Dicas para Fazer uma Boa Compra de Passagens Aéreas na Black Friday

Redação Nãovoei.com - Publicado em 8 de fevereiro de 2019 - Atualizado em 20 de janeiro de 2021

Quem está planejando viajar no fim do ano, com certeza já deve estar pensando em aproveitar a Black Friday passagens aéreas. Afinal, é no mês de novembro que muitas companhias aéreas e sites de passagens aproveitam para oferecer excelentes descontos. E não tem nada melhor do que comprar passagens aéreas promocionais.

Porém, é preciso atenção, garantindo que você realmente estará sendo beneficiado com o desconto – e, claro, tomando os cuidados necessários para evitar dores de cabeça e aborrecimentos posteriores.

Está de olho na próxima Black Friday? Então confira as nossas dicas!

Acompanhe os preços das passagens aéreas

Será que o valor ofertado na Black Friday é realmente atrativo? Não é incomum os preços das passagens se alterarem bastante em um mesmo mês. E, de repente, você pode achar que está fazendo um bom negócio, mas comprar a passagem por um preço até maior do que o da concorrência.

Black friday passagens aéreasPor isso, a dica é cadastrar o seu e-mail nos sites que vendem passagens aéreas e acompanhar os valores. Geralmente, eles costumam disparar alertas quando os preços para o trecho que você deseja estiverem mais baixos. Dessa forma, você terá uma noção mais real para comparar durante a Black Friday (ou até aproveitar promoções vantajosas fora desse período).

Pesquise muito bem

Para aproveitar a Black Friday é preciso preparo. Por isso, busque saber antecipadamente quais marcas participarão da promoção. Uma dica é acessar o site da Black Friday nacional e internacional e assim acompanhar quais empresas prometem dar descontos nesse período.

Outra dica é criar uma planilha com os preços usuais das passagens aéreas para o trecho (que você já tem cadastrado no item 1) e assim fazer o comparativo com os valores da Black Friday. Para quem não é fã das planilhas, é possível baixar um aplicativo que faça isso automaticamente, como o Google Keep que lista os links dos anúncios, a data e o print dos preços.

Compare os preços

Meses antes da Black Friday, já é possível ter uma noção de como serão os descontos. Isso porque muitas empresas costumam divulgar antecipadamente a porcentagem de redução que ofertarão no período.

A partir desse dado, é mais fácil fazer um comparativo entre as empresas e, claro, com os valores fora da Black Friday, para encontrar a opção mais vantajosa financeiramente.

O ideal é comparar, pelo menos, 3 sites para ter uma ideia efetiva. Embora isso pareça um pouco trabalhoso, o resultado compensa bastante já que será possível ter uma boa economia.

Use suas milhas

Além dos descontos da Black Friday, você poderá pagar ainda menos usando as milhas de viagem (especialmente para quem juntou uma quantidade suficiente que permite “comprar” a passagem aérea sem ter que pagar nada por ela).

São muitos os programas que podem oferecer milhas como clube de vantagens, programas de fidelidade e pontos do cartão de crédito. Reúna todas elas e transfira para o grupo de milhagem da sua preferência.

Essa é uma forma de garantir que esses benefícios estarão disponíveis quando você receber um alerta de promoção interessante.

Não caia em golpes

Infelizmente é usual que existam alguns golpes em períodos de compras massivas, como é o caso da Black Friday. Por isso, sempre confira as informações recebidas pelos canais oficiais de comunicação das empresas, ou seja, sites, redes sociais, telefones e etc.

E, claro, nunca clique em links recebidos por Whatsapp e não use o cartão de crédito em sites que não possuem o cadeado ou o selo verde (e que não sejam https). Se ficar em dúvida sobre a autenticidade de uma promoção, procure pelo telefone oficial da empresa e fale com um atendente credenciado.

Outras dicas para comprar pela internet de forma segura são: usar antivírus com módulos de detecção de páginas falsas e verificar a reputação do site (por exemplo em sites como o Reclame Aqui).

Seja rápido

Assim que a Black Friday começar, planeje a sua compra. Ou seja, acesse os sites, confira e compare os preços e finalize a compra.

Se você for deixar para os últimos minutos poderá sofrer com congestionamento no site, dificuldades para fechar a compra ou até não encontrar a passagem aérea que deseja (já que muitas empresas colocam a venda apenas alguns voos).

Como você viu, comprar pela Black Friday passagens aéreas é uma ótima maneira de economizar. Porém, é preciso se preparar para esse dia de promoções e pesquisar muito bem antecipadamente, evitando ser iludido por descontos fictícios.

Gostou deste conteúdo? Ajude os seus amigos a comprarem passagens aéreas baratas e de forma segura: compartilhe este post nas suas redes sociais!