Mapa metrô: 4 principais mapas para se locomover pelo mundo

Redação Nãovoei.com
Redação Nãovoei.com - 29 de janeiro de 2019

Quem vai viajar pegar um voo internacional, fatalmente vai precisar se locomover usando o transporte público para conhecer os principais pontos turísticos. E é justamente aí que muita gente se complica: decifrar o mapa do metrô de uma cidade desconhecida parece uma missão quase impossível.

Mas acredite, não é! Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa. Acompanhe a leitura!

Mapa metrô: conheça os principais para quem vai se locomover pelo mundo

1. Mapa do metrô de Roma

mapa metro roma

(Veja o mapa em alta resolução neste link https://goo.gl/cGZchV)

Vamos começar pelo mais simples? O metrô de Roma é um dos menores da Europa: ele conta com apenas 3 linhas, que alcançam 60 km de extensão. No entanto, isso nem de longe quer dizer que ele seja ineficiente!

Mesmo não sendo tão ramificado, dá para conhecer as principais atrações da capital italiana apenas utilizando esse meio de transporte.

Na Linha A, que corta a cidade de noroeste a sudoeste, estão concentradas estações importantes, como a Spagna, que leva a Piazza di Spagna e Villa Borghese, a Ottaviano, que leva à Basílica de São Pedro, e a Barberini, que deixa você pertinho da icônica Fontana di Trevi.

Já na Linha B, que corta a cidade de nordeste a sul, estão localizadas estações como a Colosseo, que deixa você no Coliseu e no Fórum Romano, e a Piramide, ponto de chegada para quem vem de trem do aeroporto de Fiumicino.

Por último, a Linha C é a menos utilizada pelos turistas. Inaugurada mais recentemente, em 2014, ela percorre a zona leste da cidade e é mais frequentada pelos moradores da cidade, já que não passa por muitos pontos de interesse turístico.

2. Mapa do metrô de Paris

mapa metro paris

(Veja o mapa em alta resolução neste link https://goo.gl/8FfNCH)

Com mais de 300 estações, o metrô de Paris leva você às principais atrações da cidade luz e, embora seja extenso, é bastante simples de usar. As linhas se entrecruzam e as estações que levam aos pontos turísticos mais importantes estão claramente sinalizadas.

Os trens têm fluxo constante, o que significa que você não deve ficar esperando para chegar ao seu destino. Se você não tiver certeza se está indo na direção correta, procure pelos mapas localizados próximos às portas de entrada ou saída de cada estação, que são ótimos para tirar eventuais dúvidas.

Na hora de traçar sua rota, certifique-se de que ela passa por uma estação de metrô, sinalizada com um “M”, e não de trem, designada como RER, já que elas estão interligadas e bastante similares no mapa.

3. Mapa do metrô de Nova York

mapa metro nova york

(Veja o mapa em alta resolução neste link https://goo.gl/2gqCas)

Se o mapa do metrô de Roma é simples, o de Nova York costuma assustar os viajantes de primeira viagem, com suas 472 estações e 25 linhas. No entanto, com um pouco de organização, em pouco tempo você já vai estar utilizando o sistema com tranquilidade.

A primeira coisa que você precisa ter em mente para compreender o metrô da cidade é que, diferente de outros que você talvez conheça, como o do Rio de Janeiro ou São Paulo, o de Nova York usa uma única estação para rotas diferentes.

Por isso, é importante estar atento tanto às placas da plataforma quanto à cor, letra e número afixados na frente do vagão, para ter certeza de que elas correspondem ao seu destino.

Além disso, as linhas, em grande parte dos casos, não se cruzam. Por isso, pode ser que você precise deixar deixar a estação para pegar outro trem. Considere também que algumas linhas são expressas, ou seja, não param em todas as estações.

Por último (ufa!), quando for entrar na estação, certifique-se de que a porta a qual você está se dirigindo dá acesso ao sentido que você deseja ir. Sim, algumas delas só dão acesso a uma direção!

Para não errar, a dica é simples: baixe o mapa do metrô em um app e planeje sua rota antes de sair de casa. Assim, você vai saber direitinho onde tem que entrar e sair e diminui bastante as chances de se perder.

4. Mapa metrô de São Paulo

mapa metro sao paulo(Veja o mapa em alta resolução neste link https://goo.gl/2Xdsyf)

Apesar de ser um meio de transporte bastante utilizado pelos paulistanos, a capacidade de alcance do metrô de São Paulo ainda é pequena quando comparada ao tamanho da cidade e ao número de habitantes. Por isso, prepare-se para encontrar vagões bem lotados, especialmente nos horários e pico.

Embora a expansão seja lenta, as estações existentes funcionam bem e estão em excelente estado de conservação. As linhas verde e azul são as mais utilizadas pelos turistas. A primeira leva a pontos turísticos como a Avenida Paulista, o MASP e a Rua Augusta, enquanto a segunda deixa você mais perto do bairro da Liberdade e da Igreja da Sé.

3 apps que você precisa ter para se virar no transporte público

Seja para se virar em um metrô mais complexo como o de Nova York, ou mesmo em um mais simples como o de Roma, os aplicativos de transporte público são essenciais para viajantes que querem aproveitar melhor o tempo da viagem. Conheça os mais interessantes!

1. Moovit

O app é o queridinho dos viajantes nacionais e internacionais porque funciona bem em mais de 1200 cidades, das quais 100 são brasileiras.

Seja em Roma, Lisboa, Salvador ou Nova York, o aplicativo ajuda você a desvendar o mapa do metrô, as rotas de ônibus e escolher o melhor caminho para sua atração turística favorita.

Além disso, o app ainda conta com uma série de funcionalidades para facilitar a vida do turista, como um recurso que permite que você peça táxis e um painel que mostra os pontos de ônibus mais próximos.

2. Citymapper

Outro ótimo aplicativo para quem quer se virar utilizando transporte público pelo mundo, o Citymapper é mais interessante para quem está de malas prontas para viajar para o exterior: no Brasil, a única cidade contemplada é São Paulo.

Com o app, sempre que você pesquisa uma linha de ônibus, consegue ver exatamente onde ele está, o que evita aquelas esperas intermináveis no ponto e permite que você aproveite o tempo olhando uma vitrine por perto ou comprando uma água ou um sorvete.

Se a sua opção for o metrô, o Citymapper indica ainda a melhor seção do trem para o embarque, garantindo assim que você desembarque mais próximo à escada no seu destino.

3. Trafi

Perfeito para quem vai viajar pelo Brasil, o aplicativo funciona super bem em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e seu maior diferencial é a precisão.

O algoritmo utilizado pelo Trafi faz com que ele trace rotas bastante enxutas, que ajudam você a chegar no seu destino no menor tempo possível – uma preciosidade para quem está de férias e não tem tempo a perder em engarrafamentos, não é mesmo?

A interface do aplicativo é bastante intuitiva, o que é ótimo para quem não está familiarizado com o mapa do metrô das grandes capitais, e o sistema também traz alertas de usuários de transportes atrasados ou lotados, o que pode ajudar você a se programar melhor e fazer uma viagem bem mais confortável.

Gostou de saber um pouco mais sobre como utilizar o transporte público no Brasil e no mundo sem complicação? Então que tal compartilhar o artigo agora mesmo em suas redes sociais para ajudar outros viajantes?