Cartagena das Índias: 8 dicas para aproveitar da melhor maneira

Redação Nãovoei.com - Publicado em 12 de fevereiro de 2020 - Atualizado em 4 de março de 2021

Cartagena das índias ou Cartagena é uma aldeia pesqueira no litoral caribenho da Colômbia, capital do departamento de Bolívar. É a segunda maior da região, depois de Barranquilha, e a quinta maior cidade da Colômbia.

A seguir, apresentamos algumas informações para te ajudar a programar sua viagem para um dos famosos destinos turísticos colombianos. Você saberá qual é a melhor época para visitar Cartagena das Índias, em que regiões se hospedar, como se locomover e dicas de passeios.

10 melhores passeios em Cartagena das Índias

1. Cidade Velha

A maioria dos turistas se hospeda na cidade velha de Cartagena, que abrange os bairros do Centro, Getsemani e San Diego.

Essa região é muito procurada porque é onde fica a maioria das partes históricas da cidade, principalmente dentro da Cidade Amuralhada, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Ao andar pela cidade velha, os turistas verão arquitetura colonial de várias cores, flores, artistas de rua e todo tipo de produto à venda.

Os destaques da região são a Torre do Relógio, a Praça Santo Domingo e a Praça Bolívar, onde não falta diversão.

2. Castelo de San Felipe de Barajas

https://pixabay.com/pt/photos/castillo-san-felipe-de-barajas-685511/

É uma fortaleza construída pelos espanhóis, a partir de 1639, e é um marco da cidade de Cartagena. Há vários túneis dentro dele

Os visitantes podem passear por vários túneis em seu interior.

3. Tour pela comida de rua

Os turistas podem participar de tours para degustar vários pratos locais, além das típicas arepas colombianas de queijo e da limonada.

O passeio leva os turistas pela cidade ensinando sobre comida e cultura, enquanto pega amostras de frutas exóticas, lanches fritos, queso costeño (queijo salgado local), guloseimas congeladas e tinto.

4. Vulcão de lama

El Totumo é um pequeno vulcão que contém lama borbulhante espessa onde os visitantes podem tomar banho de lama. Além do banho, os visitantes podem optar por receber uma massagem rápida.

5. Ilhas do Rosário

Um passeio perfeito para os dias de verão em Cartagena das Índias, as Ilhas do Rosário são 27 ilhas localizadas nas águas caribenhas ao longo da costa da cidade.

As ilhas são repletas de recifes de coral que servem como habitat natural para vários animais aquáticos que podem ser avistados enquanto se pratica snorkel.

Nas ilhas também há hotéis, um aquário e vários lugares para fazer algumas caminhadas. Outra opção de lazer é ir de barco para as ilhas maiores ou pegar um barco de turismo particular para conhecer as menores.

Há ambientes para todos os gostos, desde praias com areias brancas até locais mais festivos.

6. Mercado de Bazurto

Prepare-se para conhecer um lugar vibrante, caótico, com um cheiro não muito agradável, mas muito colorido e autêntico.

É o maior mercado úmido da cidade, onde é possível ver os moradores locais cozinhando, fatiando carne, limpando peixes e servindo seus pratos.

Os visitantes podem fazer suas refeições por lá, pois não faltam barracas de comida para escolher e frutas exóticas para experimentar.

Quem quer conhecer mais sobre a história do mercado pode contratar tours guiados.

7. Praia Branca

A praia fica localizada na Ilha de Barú e é acessível via carro ou barco. Pode ficar muito cheia durante o dia com moradores, turistas e vendedores ambulantes.

No local dá para encontrar hospedagens de todos os tipos, desde albergues até hotéis de luxo.

8. Drinques ao pôr do sol em Café del Mar

Um pôr do sol já é um espetáculo por si só, e assisti-lo de um lugar privilegiado deixa tudo mais inesquecível.

O Café del Mar fica nas muralhas da cidade velha e é o lugar perfeito para assistir ao pôr do sol com vista para o Mar do Caribe tomando coquetéis.

Como o local fica lotado, o ideal é reservar uma mesa com antecedência ou chegar bem cedo para conseguir uma mesa com a melhor vista.

9. Convento da Popa

Na colina fica um convento que recebeu esse nome porque tem um formato semelhante à popa de um navio. Do ponto mais alto de Cartagena das Índias se encontram as melhores vistas da cidade e de suas praias.

Na capela, aberta para visitação, está a imagem da Virgem da Candelária, e um lindo pátio repleto de flores. Além disso, há uma estátua de um padre que foi assassinado por tentar disseminar o Evangelho.

10. Palácio da Inquisição

O museu fica em um dos mais bonitos edifícios coloniais de Cartagena das Índias, mas apesar de toda a sua beleza, cobre um momento sombrio da história: a Inquisição Espanhola.

A Inquisição Espanhola mandou representantes para punir os hereges nas colônias por atividades que eram consideradas crimes, como magia, bruxaria e blasfêmia, considerados ameaças à Igreja Católica.

Os visitantes podem visitar a prisão onde as vítimas esperavam seus julgamentos, o pátio onde eram executados e ver e ler tudo sobre os instrumentos usados para torturar os considerados hereges.

Melhor época para visitar Cartagena das Índias

https://pixabay.com/pt/photos/cartagena-colombia-viagem-col%C3%B4mbia-4138422/

A melhor época para visitar Cartagena das Índias para aproveitar um clima agradável é entre janeiro e março. É uma ótima época para curtir as praias e a paisagem da cidade.

Nesses meses, o clima é quente, mas refrescado pela brisa do mar. Durante o dia, não é tão úmido e não chove, o que proporciona bons momentos para passeios.

A alta temporada acontece de dezembro a fevereiro, quando a cidade fica cheia de turistas e os preços de hospedagem e alimentação não são muito convidativos.

Os meses mais chuvosos são abril, maio e de setembro a novembro.

Vida noturna em Cartagena das Índias

Além de uma rica arquitetura, museus maravilhosos e o cenário paradisíaco do Caribe, Cartagena das Índias tem uma vida noturna agitada, com muitas boates e bares com músicas de todos os tipos.

Entre as opções estão o Bazurto Social Club, Tu Candela, Cafe Havana, Donde Fidel e Fragma Club.

Um programa típico nas noites da cidade é andar em um ônibus de festa que fica lotado de turistas de todas as partes. O veículo anda pelas ruas da cidade enquanto os passageiros curtem música (às vezes, ao vivo), dança e um bar aberto.

Onde ficar em Cartagena das Índias

A maioria dos turistas se hospeda na Cidade Amuralhada, uma região mais cara devido à proximidade com lugares históricos, restaurantes e agências de turismo.

Para não gastar muito, uma boa opção é o bairro de Bocagrande que também conta com bons hotéis, shopping, bons restaurantes e a melhor praia urbana de Cartagena.

Como se locomover em Cartagena

Táxi

Na cidade, os táxis são mais baratos que os carros de aplicativo, como Uber. Os veículos não têm taxímetro, por isso, antes de entrar no carro, pergunte ao motorista o valor da corrida.

Ônibus e passeios turísticos

Quem deseja conhecer lugares como as Ilhas Rosário, Santa Marta e a Praia Branca, a melhor opção é comprar pacotes de ida e volta.

Bicicletas e motos

Quem quer passear dentro da Cidade Amuralhada pode alugar bicicletas e motos elétricas. No entanto, saiba que o trânsito em Cartagena é cheio de ruas estreitas e cruzamentos.

Custos de uma viagem para Cartagena das Índias

Cartagena não é um destino caro para brasileiros. Além dos custos com passagens aéreas, hospedagem e alimentação, é necessário levar dinheiro para gastar com passeios, que é o que mais pesa no bolso dos turistas.

Documentação para viajar para Cartagena

Brasileiros não precisam de visto e nem de passaporte para visitar a Colômbia. É necessário apresentar apenas documento de identificação com foto.

Além do documento de identidade, todos os brasileiros são obrigados a apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia contra a febre amarela. A vacina deve ser tomada, no mínimo, 10 dias antes de entrar na Colômbia. Com o cartão de vacina em mãos, é só ir até um posto da Anvisa e solicitar o Certificado Internacional.

Como chegar a Cartagena

Não há voos diretos entre as capitais do Brasil e Cartagena. Por isso, os voos têm conexões em Lima, Bogotá ou Panamá. Se seu voo fizer conexão em Bogotá, inclua um agasalho em sua bagagem para não passar frio.

Está preparado para viajar para Cartagena? Comece a organizar sua viagem e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos!