Como é a vida de um comissário de bordo? Descubra aqui

Redação Nãovoei.com - Publicado em 18 de fevereiro de 2019 - Atualizado em 14 de outubro de 2019

É comum ver um comissário de bordo, ou comissário de voo, e pensar que as atividades dele se resumem a recepcionar e atender os passageiros durante um voo, mas saiba que o trabalho deste profissional vai muito além do que vemos.

Neste post vamos te mostrar algumas curiosidades sobre a profissão de comissário de bordo, o que é necessário para se tornar um profissional, como é a rotina de trabalho e o que eles fazem antes e durante o voo. Vamos lá!

8 requisitos para ser um comissário de voo

1. Idade

A idade mínima do candidato é de 18 anos. Acima disso, qualquer que seja a sua idade você pode investir na carreira.

2. Altura

Assim como exigido em outras profissões, como policiais e bombeiros, a lei exige que as mulheres tenham, no mínimo, 1,58 metro de altura. Já os homens podem ter alguns centímetros mais e ter, no mínimo, 1,65.

Essas exigências não são impostas aleatoriamente, mas por questões de segurança. Os comissários têm quer capazes de alcançar todos os compartimentos e itens, como a bagagem de mão, e se locomover facilmente dentro do avião.

3. Escolaridade

A escolaridade mínima necessária é o ensino médio completo.

Em relação a um segundo idioma, é recomendável que, para trabalhar em empresas aéreas brasileiras, o candidato tenha conhecimentos básicos de inglês para atender os turistas estrangeiros.

Se o seu plano é trabalhar em companhias internacionais, é obrigatório dominar a língua inglesa, além do idioma do país de origem da companhia. Por exemplo, estude também o francês se você deseja trabalhar na Air France.

Nos anos 50, foi determinado pela Organização Internacional de Aviação Civil, empresa que regula os voos internacionais, que a comunicação via rádio entre a equipe de cabine de diferentes aviões e aeroportos sempre seja feita em inglês.

4. Características psicológicas

Durante a entrevista de emprego é comum que algumas companhias avaliem características psicológicas do candidato.

Nessa profissão, é necessário se relacionar com pessoas e com a possibilidade de situações de estresse. Por isso, espera-se que ele seja uma pessoa responsável, simpática, que atenda os passageiros com paciência, transmita segurança, mantenha o autocontrole e que trabalhe com prazer.

5. Formação

Para ingressar na carreira, o candidato deve fazer um curso de formação de comissários de voo em uma escola de aviação homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

6. Exame da ANAC

Depois da aprovação no curso, o candidato fará uma prova aplicada pela ANAC. Se aprovado, ele estará apto para trabalhar como comissário.

7. Treinamento da companhia aérea

Ao ser contratado, o candidato passa por um treinamento interno da empresa, fará atividades em um simulador de voo e passará por estágio.

8. Prova prática da ANAC

Será aplicada depois que o candidato passar pelo treinamento da companhia aérea.

A seguir, explicamos detalhadamente sobre o curso de formação de comissário de bordo e como funcionam as provas e treinamentos.

Curso de preparação de comissário de bordo

Antes de começar o curso de preparação de comissário de bordo, o candidato precisa comprovar que está apto para os treinamentos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Isso será comprovado através de exames médicos que devem ser realizados no Hospital da Aeronáutica (HASP). Se não houver problemas nos exames será emitido o Certificado de Capacidade Física.

Para atuar como comissário de voo é necessário ter uma autorização. Para receber essa autorização é preciso fazer um curso em uma escola homologada pela ANAC. A duração do curso varia de quatro a cinco meses, com um mínimo de 138 horas-aula.

No curso, o candidato terá aulas teóricas e práticas nas quais serão apresentadas todas as informações necessárias para exercer a profissão de comissário de bordo. Os candidatos terão aulas de temas variados, como legislação da profissão e da aviação brasileira, meteorologia, medicina aeroespacial, primeiros socorros, evacuação da aeronave, conhecimentos básicos de navegação aérea e aeronave, noções de sobrevivência no mar e na selva e também como combater o fogo.

Algumas escolas vão além e também oferecem aulas que não são exigidas pela ANAC, como atendimento ao público e etiqueta.

Algumas companhias aéreas não exigem que o candidato seja fluente em um segundo idioma, mas certamente é um diferencial.

Como funciona o exame da ANAC e como ingressar em companhias aéreas

Ao terminar o curso, é necessário comprovar domínio nos temas exigidos realizando o exame da ANAC. Aqueles que são aprovados estão autorizados a se candidatar a oportunidades de emprego nas companhias aéreas.

Durante o processo de admissão em uma companhia, em geral, o candidato passa por uma entrevista presencial e avaliação médica e psicológica. Ao ser contratado, a ANAC exige que o candidato passe por um curso de 27 horas-aula dentro de um simulador ou uma aeronave da companhia.

Nessa etapa, o candidato obtém instruções teóricas e práticas sobre as aeronaves usadas. Depois disso, o candidato faz um estágio em horas de voo (15) e, por último, faz o chamado ‘cheque’, que é uma prova prática também pela ANAC.

Depois de passar por todos os exames, o comissário recebe uma licença e O Certificado de Habilitação Técnica (CHT) para exercer a profissão legalmente.

Comissário precisa de visto?

Sim. No entanto, tripulantes têm passaporte e visto especial que são providenciados pelas próprias companhias aéreas. Além disso, eles não precisam passar pela imigração para carimbar o passaporte toda vez que desembarcam em um país.

O que o comissário de bordo faz antes da decolagem

Uma hora antes do embarque, a equipe se apresenta para o trabalho em salas dos aeroportos chamadas de Departamento Operacional. Os membros da equipe são, então, orientados pelo comandante sobre o trecho a ser voado e cada um recebe sua tarefa.

A principal tarefa da profissão é zelar pela segurança dos passageiros e da tripulação durante todo o voo. Por isso, ao chegar ao avião, as primeiras tarefas são verificar a limpeza da aeronave, os equipamentos de segurança (data de validade, funcionamento e necessidade de troca) e o bar.  Depois de verificar que está tudo ok, o embarque é liberado. Dois comissários ficam a postos, com um sorriso no rosto, e recebem todos os passageiros.

O que os comissários fazem durante o voo

Antes da decolagem, os comissários ajudam os passageiros a se acomodarem e a guardar as bagagens adequadamente, além de dar assistência aos passageiros com necessidades especiais. Quando todos os passageiros já estão acomodados em seus devidos lugares, o comissário de bordo verifica se todos afivelaram o cinto, se os equipamentos eletrônicos estão em modo avião e as poltronas na vertical.

O comandante se apresenta, dá as boas-vindas a todos e passa algumas informações. Depois disso, o vídeo com os procedimentos de segurança é exibido e os  comissários de bordo fazem a demonstração.

Em seguida, um comissário de voo dá o recado sonoro de boas-vindas aos passageiros.

Durante o voo, também é tarefa do comissário de bordo atender às solicitações dos passageiros e avisar sobre o início do serviço de bordo. Na Gol, por exemplo, as refeições são distribuídas por dois comissários.

Em caso de turbulência, os comissários são os responsáveis por orientar os passageiros a ficarem calmos, permanecerem sentados e com o cinto afivelado. No caso também de um passageiro precisar de assistência médica, os comissários têm curso de primeiros socorros e, assim, podem prestar o atendimento primário até a chegada de um médico ou ambulância quando o avião pousar.

Quanto ganha um comissário de bordo

O salário de um comissário de voo é composto por duas partes: uma fixa e outra que varia conforme as horas voadas mensalmente. Segundo a Azul, em setembro de 2018, o salário médio inicial do comissário de bordo é de R$ 4.500,00. A Latam e a Gol pagam a média do mercado. Já a Avianca não revela os valores.

Rotina do comissário de bordo

De acordo com a Lei 13.475/17, o comissário deve ter, pelo menos, 10 folgas por mês, sendo que, ao menos duas delas deverão conter um sábado e um domingo consecutivos. Além disso, o comissário só pode trabalhar até seis dias seguidos. A legislação também exige que a divulgação da escala de trabalho do próximo mês seja feita, no mínimo, cinco dias antes da virada do mês.

Melhores empresas para trabalhar como comissário de bordo

Para ter uma ideia de quais empresas são as melhores para trabalhar você pode usar como base o prêmio World Airline Awards concedido pela Skytrax, consultoria britânica de aviação, que elegeu as melhores companhias aéreas da América do Sul em 2019. Em primeiro vem a Latam, seguida por Azul, Avianca, Sky Airline, Aerolíneas Argentinas, Easyfly, TAME, Gol, Austral Líneas Aéreas e Peruvian Airlines.

Agora que você sabe quais são os procedimentos necessários para se tornar um comissário de bordo, assine nossa newsletter e receba uma mensagem a cada atualização em nosso blog!