8 ideias do que fazer em Bruges para conhecer melhor a Veneza da Bélgica!

Redação Nãovoei.com - Publicado em 18 de junho de 2021

Com uma belíssima arquitetura medieval e lindos canais, Bruges é conhecida como a Veneza do norte. A cidade belga tem um passado histórico riquíssimo, e o que não faltam são ideias de o que fazer em Bruges.

Se você está planejando sua próxima viagem e está sem ideias do que visitar em Bruges, vamos mostrar dicas mais incríveis para desvendar essa cidade romântica e que já foi a capital do comércio europeu durante o Renascimento!

Conheça um pouquinho da história de Bruges

Bruges está a 97 km de Bruxelas, capital da Bélgica. Ela já foi um importante porto e centro comercial da Europa, na época das grandes navegações. Durante o século XIV, foi um grande centro financeiro e palco da corte de Felipe II, Duque da Borgonha, além de receber os reis ingleses exilados Eduardo IV e Ricardo III.

Alguns anos depois, já no final do século XIX, Bruges se tornou um destino turístico muito requisitado pelos ingleses. Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, acabou sendo invadida pelos nazistas. Por tudo isso, hoje, Bruges é considerada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco e reserva uma série de experiências incríveis para os turistas.

O que fazer em Bruges? Veja 8 dicas imperdíveis!

Com uma história dessas, certamente há inúmeras opções do que fazer em Bruges. Para ajudar você a montar um roteiro incrível, nós separamos as principais atrações da cidade belga.

1. Grote Markt

A praça Grote Markt é um dos pontos de encontro de Bruges e é o local onde antes ficava o antigo mercado. Na praça, você poderá visitar construções incríveis como o Belfry, um campanário com 83 metros de altura e 47 sinos, e o Provincial Hof, um edifício neogótico, que é a sede do governo provincial de West-Vlaanderen.

Grote Markt, hoje, é um centro de turismo, então, aproveite para se deliciar nos inúmeros restaurantes e cafeterias e também para comprar alguns mimos nas lojas de presentes.

2. Bruges Historium

Fica localizado na Groge Markt e é uma visita imperdível para quem ama museus. Ele oferece uma experiência única ao visitante, que vai viajar direto para a época medieval. Aproveite e suba na torre para ter uma vista 360 graus de toda a cidade e fazer aquela foto clássica com o Campanário ao fundo.

3. Rozenhoedkaai

Esse é um dos principais pontos turísticos e, por isso, não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Bruges. Nessa região há um belo rio e lindas casas coloridas no estilo medieval. Do outro lado, está uma área bem verde com árvores e um parquinho. Outra atração, aqui, é o Museu Groeninge com trabalhos de artistas flamengos do século XVIII.

4. Minnewater Park

Se você gosta de passear por trilhas e apreciar a natureza, essa é uma parada obrigatória no seu roteiro. O parque é muito bem arborizado e com lindas construções ao redor, além oferecer uma vista belíssima do canal.

Você pode aproveitar a proximidade e caminhar até o Begjinhof (Beguinaria), um agrupamento de casas usadas pelas Beguinas, beatas da Igreja. Atualmente, as casas são ocupadas pelas Irmãs Beneditinas.

5. Basílica do Sangue Sagrado

No canto da Grote Markt, está a Basílica do Sangue Sagrado, escondida entre os prédios e com uma fachada que não lembra uma Igreja. O local, contudo, vale a visita pois abriga o sangue de Jesus Cristo trazido pelo Conde de Flandres.

A igreja, construída há mais de 800 anos, exibe o sangue de Jesus após a missa de sexta-feira. Se você for visitar a região em outro dia da semana, mas quiser visitar o sangue sagrado, pode pagar 2,50 euros e ter acesso ao local onde o sangue está.

6. Ponte de São Bonifácio

Está viajando em lua de mel ou com seu amado? Então, inclua a Ponte de São Bonifácio no seu roteiro de o que fazer em Bruges. De lá, você terá uma das vistas mais românticas da cidade, podendo observar a parte antiga de Bruges.

A ponte foi construída em 1910 e é um dos pontos mais visitados por quem deseja fazer uma bela foto de casal. Por isso, a dica é visitá-la logo cedo ou no início da noite, já que é comum ter filas para atravessar a ponte.

7. Passeio de barco

Como dissemos na introdução, Bruges é uma espécie de “Veneza” da região. Por isso, é fundamental incluir um passeio de barco pelos canais da cidade. Neste passeio, o guia explicará sobre as construções e a história do local, e essa é uma ótima maneira de conhecer melhor Bruges. O passeio parte de vários pontos da cidade, com preços variáveis e tempo médio de 30 minutos.

8. Museus

Bruges abriga uma série de museus e, com certeza, um deles chamará a sua atenção. Veja algumas das opções para você visitar:

  • Museu da Batata Frita: a batata frita é uma iguaria belga e neste museu você poderá aproveitar para conhecer mais sobre sua história e também dicas de como fazer uma deliciosa batata frita, tudo isso em um belo edifício datado do século XIV;
  • Groeninge: é um dos principais museus da cidade com as artes plásticas da Bélgica;
  • Museu da lâmpada: dedicado à história da iluminação e com exposição de lâmpadas desde o século XVIII;
  • Choco Story Bruges: museu do chocolate, com a história dessa delícia, receitas e tudo sobre o chocolate belga, inclusive com degustação;
  • Bruges Beer Experience: museu da cerveja, que mostra mais sobre a indústria cervejeira e sobre as cervejas locais;
  • XPO Picasso: exposição de Picasso, com 300 obras criadas pelo pintor entre 1930 à 1970.

 O que fazer em Bruges

Veja onde ficar na cidade

Como Bruges é uma cidade bastante turística, o que não faltam são opções de hospedagem. Embora você possa conhecer o destino em um bate e volta de Bruxelas ou até partindo de Paris, por exemplo, a recomendação é passar pelo menos 1 noite, para poder conhecer e desvendar melhor os encantos do município belga.

A dica é preferir uma hospedagem próxima ao centro histórico, pois, dessa forma, você consegue ir a pé ou de bicicleta aos principais pontos e aproveitar melhor a beleza local.

Algumas opções de hotéis são:

  • Hotel Bliss, a 400 metros da praça do mercado;
  • Ibis Budget Bruges, ao lado da estação central de trem;
  • Hostel St. Christopher’s, a 13 minutos da praça do mercado;
  • Hotel Het Gheestelic Hof, no centro da cidade;
  • Novotel Brugge Centrum, no centro histórico.

Entenda como chegar a Bruges

A melhor maneira de chegar à Bruges é de trem. A cidade fica a 1 hora de distância de trem de Bruxelas, a capital da Bélgica. Há diversos trens partindo de Bruxelas, então, você pode comprar seu bilhete direto na estação, sem a necessidade de fazer reserva.

A passagem custa 14,10 euros cada trecho. Mas, para quem viaja no final de semana, é possível pegar 50% de desconto e fazer ida e volta por apenas 15,10 euros. Também há descontos para quem tem até 26 anos.

Outra opção é ir de ônibus Flixbus, que é ainda mais barato, porém tem horários mais restritos. Você chegará na estação de trem de Bruges e de lá é só pegar um ônibus até o centro histórico e, se estiver fazendo um bate e volta, explorar a cidade a pé.

Saiba quais são as melhores experiências gastronômicas em Bruges

Bruges é uma cidade com diferentes encantos, e a gastronomia não é diferente. Porém, prepare o bolso, porque essa não será uma experiência muito barata. Os restaurantes dentro do Grote Markt são bem famosos e muito procurados pelos turistas, porém têm preços mais elevados.

Uma boa alternativa são as barraquinhas de rua, inclusive com opções deliciosas de batatas fritas em cones, waffles e cachorros-quentes.

Outra dica bacana é visitar a Brasserie Cambrinus, uma cervejaria famosa da cidade, com refeições a partir de 17 euros e um croquete local que é uma verdadeira iguaria. Você também pode experimentar o mesmo croquete no Gran Kaffe Passage.

Se você precisa economizar, a dica é o Bocca, com cardápios em português e refeições a partir de 5 euros. Também vale a pena parar no Breydel-De Coninck, que serve suas famosas moules et frites da Bélgica (mexilhões com fritas) e inúmeros outros frutos do mar.

Fora tudo isso, é claro, não se esqueça de provar as deliciosas cervejas belgas. Elas são encontradas em todos os barzinhos da cidade. A cervejaria local Huisbrouwerij De Halve Maan é um dos pontos preferidos para curtir a noite.

Os chocolates não podem ficar de fora da sua lista, bem como a sorveteria Oyya, uma das mais famosas da região. E se quiser um jantar especial, o estrelado Den Gounden Harync ou o Sans Cravate são sempre boas sugestões, assim como o Le Petit Patron, com deliciosos fondues.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil descobrir o que fazer em Bruges? Aproveite e veja o nosso post com um tour pela Europa e programe sua próxima viagem!