Como escolher o melhor programa de milhas para você

Redação Nãovoei.com - Publicado em 20 de agosto de 2019 - Atualizado em 17 de março de 2021

Acumular milhas é uma maneira de unir o útil ao agradável, afinal enquanto você faz uma viagem a trabalho ou a lazer, está acumulando mais milhas para planejar outras viagens. Por isso é necessário escolher um bom programa de milhas.

O programa de milhas é uma boa opção para quem costuma viajar com frequência. Se esse é seu caso, entenda o que é o programa de milhas, como encontrar o ideal, como identificar que tipo de viajante você é e quais são alguns dos programas oferecidos pelas companhias aéreas.

Neste post explicaremos tudo que é necessário para evitar problemas comuns referentes aos programas de milhas e te ajudar a evitar problemas que podem ser uma dor de cabeça nas pequenas causas. Além disso, entenda como acumular pontos no cartão de crédito, outras maneiras de acumular ainda mais milhas e quais são os melhores programas de fidelidade.

O que é e como funciona o programa de milhas?

O programa de milhas é um programas de fidelidade das companhias aéreas, em que o viajante acumula milhas (créditos ou pontos) todas as vezes em que viaja em um voo dessas companhias ou companhias parceiras. Ou quando paga por produtos ou serviços de lojas parceiras. Esses pontos acumulados podem ser trocados por passagens aéreas, produtos/ serviços, de acordo com o regulamento de cada programa de milhas.

Quando o cliente alcança um determinado número de pontos, ele pode trocá-los por pontos, produtos, serviços, diárias de hotéis ou por uma nova passagem aérea em voos domésticos ou internacionais. Cada programa tem suas próprias características e condições de troca, o programa Smiles da GOL, por exemplo, permite que o cliente combine milhas e dinheiro para pagar passagens aéreas.

Muitas pessoas acreditam que participar de vários programas de fidelidade é uma vantagem, mas estão enganadas. O ideal é escolher de um a dois programas de milhas das melhores companhias aéreas para concentrar o acúmulo de pontos.

O que analisar antes de escolher um programa de milhas

Escolher poucas companhias aéreas para juntar milhas e acumulá-las em até dois programas facilita o resgate. Outra vantagem é que, ao centralizar as milhas em um só programa, o saldo aumenta com mais rapidez. Além disso, aumenta as chances de adquirir produtos ou serviços que exigem um alto número de pontos e até conseguir upgrades de categoria.

Quando o cliente consegue o upgrade passa a ter bônus (que aumentam de acordo com a categoria) no acúmulo de milhas e a ter mais privilégios como cliente da companhia aérea.

É importante lembrar que, como as milhas expiram, normalmente, em dois anos, o usuário pode acabar perdendo grande parte delas se estiver acumulando-as em muitos programas.

7 dicas para encontrar o programa de milhas ideal

Para escolher o programa de milhas mais adequado para você é necessário que você saiba qual é o seu perfil de viajante. Faça perguntas como: costumo viajar sempre ou apenas quando surge oportunidade? Aproveito promoções de última hora ou compro passagens aéreas com meses de antecedência?

Após analisar cada companhia, o cliente pode optar por aquela que oferece parcerias com suas lojas de preferência, o cartão de crédito com mais vantagens para seu perfil de consumo, o melhor programa de milhas, brindes em voos, entre outros.

1. Avalie as vantagens

Nem sempre o programa de milhas que oferece mais vantagens é o ideal para você. Escolha aquele que atende às suas necessidades.

2. Analise a validade das milhas

Cada programa tem um prazo de validade para as milhas acumuladas. Como é isso?

Se você não trocar as milhas por passagens aéreas ou benefícios dentro do período de validade, você irá perdê-las. A maioria dos programas tem validade de dois anos, e não permitem reembolso do valor utilizado para comprar as milhas e sem reembolso de passagem aérea que foi comprada e não utilizada.

3. Leve em conta a frequência das suas viagens

Não adianta escolher um programa de milhas com muitos benefícios se você não viaja com frequência. É importante analisar de quanto em quanto tempo você viaja e se será mesmo possível aproveitar as milhas dentro do prazo de validade.

4. Verifique a quantidade de milhas necessárias para resgatar as passagens

Esse é o principal ponto a ser analisado ao escolher um programa de milhas. Se a quantidade de pontos necessários para trocar por passagens for muito alta, esse programa não trará vantagens para quem viaja pouco.

5. Verifique a proporcionalidade

É com conferir a proporcionalidade ofertada pelo programa de fidelidade na hora da transferência, veja se existem carências e/ou outras exigências que possam dificultar a transferência, e se existem vantagens exclusivas e/ou bônus extras para incentivar a transferência para o programa de fidelidade.

6. Analise os parceiros e os benefícios

Analise qual companhia aérea oferece serviços e benefícios que melhor atendem às suas necessidades, pois cada uma tem seu diferencial em se tratando de voos e vários outros aspectos.

Para quem viaja com frequência, ter franquia de bagagens, check-in preferencial, sala VIP e outros benefícios devem ser levados em conta na hora de escolher o programa de milhas ideal.

7. Pesquise a variedade de destinos

Se você viaja muito para o exterior, não adianta escolher um programa que ofereça a maioria das passagens para voos domésticos. Outro ponto a ser analisado é se os voos da companhia têm assentos limitados para participantes do programa de milhas.

Programa de milhas de algumas companhias aéreas

SMILES

Por meio do programa de milhas da GOL, o participante acumula milhas quando voa com determinadas companhias aéreas, reserva hotéis, faz compras no Shopping Smiles, usa o cartão de crédito Smiles e aluga carros. Para fazer parte do programa, basta se cadastrar no site da GOL e informar o nome completo, nacionalidade, idioma, gênero, data de nascimento, passaporte, CPF (opcional), telefone, e-mail, endereço completo e senha.

Após aceitar os termos de uso do programa e finalizar o cadastro, um cartão fidelidade online será mostrado com o número do participante (que deverá informá-lo ao fazer check-ins ou compras). Se desejado, o participante pode imprimi-lo. As categorias do programa são Prata, Ouro e Diamante. Confira alguns dos seus benefícios:

  • Prata

O participante entra para essa categoria quando acumula 10.000 milhas ou 10 trechos voados. Recebe bônus de 25% no acúmulo de milhas, em todas as suas viagens GOL, Delta ou Aeroméxico.

Primeira bagagem de até 23 quilos é transportada gratuitamente. Possibilita também a antecipação de até 6 horas do seu voo original e de seus acompanhantes (mesmo localizador).

  • Ouro

Com 18 trechos voados ou 18.000 milhas qualificáveis. Primeira e segunda bagagens de até 23 quilos (cada) gratuitas, 50% de desconto nas compras de assentos GOL+ Conforto, embarque preferencial e check-in para o participante e todos os acompanhantes no mesmo localizador e antecipação de voo, assim como na categoria Prata.

  • Diamante

Com 30 trechos voados ou 30.000 milhas acumuladas. Primeira, segunda e terceira bagagens de até 23 quilos (cada) sem taxas. Antecipação de voo gratuita no mesmo dia da viagem para você e seus acompanhantes no mesmo localizador, desde que a antecipação seja feita simultaneamente.

  • Cartão de crédito Smiles

Outra alternativa para o viajante acumular ainda mais milhas é fazer a solicitação do cartão de crédito Smiles Banco do Brasil ou Bradesco. A administradora do cartão converte os valores (R$) das faturas em pontos ou créditos, que podem ser trocados por milhas.

AMIGO AVIANCA

Programa de fidelidade oferecido pela AVIANCA. O participante pode acumular pontos ao viajar com qualquer uma das 27 companhias aéreas membras do grupo Star Alliance.

Para fazer o cadastro no programa, é preciso informar o nome completo, gênero, data de nascimento, nacionalidade, CPF, telefone, e-mail e senha. Depois de se cadastrar, imprima o cartão online. O programa tem 4 categorias: Bronze, Silver, Gold e Diamond.

  1. Bronze – Categoria inicial de todo cliente.
  2. Silver – O participante passa para essa categoria quando acumula 20 trechos voados ou 18.000 pontos. Franquia de bagagem de uma peça adicional de até 23 quilos.
  3. Gold – Acumulados 45.000 pontos ou 50 trechos voados. Franquia de bagagem com peça adicional de até 23 quilos. Tem bagagem prioritária, check-in preferencial e embarque prioritário.
  4. Diamond – O participante passa para essa categoria quando acumula 100 trechos voados ou 90.000 pontos. Franquia de bagagem de até duas peças adicionais de até 23 quilos. Tem marcação de assento preferencial, atendimento por e-mail exclusivo, bagagem prioritária, check-in preferencial e embarque prioritário.

A Avianca Brasil pediu recuperação judicial em dezembro de 2018 e seu futuro ainda está incerto. Pensando nisso, a InfoMoney perguntou a advogados especialistas em direito do consumidor o que pode acontecer com os clientes que têm milhas acumulas se o Amigo Avianca acabar.

Segundo o advogado Ricardo Sordi, o produto e o serviço devem ser garantidos ao consumidor. Ele ainda explicou que o cliente pode exigir que a empresa que comprar a Avianca assuma também as obrigações referentes às milhas.

Já segundo Alexandre Zylberstajn, há ainda a possibilidade de uma fusão do programa com, por exemplo, outro programa, como o TudoAzul.

Alguns programas permitem que as milhas acumuladas sejam transferidas para outro programa. Isso faz com que lembremos como é importante ler atentamente o regulamento dos programas antes de se cadastrar. A transferência de pontos é um benefício importante.

Segundo os especialistas, se acontecer de o programa ser encerrado, os consumidores devem buscar seus direitos com a Avianca e se estes não forem respeitados, devem procurar os órgãos de defesa do consumidor.

MULTIPLUS

Programa de fidelidade da LATAM. Ao viajar com as companhias aéreas membro da Oneworld, o participante acumula pontos e troca por passagens, diárias em hotéis e outros serviços.

Para fazer o cadastro é necessário preencher os campos com os seguintes dados: CPF, nome completo, número de telefone/celular, data de nascimento, nacionalidade, gênero, e-mail, endereço completo e senha. Ao enviar os pontos do cartão de crédito para o programa, o participante acumula mais milhas.

Todas as compras pagas com o cartão são convertidas em pontos que, conforme são acumulados, podem ser trocados por eletrônicos, passagens aéreas, produtos de tecnologia, itens pessoais, entre outros.

Quem é cadastrado no programa LATAM Fidelidade também participa do Multiplus. Por isso, não é necessário transferir pontos do LATAM Fidelidade para o Multiplus ou vice-versa, já que todos os pontos acumulados estão nas duas contas. Toda vez que o participante do programa paga qualquer compra usando o cartão de crédito Multiplus Itaucard, ele acumula mais pontos Multiplus.

TUDOAZUL

TudoAzul é o programa de fidelidade da Azul. Tem parceria apenas com as companhias aéreas TAP e a United.

É o programa com o cadastro mais simples entre os demais programas de fidelidade. Nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, número de telefone/celular, endereço completo e senha devem ser preenchidos no cadastro. Esse programa de milhas também tem 4 categorias: cliente Tudo Azul, Topázio, Safira e Diamante.

  1. TudoAzul – O participante recebe descontos em estacionamentos, de 2 a 3 pontos a cada R$ 1,00 voado, ofertas e promoções exclusivas.
  2. TudoAzul Topázio – Uma bagagem de até 23 quilos em voos nacionais, de 2,5 a 3,5 pontos a cada R$ 1,00 voado, 1.000 pontos de boas-vindas.
  3. TudoAzul Safira – Duas bagagens de até 23 quilos cada em voos nacionais, de 3 a 4 pontos. A cada R$ 1,00 voado, 2 cortesias/ano (cumulativo) no Espaço Azul doméstico, 2.000 pontos de boas-vindas na nova categoria, prioridade na entrega da bagagem.
  4. TudoAzul Diamante – De 3,5 a 4,5 pontos a cada R$ 1,00 voado, uma cortesia de passagem para acompanhante em voos domésticos por ano (ida e volta), três bagagens de até 23 quilos cada em voos nacionais, uma mala extra de 23 quilos em voos para EUA e Europa.

Melhores programas de milhas

Em votação promovida pelo site Melhores Destinos, os leitores do site elegeram o Programa Tudo Azul como o melhor programa de milhas de 2017. O Smiles ficou em segundo lugar, e o Amigo Avianca, em terceiro.

Como acumular ainda mais milhas

Cartão de crédito

Um dos benefícios de muitos cartões de crédito é a possibilidade de converter seus pontos do programa de fidelidade em milhas.

Como funciona? A cada compra ou pagamento da fatura, por exemplo, o cliente acumula pontos que podem ser convertidos em milhas de determinada companhia aérea. Alguns cartões já convertem os pontos diretamente, e as próprias empresas aéreas oferecem também cartões de crédito com suas marcas como o Smiles, da GOL.

Essa é uma ótima opção para quem usa cartões de crédito e de débito com frequência. Vamos usar como exemplo o programa de pontos de uma determinada administradora de cartão de crédito, no qual, além das milhas oferecidas pelo banco ou instituição financeira que administradora o cartão, o cliente ganha também pontos todas as vezes em que faz uma compra usando o cartão de sua bandeira como, por exemplo, Mastercard.

Lojas parceiras

Ao usar o cartão emitido pelo programa de milhas em lojas parceiras, os clientes têm descontos em estabelecimentos como hotéis, restaurantes, supermercados, postos de gasolina, lojas de cosméticos e assinatura de revistas. O cliente recebe descontos e ainda acumula pontos.

Voos com conexão

Voos com conexão têm maior duração, certo? Então se o seu programa de fidelidade contabiliza as milhas pela distância percorrida, sempre que possível, escolha viajar em voos com conexões. Assim, você receberá uma bonificação maior.

Clubes de milhas e pontos

Algumas opções são: Clube Multiplus (programa de milhas da Latam), Clube Smiles (programa Smiles da Gol) e Tudo Azul (Azul). Os clubes oferecem muitas vantagens, mediante o pagamento de uma mensalidade, como acesso antecipado a promoções, prazos maiores de expiração e planos de acúmulo de uma determinada quantidade de pontos.

Esses pontos são somados aos do cartão de crédito, aos que você ganha voando e nas compras em lojas parceiras. Esse acúmulo de pontos dá acesso a promoções exclusivas, upgrade de categoria no programa de fidelidade, bônus diferenciado para transferir pontos do cartão de crédito, pontos bônus, resgate de passagens com desconto, entre outros.

Fazer compras em sites vinculados

Uma informação que não é muito conhecida por quem está cadastrado em programa de milhas é a possibilidade de acumular milhas e pontos fazendo compras em site vinculados, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Dafiti, Netshoes e vários outros sites.

Funciona da seguinte maneira: ao invés de acessar normalmente o site padrão da loja (www.123.com.br), é só acessar o site da loja usando o link do parceiro (www.123.com.br/tudoazul). Usando o link do parceiro, o cliente acumula pontos ou créditos referentes ao pagamento da compra no cartão de crédito e também pontos do TudoAzul pela compra realizada (1 ponto a cada R$ 1 gasto).

Viu como é importante analisar com atenção os benefícios de cada programa de milhas antes de se cadastrar e começar a acumular pontos? Não acumule pontos em um programa difícil de usar e que pode lhe causar dor de cabeça. Verificando os programas detalhadamente, certamente você vai encontrar o programa de milhas ideal pra você.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas valiosas sobre seus direitos como passageiro de avião e informações variadas relacionadas a viagens!