Comida tailandesa: 10 pratos típicos para desvendar o país!

Redação Nãovoei.com - Publicado em 14 de maio de 2021

Nada mais gostoso do que viajar e provar os pratos típicos de cada lugar, adentrando na cultura do local e conhecendo ainda mais os detalhes da vida no destino. Para quem está pensando em viajar para a Tailândia, nós separamos as melhores opções de comida tailandesa que você precisa provar.

Certamente, essas iguarias vão contribuir (e muito) para deixar seu roteiro ainda mais diferenciado e para criar memórias gustativas incríveis, tornando sua viagem inesquecível. Siga conosco!

Comida tailandesa: as 10 melhores iguarias para provar + bônus

A culinária tailandesa é baseada, principalmente, no arroz e em massas diversas, além de ser bastante picante, recorrendo às ervas frescas e ao famoso molho de peixe.

Porém, como a Tailândia é um país riquíssimo culturalmente, sua culinária também é muito diversificada. Isso significa que não existe apenas uma comida tailandesa que traduza toda a expressão do país, mas vários pratos que ajudarão você a entender melhor essa cultura. Nós separamos os principais. Confira!

1. Pad Thai

Impossível falarmos em comida tailandesa, sem citar o Pad Thai — provavelmente, o prato mais famoso do país e considerado o prato nacional da Tailândia. Então, se você está visitando o país pela primeira vez, não pode deixar de prová-lo.

As origens do Pad Thai remetem a mais de 250 anos, usando ingredientes e modo de preparo dos imigrantes chineses. Por ser considerado um prato oficial, há uma receita criada pelo governo, porém, você poderá encontrar inúmeras variações nos restaurantes tailandeses.

O mais tradicional é feito com noodles fritos servido com camarão e frutos do mar, além de ovo e cebola temperados no molho de soja. Mas existem inúmeras possibilidades, com inclusão de molho de peixe, tamarindo, brotos de feijão, ovo e até tofu, em uma versão vegetariana.

Na Tailândia, você encontra Pad Thai em praticamente qualquer restaurante ou barraquinha, especialmente na Khaosan Road. O Pad Thai mais famoso é do Thipsamai, com filas enormes na porta.

2. Som Tam

Se você não gosta de opções muito apimentadas, é melhor evitar esse prato e partir para outra dica de comida tailandesa. Mas caso esse não seja o seu problema, certamente o Som Tam é uma iguaria que não pode faltar no seu roteiro gastronômico.

Também conhecida como Salada Picante de Papaia, o Som Tam é uma mistura de feijão verde, papaia verde, tomates cherry e alho, além de ser temperada com pimenta, açúcar, molho de peixe e limão ou suco de tamarindo — que oferecem um sabor agridoce picante delicioso.

Essa é uma das saladas mais vendidas na Tailândia, então também estará presente no menu da maioria dos restaurantes. Ela costuma aparecer como acompanhamento de pratos principais e é uma receita originária do nordeste do país.

3. Guay Jub

Essa é uma sopa tailandesa a base de noodles de arroz, carne de porco, tofu e ovos cozidos e é mais uma comida tailandesa nascida a partir da imigração chinesa para o país.

A versão tradicional é servida com intestino do porco e outros miúdos, mas a maioria dos restaurantes das áreas turísticas preparam o prato sem essas iguarias. Você pode encontrar o Guay Jub em versões escuras e claras. A clara é mais suave e a escura conta com mais especiarias.

4. Khao Pad (arroz frito)

Está começando a ficar preocupado com as opções de comida tailandesa, porque todos os pratos parecem muito apimentados para você? O Khao Pad vai te salvar!

Ele é extremamente simples, mas delicioso: arroz, ovo, cebola e algumas ervas. Pode ser acompanhado de carne de frango, boi ou camarão. É uma das refeições mais fáceis de ser encontrada e é ideal para quem está se adaptando à culinária tailandesa.

5. Khao Soi

O Khao Soi é um prato típico do norte da Tailândia — e que também pode ser encontrado em Mianmar. Ele leva noodles de ovo, macarrão crocante, coxa de frango e muito curry.

Com inúmeras texturas e muito sabor, esse é considerado um dos pratos favoritos de vários turistas. A carne é cozida no leite de coco com curry, e o caldo que sobra do cozimento vai por cima do Khao Soi, dando ainda mais sabor e suculência.

6. Tom Yum

Para quem adora uma sopa, a Tom Yum é uma das mais tradicionais da Tailândia. Porém, o prato é extremamente apimentado (até acima da média quando comparado a outras comidas tailandesas).

Além dos condimentos tradicionais, o Tom Yum é feito com cogumelos e camarão. A explosão de sabores é complementada por toques de galanga, gengibre e capim-limão.

Um dos restaurantes mais conhecidos na produção da iguaria é o Baan Khanita, com ingredientes diferenciados e de qualidade. Mas o Tom Yum é bem tradicional e pode ser encontrado em quase todo o país.

7. Massaman Curry

Os muçulmanos, embora não sejam maioria, também vivem na Tailândia — e são eles os responsáveis por criar esse prato delicioso. Ela é outra opção de sopa, porém levemente apimentada, com leite de coco, amendoim, batata e várias especiarias.

Tradicionalmente o Massaman Curry é acompanhado de frango e arroz, mas você poderá encontrar versões com outros tipos de carnes. Ele tem uma consistência cremosa e um sabor marcante, agradando a diferentes paladares.

8. Satay

Está em busca de uma comida tailandesa para um lanchinho rápido ou um aperitivo? O Satay é o mais famoso no país nessa categoria. Ele é um espetinho de porco marinado com leite de coco e cúrcuma e é servido acompanhado de molho de amendoim. É ideal para aquele lanchinho no meio do dia ou para acompanhar uma cerveja.

9. Thom Kha Gai

Geralmente, essa é uma sopa pouco lembrada pelos turistas. Mas você não deve dar essa bobeira quando for viajar para a Tailândia, porque ela é deliciosa — e vai te surpreender!

Ela é uma sopa com uma mistura inusitada de ingredientes: frango, leite de coco, capim-limão, folhas de kaffir e aromatizada com galanga (uma raiz da família do gengibre e muito usada na culinária tailandesa). Algumas versões ainda podem contar com tomates e cogumelos.

Esses inúmeros ingredientes criam um contraste entre o ácido dos temperos e a cremosidade do leite de coco, com um sabor inigualável.

10. Khaoniao Mamuang

Para finalizar nossa seleção de comida tailandesa, uma deliciosa sobremesa. O arroz com leite de coco e manga é uma sobremesa tradicional no país e que ajuda na recuperação do paladar após um prato apimentado.

curry verde representando a comida tailandesa

Bônus: pratos com curry

O curry é uma mistura de temperos e especiarias que é usado como base para vários pratos tailandeses. Os temperos são pilados até obterem uma consistência pastosa. Muitas comidas típicas da Tailândia possuem sua própria pasta de curry que é chamada pelo mesmo nome do prato. Os mais comuns são os que chamamos pela cor: vermelho, verde e amarelo.

São eles:

  • Phrik Kaeng Phet (Curry Vermelho), tem como base a pimenta vermelha;
  • Kaeng Kari (Curry Amarelo), com adição de cúrcuma;
  • Kaeng Khiao Wan (Curry Verde), com destaque para a pimenta verde.

Depois de ver essas opções de comida tailandesa, já ficou com água na boca? Nada melhor do que viajar e aproveitar para conhecer a tradição gastronômica do local, compreendendo mais a fundo a cultura do povo.

Que tal colocar essa ideia em prática? Nós separamos os 15 países mais baratos para viajar pelo mundo gastando pouco — e provando pratos incríveis!