5 melhores lugares para viajar no Brasil de avião

Redação Nãovoei.com - Publicado em 3 de setembro de 2018 - Atualizado em 28 de novembro de 2018

Se você está planejando viajar, mas ainda tem dúvidas em relação ao destino turístico que irá visitar, vamos ajudá-lo a descobrir quais os melhores lugares para viajar no Brasil de avião e que não podem faltar em seus planos de viagem.

Neste artigo, vamos listar alguns destinos cujas passagens aéreas têm valores mais acessíveis, alguns locais que possuem os aeroportos com melhor infraestrutura do Brasil e os atrativos de cada local.

5 destinos para viajar no Brasil de avião

1. LENÇÓIS MARANHENSES, MARANHÃO

Localizado a 250 quilômetros de São Luís, no litoral nordeste do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos turísticos mais procurados pelos turistas em busca do fenômeno das lagoas interdunares à beira-mar (lagoas entre as dunas).

Para desfrutar das centenas de lagoas em tons de azul e verde em meio a grandes dunas de areia branca, que podem atingir 40 metros de altura, é preciso saber que o melhor momento para viajar para o local e ver as lagoas cheias é de abril a agosto. De outubro a dezembro, você ainda pode visitar os Lençóis, mas saiba que essa é a época da seca, portanto você não vai encontrar a maioria das lagoas, apenas um grande deserto.

Os passeios no parque são feitos em veículos com acompanhamento de guia, destino que agrada principalmente os amantes da natureza e de aventura, que vão precisar de preparo físico para percorrer a paisagem.

Para chegar ao local, é necessário desembarcar no aeroporto de São Luís e pegar um avião bi ou monomotor.

Entre as várias atrações estão a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita. Visitar a vila de pescadores de Mandacaru, passear pelo Rio Preguiça, descer flutuando o Rio Formiga e subir os 160 degraus do farol da Marinha.

2. JERICOACOARA, CEARÁ

viajar no Brasil de aviãoOutro destino para viajar no Brasil de avião para quem busca um local paradisíaco e quer viajar com toda a família.  A 300 quilômetros de distância de Fortaleza, é no Parque Nacional de Jericoacoara que fica a famosa praia de mesmo nome que é um dos destinos mais procurados por famosos.

O movimento de Jericoacoara propiciou o desenvolvimento do local, que cresceu e tem várias opções de restaurantes e hospedagens.  Há lugares para pessoas de todos os gostos se divertirem, desde praias isoladas a bares agitados.

O melhor período do ano para visitar o parque é em janeiro, fevereiro e de julho a dezembro. De março a junho é a época de chuvas.

O que fazer no Parque Nacional de Jericoacoara? Algumas opções são visitar a Praia da Tatajuba, a Pedra Furada, a Lagoa Azul, a Duna do Por do Sol, o Farol; e passear de buggy.

Como chegar: desembarcar no Aeroporto de Jericoacoara, em Cruz (a 48 quilômetros da praia), ou ir de ônibus ou carro.

3. CURITIBA, PARANÁ

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação divulgou no dia 31 de julho uma pesquisa de satisfação que mostrou que o Aeroporto de Curitiba foi o melhor avaliado por viajantes brasileiros e estrangeiros.

A pesquisa foi realizada entre abril e junho deste ano com 20.527 pessoas que deram notas para a qualidade da estrutura do aeroporto e dos serviços oferecidos.

Levando em consideração a melhor infraestrutura entre os aeroportos do país, escolher Curitiba como destino de viagem pode ser uma boa opção, o que ajuda a evitar problemas variados, como o extravio de bagagens e atraso ou cancelamento de voos.

E o que Curitiba tem a oferecer para os turistas? A principal atração da cidade é o Jardim Botânico de Curitiba, que foi fundado em 1991. Além dele, é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade com um ônibus que faz um tour passando por todos eles.

Há também programas como fazer circuitos de bicicleta e também um tour pelo Centro histórico.

4. CABO FRIO, RIO DE JANEIRO

Quem está em busca de férias em um ambiente agradável em meio a belas paisagens, Cabo Frio é o lugar ideal.

O município está localizado a 153 quilômetros da capital, Rio de Janeiro, sendo possível chegar ao local pelo Aeroporto Internacional de Cabo Frio, de carro (1h 47 minutos de percurso) ou de ônibus.

Em janeiro acontece no município o Cabo Folia, Carnaval fora de época, que atrai muitos turistas à cidade. Portanto, se você não gosta de lugares agitados, é bom escolher outro momento para viajar para a cidade.

Cabo Frio tem muitas praias de águas cristalinas e dunas de areia branca que fazem a alegria de quem está viajando seja sozinho, com a família ou com amigos. Algumas das praias mais conhecidas da cidade são: a Praia do Forte, onde está o Forte São Mateus, que faz parte do Patrimônio Histórico Nacional e de onde é possível ver até Arraial do Cabo;  a Praia das Dunas; a Praia Brava; a Praia do Peró; a Praia das Conchas; a Praia de São Bento; e a Praia do Foguete.

Outra opção de lazer é a Ilha do Japonês, localizada no Canal do Itajuru/Lagoa de Araruama, conhecida por suas águas tranquilas, cristalinas e geladas – característica das águas de Cabo frio. Há duas opções para chegar até a ilha, por terra ou pelo mar.

Para quem gosta de sair à noite, Cabo Frio tem uma vida noturna movimentada ao longo da Avenida do Contorno.

5.  CAMOCIM, CEARÁ

Outro destino para viajar no Brasil de avião é a cidade cearense de Camocim, que não é muito comentada pelos viajantes, mas que vale a pena conhecer.

A pequena e pacata cidade de Camocim, localizada no norte do Ceará, é um destino com clima de aconchego e tranquilidade. O local possui lagos, dunas, manguezais, falésias, casas coloniais do século 19 e uma grande atividade cultural.

Os turistas têm à sua disposição 62 quilômetros de praias rasas, de águas mornas e sem ondas, ideais para a prática de windsurf. Alguns de seus principais pontos: a Praia do Guriú, a Ilha do Amor, a Praia das Barreiras, a Praia do Farol, a Praia do Maceió e a Vila de Tatajuba, onde em novembro acontece uma Regata Ecológica. O passeio de barco pelo Rio Coreaú também deve entrar na lista de atividades, assim como visitar o Farol do Trapiá e a Lagoa da Torta.

Camocim está localizada a 355 quilômetros de Fortaleza. Para chegar à cidade de avião é preciso desembarcar no Aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz, e seguir o restante de carro.

O município pode ser visitado em qualquer época do ano, mas é no verão que fica mais movimentado, principalmente no período de dezembro a início de março (Carnaval).

No local também é possível ver o fenômeno parecido com o que ocorre nos Lençóis Maranhenses, as lagoas entre as dunas. Isso acontece na época de chuva, com destaque para o mês de julho, quando as lagoas estão mais cheias.

Eventos regionais em Camocim: no dia 9 de junho acontece a Procissão Marítima de São Pedro. Em 29 de setembro é o aniversário da cidade. Já em outubro acontece o Camofolia (Carnaval fora de época) e em novembro acontecem festas para o padroeiro da cidade, Bom Jesus dos Navegantes.

Para conhecer mais cidades para viajar no Brasil de avião e também ficar informado sobre outras novidades relacionadas a viagens, curta a nossa página no Facebook.