8 lugares para Viajar no Dia dos Namorados

Redação Nãovoei.com - Publicado em 4 de junho de 2018

O Dia dos Namorados é um ótimo momento para fazer uma viagem romântica, a fim de tornar a celebração ainda mais especial. Justamente por isso, os destinos nacionais e internacionais costumam ser bem procurados nessa época do ano, aproveitando o “friozinho” que começa a dar as caras na maior parte do país.

Quer transformar o 12 de junho em uma lembrança inesquecível ao lado de quem você ama? Que tal começar a preparar as malas? Veja quantas ideias bacanas de destino nós separamos para todos os tipos de casais!

1- Petrópolis

Os destinos nacionais costumam ser os mais buscados no Dia dos Namorados, já que esse não é um feriado e nem sempre é fácil dar aquela “esticadinha” para curtir a data com mais tempo. Para quem mora no estado do Rio de Janeiro ou pode prolongar a viagem um pouquinho, Petrópolis é uma opção extremamente charmosa e romântica.

Como a cidade é pequena, você poderá fazer vários passeios a pé e conhecer os principais pontos turísticos sem ter que alugar um carro ou pagar um táxi. Os casais apaixonados por história, certamente vão adorar Petrópolis, já que a cidade respira a época imperial e é repleta de museus e construções bem características.

Além disso, também é possível visitar as cervejarias da cidade, como a Buda Beer e a Bohemia. Alguns pontos que valem a sua visitação são:

  • Museu Imperial;
  • Museu de Cera;
  • Palácio Rio Negro;
  • Rua Teresa (comércio de roupas bem variado);
  • Quintandinha;
  • Catedral de São Pedro de Alcântara;
  • Loja e café Katz.

Vale lembrar que, apesar de Petrópolis ficar no estado do Rio de Janeiro, a cidade está localizada na região serrana e, por isso, tem temperaturas mais amenas, em especial nessa época do ano. Por isso, prepare-se para curtir um friozinho a dois. Se você estiver com um pouco mais de tempo e for dar aquela “esticadinha” nessa semana, aproveite para conhecer Teresópolis e Itatiaia, que ficam próximas.

2- Domingo Martins

Localizada a apenas 48 km de Vitória, no Espírito Santo, Domingo Martins é um destino agradável e convidativo aos apaixonados. Colonizada por alemães e italianos, a cidade possui uma arquitetura diferenciada, além de um clima bucólico, com uma combinação irresistível de baixas temperaturas, paisagem serrana, restaurantes e pousadas em estilo europeu.

Quem é apaixonado por natureza, também se surpreenderá com Domingo Martins, que possui paisagens de tirar o fôlego, como o Parque Estadual da Pedra Azul, verdadeiro cartão-postal da cidade e passeio obrigatório, e a Cascata do Galo, ambos com várias opções de ecoturismo e turismo de aventura, como rafting, rapel e bóia-cross.

Agora, se vocês fazem um tipo de casal mais “quietinho”, não tem problema, já que a cidade capixaba tem várias opções interessantes, como:

  • passeio de trem pelas montanhas, com uma viagem que começa em Viana e termina em Araguaia, percorrendo 46 km em meio a serra do mar. Você pode embarcar em Domingo Martins rumo a Marechal Floriano, Viana e Araguaia;
  • vila de Pedra Azul, repleta de restaurantes e pousadas com uma gastronomia variada, como: alemã, italiana, francesa, exótica, orgânica e ainda é possível comprar vários quitutes produzidos nas propriedades rurais do entorno;
  • visita aos sítios e às propriedades rurais da cidade, em especial a Rota do Lagarto, colhendo frutas, fazendo trilhas, aprendendo sobre as plantações e comprando várias delícias produzidas pelos agricultores.

3- Monte Verde

Minas Gerais também é repleta de encantos para os apaixonados e Monte Verde é um dos destinos favoritos de quem deseja curtir alguns dias de baixa temperatura, ótima gastronomia, arquitetura em estilo europeu e paisagens lindíssimas. A cidade fica localizada na Serra da Mantiqueira, a 160 km de São Paulo e 480 km de Belo Horizonte.

Por lá, você poderá passar o Dia dos Namorados com muitas opções diferentes. A gastronomia é de longe um dos atrativos que mais empolgam os casais, já que existem inúmeros restaurantes espalhados pela cidade, com opções que vão, desde a tradicional comida mineira até cozinha italiana, alemã e rodízio de foundue.

O centrinho também é outro passeio que agrada os casais, com destaque para a Avenida Monte Verde, a rua principal que concentra os principais bares, lojas e restaurantes da cidade. Não deixe de visitar a Galeria Celeiro e a Galeria Suíça, com ótimas opções de presentes.

Aproveite também para comprar e se deliciar com os chocolates famosos da região. A loja mais antiga é a Gressoney, fundada em 1978, que além de comercializar os doces ainda permite que os visitantes vejam como os chocolates são fabricados.

Agora, se vocês são apaixonados por cerveja, não podem deixar de visitar o Arsenal da Cerveja, com rótulos raros e bem diferentes. Outra atração é a Fritz Cervejaria Artesanal, onde os turistas podem fazer um tour pela produção e conversar com o mestre cervejeiro.

Monte Verde também possui opções bem bacanas de turismo em meio a natureza, com trilhas incríveis no Parque Ecológico Verner Griberg. A mais famosa é a trilha da Pedra Redonda, que possui uma vista incrível de toda a região de Campos do Jordão.

4- Ilha do Mel

Se você não é muito fã do campo, a praia também pode se tornar um local paradisíaco para o Dia dos Namorados, com destaque para a Ilha do Mel, no Paraná. Esse é um destino recomendado para os casais mais aventureiros, já que o local não possui muita infraestrutura turística.

Por lá, você poderá curtir as lindas e paradisíacas praias, que estão entre as mais bonitas de todo o litoral brasileiro. A grande vantagem é que, como a Ilha do Mel tem uma quantidade reduzida de pessoas, as praias costumam ficar quase vazias (em especial as mais afastadas), permitindo um contato mais próximo com a natureza.

Outra opção são as trilhas. Vale lembrar que a Ilha não conta com estradas nem carros e todo o deslocamento deve ser feito a pé ou por táxi náutico. Próximas das vilas, as trilhas são bem sinalizadas e não exigem muito preparo físico do turista.

Os passeios de bicicleta são outros atrativos, já que é possível alugar as bikes para atravessar a ilha e conhecer várias praias. Só tome cuidado com a alta da maré.

Além disso, ainda vale a sua visita: a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá. Durante à noite, aproveite as delícias nas vilas, com opções de restaurantes com música ao vivo e luau a beira-mar. Desfrute do fim de tarde extremamente romântico para namorar bastante!

5- Machu Pichu

Se você está com um pouco mais de tempo, que tal uma viagem internacional para curtir o Dia dos Namorados? Machu Pichu, no Peru, é um daqueles destinos que costuma agradar vários tipos de casais (certamente, será uma experiência inesquecível para vocês).

Machu Pichu sempre aparece na lista dos locais mais desejados para se visitar no mundo, afinal, é um dos sítios arqueológicos mais importantes da história mundial. Para os aventureiros, é possível chegar até o destino percorrendo a Trilha Salkantay ou Inca a pé em tours de 4 a 5 dias. Já os que não contam com todo esse preparo físico podem chegar à cidade-base de Aguas Calientes de trem ou de ônibus. Mas, é preciso atenção e organização, já que visitar todo o parque pode levar entre 3 a 5 horas, por isso, se planeje para chegar cedo.

Outra opção bem interessante é subir as montanhas de Huayana Picchu (entre 45 e 90 minutos) e de Macchu Pichu (entre 1h30 a 2 horas). Além de Machu Pichu, vale à pena aproveitar para conhecer e se hospedar em Cusco – um dos 3 lugares mais visitados do Peru. As opções de passeio por lá são várias, como o centro histórico, as ruínas de Saqsaywaman, a Plaza de Armas e, claro, a noite de Cusco, com várias opções românticas para os casais.

Para chegar até lá, você pode optar por voos do Brasil a Lima e de Lima a Cusco. De lá para Machu Pichu é possível pegar ônibus e táxis de Cusco para Urubamba, Poroy ou Ollantaytambo ou trem até Aguas Calientes e de lá ir de ônibus até Machu Pichu. Se você está planejando uma viagem ao Peru, separe pelo menos um pernoite em Aguas Calientes, garantindo que você conseguirá aproveitar melhor Machu Picchu.

6- Vale dos Vinhedos

De volta aos roteiros nacionais, não poderíamos deixar de citar o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha – uma opção extremamente romântica, regada a vinho e friozinho típico da região. Tudo por lá é romântico: estradas com paisagens exuberantes, vinícolas incríveis e um clima completamente diferente, que convida ao relaxamento e ao romantismo.

O Vale dos Vinhedos fica a 130 km da capital do Rio Grande do Sul e conta com um cenário repleto de montanhas, colinas e muito verde. O mais bacana é que você poderá conhecer 3 cidades gaúchas diferentes que fazem parte do vale: Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul.

Além do roteiro que passa por mais de 30 vinícolas, é possível encontrar outras rotas interessantes, que envolvem opções gastronômicas e culturais. Ou seja, além de beber vinho, os turistas também podem conhecer os aspectos culturais do Rio Grande do Sul e desbravar as delícias dos bistrôs, restaurantes e casas coloniais.

Para chegar até o vale, você pode desembarcar em Porto Alegre e alugar um carro para percorrer livremente as vinícolas e as rotas. Uma dica é ficar pelo menos alguns dias hospedado no Vale para desfrutar de todas as opções incríveis oferecidas.

7- Praia do Amor

Não existe nada mais romântico do que passar o Dia dos Namorados em uma praia que evoca o amor já no seu nome. É exatamente isso que você encontra nesse pedacinho do céu localizado na cidade de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.

A Praia do Amor é vizinha de outras famosas como a Praia de Pipa e a Praia dos Afogados. Por lá, é possível encontrar muita agitação, tanto de dia quanto de noite, com muitas festas, esportistas, surfistas e turistas de todo o mundo. O surfe é um dos motivos que mais atraem as pessoas até a Praia do Amor.

Além disso, aproveitem a noite para curtir as festas variadas que acontecem na região, como de música eletrônica, luau aberto e shows. Apesar da agitação, é possível planejar um roteiro mais calmo para os apaixonados que não são tão fãs de curtição, com banhos nas piscinas naturais, longe das ondas fortes e dos surfistas.

Com tantos atrativos, a Praia do Amor oferece uma boa infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, resorts, hotéis de luxo, casas de veraneio, barracas de praia e muitas opções de restaurantes. Outro atrativo do passeio que não pode faltar no seu roteiro é a visita às falésias, verdadeiro cartão-postal da Praia do Amor e que renderá fotos lindas do casal!

8- Puerto Varas

Que tal aproveitar o Dia dos Namorados para conhecer o Chile? Com uma paisagem impressionante, Puerto Varas é rodeada de lagos e vulcões, além de contar com uma colonização alemã que traz um charme extra em toda a sua arquitetura.

Localizada na região dos lagos, a cidade oferece várias opções incríveis aos turistas, como passeios de bicicleta, caminhada ao redor do lago Llanquihe, visita às águas cristalinas dos Saltos de Petrohué, visita à Peulla e subida do vulcão Osorno! Outra opção para incluir no roteiro é a visita a Frutillar e ao Museu Colonial Alemão, com vários pratos típicos e iguarias que merecem ser provadas. Aproveite também para atravessar até Chiloé e admirar o Oceano Pacífico e as Palafitas de Castro. Para curtir a noite, também não faltam ideias, com restaurantes variados, bares e até cassino.

Como você viu, opções são o que não faltam para fazer uma viagem bem romântica no Dia dos Namorados. É possível criar roteiros rápidos, apenas para o fim de semana ou outros um pouco mais longos, como no caso dos destinos internacionais, aproveitando para curtir mais tempo com o seu parceiro!

Gostou das nossas sugestões? Pensa em incluir alguma no seu roteiro? Deixe um comentário para a gente!