Castelo de Neuschwanstein: dicas de como visitar, como chegar e quando ir

Redação Nãovoei.com
Redação Nãovoei.com - Publicado em 30 de abril de 2020

Se você está planejando visitar o Castelo de Neuschwanstein, vamos te dar algumas dicas e informações importantes para te ajudar em sua viagem. A seguir, apresentaremos informações, como a história do castelo, como chegar, o que visitar, documentos para viajar para a Alemanha, entre outros.

Localizado na Baviera, no alto das montanhas alpinas, o castelo é uma das atrações mais populares da Europa, tendo recebido mais de 1,5 milhão de visitantes, o que faz dele um dos mais visitados do mundo.

História do Castelo de Neuschwanstein

visão aérea e lateral do Castelo de Neuschwanstein

Luís II, rei da Baviera, construiu o castelo para se retirar da vida pública depois de perder seu poder na guerra austro-prussiana. Acredita-se que ele construiu seu novo castelo como a peça central de um reino imaginado – no qual ele era o verdadeiro rei.

Originalmente foi chamado de Novo Castelo de Hohenschwangau, pois deveria ser um local de recreação do Castelo de Hohenschwangau, onde Luís II, rei da Bavaria, passou a infância.

O castelo se tornou um mundo de fantasia da vida real moldado com base em lendas medievais. As imagens na parede, por exemplo, expressam amor, arrependimento, culpa e salvação, principalmente na representação de poetas, amantes, reis e cavaleiros.

A construção de Neuschwanstein, cujo nome foi dado após a morte de Luís II, começou durante o verão de 1868, mas a primeira pedra para a fundação foi colocada somente em 5 de setembro de 1869.

Em 1892, foram construídas as torres Square e Bower, quase 25 anos após o início do trabalho no castelo, e seis anos após a morte de Luís II.

Em 1884, Luís II se mudou para o castelo. Em 1885, ele foi declarado insano pelo governo e foi forçado a se retirar do trono. Ele não chegou a ver o castelo pronto, pois foi encontrado morto junto com seu psiquiatra, semanas depois, em 1886, nas proximidades do lago Starnberg. Sua morte continua um mistério.

Sete semanas após sua morte, o castelo foi aberto para o público.

De acordo com os planos de Luís, o castelo teria mais de 200 quartos, mas os fundos para o projeto foram cortados e somente 14 quartos foram concluídos.

No total, o Castelo de Neuschwanstein tem aproximadamente 20 metros quadrados.

Na sequência, daremos dicas para quem deseja visitá-lo.

O interior do castelo

Na visita guiada ao Castelo de Neuschwanstein, os visitantes têm acesso ao quarto do rei, ao Singer’s Hall, à gruta em forma de caverna, entre outros.

Alguns dos destaques do closet do rei são pinturas no teto e murais ilustrando as obras dos poetas Hans Sachs e Walther von der Vogelwide. Além disso, o local inteiro é decorado com seda na cor violeta com muito ouro.

Outro cômodo do Castelo de Neuschwanstein que chama atenção é o Throne Room (Sala do Trono). O espaço se assemelha às igrejas bizantinas e possui uma cúpula pintada, um candelabro de quase 4 metros de altura e um mosaico muito elaborado. O interessante é que, apesar do nome, nunca existiu um trono na sala.

Exterior do castelo

O exterior do castelo também atrai a atenção dos visitantes. Lá se encontra a ponte Marienbrücke, que fica sobre uma cachoeira e proporciona uma das vistas mais marcantes de Neuschwanstein. É parada obrigatória para registrar fotos com o castelo ao fundo.

Além disso, há trilhas de madeira ao redor do castelo que podem ser exploradas enquanto se admira os Alpes bávaros ao redor.

O que visitar nas proximidades do castelo

Além do castelo, você pode visitar o Museu dos Reis da Baviera e o Castelo Hohenschwangau. Os visitantes têm descontos se comprarem todos os ingressos juntos.

Melhor época para visitar o Castelo de Neuschwanstein

Qualquer época do ano é um bom momento para visitar o Castelo de Neuschwanstein, dependendo do cenário que você busca. Com cerca de 6.000 visitantes diários, quem quer evitar multidão não deve visitar os meses de julho e agosto.

Para evitar longas filas, o ideal é chegar cedo à bilheteria (Ticketcenter Hohenschwangau) antes mesmo da abertura, ou após as 15 horas, quando a multidão começa a diminuir.

Quem já visitou o Castelo de Neuschwanstein, recomenda que o passeio seja agendado para um fim de semana ou para o período de entressafra.

Exceto nos principais feriados, como o Natal, o número de visitas ao castelo cai muito entre novembro e abril.

Visitando o castelo no outono

No outono, os Alpes da Baviera têm temperaturas amenas, céu claro e redução das multidões de visitantes. Quem planeja visitar Neuschwanstein no outono pode aproveitar para participar da celebração da Oktoberfest, que acontece em Munique, geralmente entre setembro e outubro.

Visitando o castelo no inverno

Nessa época, o Castelo de Neuschwanstein parece ter saído de um conto de fadas e rende fotos lindas, mas as temperaturas podem cair abaixo de zero e, um dos pontos que oferece melhor vista do castelo, a Mary’s Bridge, fica bloqueada durante o inverno.

Visitando o castelo na primavera

Os turistas que visitarem o castelo em março ou abril encontrarão um clima agradável, poucos visitantes e poderão tirar fotos do castelo em um cenário de muito verde.

Visitando o castelo no verão

Época em que a visita ao Castelo de Neuschwanstein é muito popular. Por isso, se você programou sua viagem para os meses de julho e agosto deve estar preparado para enfrentar multidões e longas filas.

Curiosidades sobre o Castelo de Neuschwanstein

– Embora não seja muito alto, a torre mais alta do castelo tem cerca de 66 metros.

– Há rumores de que o castelo mostrado no filme Cinderela, de 1950, foi inspirado no Castelo de Neuschwanstein.

– O castelo da Bela Adormecida, na Disneylândia, é outro que se parece muito com Neuschwanstein. O que se conta é que, antes de Walt Disney começar a construção de seu parque temático na Califórnia, ele e sua esposa viajaram à Europa e visitaram Neuschwanstein. Representantes do parque contaram ao Orange County Register que a Disney pensava no castelo para ser o palácio da Bela Adormecida.

– Os visitantes não podem tirar fotos no interior do castelo.

– A construção precisa de reparos constantes para se manter de pé. O clima rigoroso danifica as fachadas de calcário do castelo e elas precisam de reforma. Além disso, o movimento na área da fundação tem que ser monitorado periodicamente e os penhascos de rocha da colina devem ser protegidos para que partes da estrutura não escorreguem pela montanha.

Como comprar ingresso para visitar o Castelo de Neuschwanstein

Os ingressos, que incluem uma visita guiada, custam 13 euros (aproximadamente R$ 79) para adultos, em horários fixos. Menores de 18 anos não pagam entrada e há preços reduzidos para estudantes, idosos e grupos maiores.

Os ingressos podem ser reservados online ou comprados no Ticketcenter, em Hohenschwangau. A compra online é a melhor opção para visitas na alta temporada e feriados.

Horário de funcionamento do Castelo de Neuschwanstein

  • Abril a 15 de outubro: 9h às 18h.
  • 16 de outubro a março: 10h às 16h.

O castelo abre todos os dias, com exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro.

Visitas guiadas

A visita guiada está incluída no valor do ingresso e é apresentada em inglês ou alemão. Os visitantes também podem optar por uma áudio tour que está disponível em 16 línguas.

As visitas duram cerca de 35 minutos e incluem paradas na Sala do Trono e no quarto inspirado em Tristão e Isolda, com uma cama esculpida em carvalho e envolta em sedas azuis.

Como chegar ao Castelo de Neuschwanstein

Para chegar ao castelo é preciso pegar um trem para Füssen e lá pegar um ônibus para a vila de Hohenschwangau. Ao chegar à vila, é só escolher entre ir a pé, de carruagem ou de ônibus para Neuschwanstein. Depois ainda há uma curta caminhada até o castelo, de 5 a 10 minutos.

Na vila de Hohenschwangau ficam o estacionamento, o Ticketcenter, o Museu dos Reis da Baviera e outras atrações turísticas.

Os ônibus partem de Füssen diariamente e levam menos de 10 minutos para chegar a Hohenschwangau. O horário de chegada do ônibus é o mesmo da chegada do trem. Não há circulação quando o tempo está ruim.

Quem prefere ir a pé, terá que percorrer uma subida íngreme, que leva de 30 a 40 minutos, até Neuschwanstein.

O castelo não é muito acessível a pessoas com deficiência motora, pois mesmo chegando ao local via ônibus ou carruagens puxadas por cavalo, é preciso caminhar até o castelo.

Documentação

Brasileiros precisam de passaporte para viajar para a Alemanha. Outro documento obrigatório é o seguro viagem.

O visto para entrada nos países que pertencem ao Espaço Schengen não é necessário para permanência de até 90 dias.

Onde ficar

Para ficar próximo ao castelo, o ideal é se hospedar na vila de Hohenschwangau. Outras opções são a Vila de Ludwig e a cidade de Füssen.

Antes de viajar, é importante obter várias informações sobre seu destino para evitar imprevistos, não é mesmo? Com essas dicas, você poderá organizar melhor sua viagem.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossos conteúdos sobre viagens e direitos dos passageiros!