar a Capela Maria Auxiliadora del Paimún e Puerto Canoa, onde você poderá fazer passeios no Lago Huechulafquen, um dos mais famosos do parque.

Cerro Chapelco

Se a ideia é visitar San Martín de Los Andes no inverno, para esquiar, então Cerro Chapelco precisa estar no seu roteiro. Essa é uma das áreas mais frias da cidade e onde se situa a estação de esqui, com vários atrativos tanto para os adultos como para as crianças.

As pistas de esqui possuem 3 níveis de dificuldade, para iniciantes, intermediários e avançados e há um teleférico fechado para os visitantes acessarem os pontos mais altos.

Na alta temporada e no inverno, é claro, Cerro Chapelco é muito visitado, o que causa filas longas para o aluguel de roupas e de equipamentos. Por isso, a dica é visitar o local bem cedo ou viajar fora de temporada.

No centro de esqui há 28 pistas e 12 meios de elevação, além de várias atividades de inverno como moto-neve, passeios de trenó e caminhadas com raquetes. Se você nunca esquiou, não precisa se preocupar, porque é possível contratar aulas antes de tentar pela primeira vez.

A infraestrutura em Cerro Chapelco é completa, com restaurante, bar, chocolateria e até food truck. Para chegar, há ônibus regulares que saem do terminal da cidade e também é possível contratar um transfer.

Rota dos 7 lagos

Esse é um percurso pela rodovia 40 que liga San Martín de Los Andes à Villa La Angostura. A rota é conhecida como um dos trajetos mais bonitos da região e, claro, ao longo do percurso é possível encontrar incríveis lagos, mirantes e até cachoeiras.

Você pode fazer a rota por conta própria, com um carro alugado, ou com uma agência de turismo, ideal para quem não está a fim de dirigir. O trajeto todo tem 110 km e é perfeito para conhecer melhor a região.

Mirante Bandurrias e Mirante Arrayan

O Mirante Bandurrias fica na Comunidade de Curruhuinca e é um local com uma vista privilegiada de San Martín, com a possibilidade de deslumbrar lá do alto o Lago Lácar. No inverno, lembre-se de separar suas roupas mais quentinhas para a subida, porque o local tem ventos bem gelados.

Outro mirante famoso da cidade é o de Arrayan, com uma vista panorâmica da cidade e dos lagos. Um ponto positivo é que ele público (ao contrário do Bandurrias, que cobra a entrada). Porém, o acesso até o local é por uma estrada de cascalho. A boa notícia é que a subida é tranquila e não muito cansativa.

Se você ama natureza e quer ter ótimos cliques de recordação, precisa incluir esses mirantes no seu roteiro.

Termas de Lahuen-Co

Que tal relaxar nas águas medicinais vulcânicas? Esse também é um passeio possível em San Martín. O Termas de Lahuen-Co (que significa “águas milagrosas” na língua indígena Mapuche) tem piscinas naturais com águas que chegam a até 60 graus, com mínima de 30 graus.

A atração está no Lago Epulafquen e também tem SPA, restaurante e hotel. É uma região deslumbrante, cercada de montanhas, ideal para um momento de descanso.

E, então, curtiu nossas dicas sobre San Martín de Los Andes? Aproveite para incluir mais um destino na sua viagem pela América do Sul: Santa Cruz de La Sierra, a maior cidade da Bolívia!