Conheça as principais atrações de Chapada das Mesas e planeje sua viagem!

Redação Nãovoei.com - Publicado em 4 de junho de 2021

Chapada das Mesas, na divisa do Maranhão com o Tocantins, é um daqueles cartões-postais do nosso país — e uma viagem indispensável para quem adora cachoeiras, lagos, trilhas e muito contato com a natureza.

Se esse é o seu perfil de viagem, que tal ver todas as informações importantes sobre o destino e programar suas próximas férias? Siga conosco!

Onde fica Chapada das Mesas?

Chapada das Mesas fica na divisa entre Maranhão e Tocantins. Oficialmente o parque está em terras maranhenses, mas ele dista 840 km da capital do estado e 500 km de Palmas, no Tocantins.

Assim, podemos perceber que o parque fica em uma região um pouco mais isolada do país — em uma área de transição de 3 biomas: caatinga, cerrado e floresta amazônica, além de estar próxima do Rio Tocantins.

Quando ir

Os melhores meses para visitar a Chapada é entre maio e setembro, quando a região recebe menos chuvas. O ponto negativo nesse período é que as cachoeiras não estão muito cheias, porém, o banho acaba sendo garantido. Afinal, as chuvas são, geralmente, pesadas, e impedem os passeios.

Como chegar até a Chapada?

A melhor rota para acessar a Chapada das Mesas é voar até Imperatriz, no Maranhão e de lá seguir por mais 215 km em via terrestre até a cidade de Carolina, no Maranhão, município base para conhecer a região da Chapada.

Outra possibilidade é voar até Palmas, no Tocantins e, de lá, andar mais 500 km de carro até Carolina, o que dá em torno de 6 horas de viagem — sendo, portanto, mais longo e cansativo, porém, tudo depende de onde você está partindo.

Para quem deseja voar até Imperatriz, a boa notícia é que a cidade recebe voos diretos das principais capitais do país, como Brasília, Belém, São Luís, São Paulo e Belo Horizonte.

Onde ficar em Chapada das Mesas?

A cidade de Carolina, usada como base para os turistas, é bastante simples. Embora esteja melhorando nos últimos anos, as hospedagens que você encontrará são mais modestas, com pousadas e hotéis sem tanto luxo.

Algumas atrações de Chapada das Mesas também oferecem opções de acomodação, como Pedra Caída e Poço Azul.

Em Carolina, boas sugestões de hospedagem são:

  • Ventanas;
  • Pousada dos Candeeiros;
  • Pousada do Lajes.

O que fazer em Chapada das Mesas?

rio tocantins na chapada das mesas

O que não faltam são atrativos em Chapada das Mesas, com várias trilhas e contato com a natureza. Por isso, é bom levar tênis e roupas confortáveis para aproveitar. Os passeios, geralmente, saem cedo, e você só voltará para o hotel no fim do dia — então, não se esqueça de levar uma mochila com lanchinhos e água.

Para conhecer as atrações principais, você precisará de, no mínimo, 3 dias inteiros no destino. Mas, se você tiver disponibilidade, reserve uma semana para visitar todos os locais com calma e aproveitar bem a viagem.

Parque Nacional Chapada das Mesas

Com mais de 160 mil hectares e lindas paisagens, o Parque Nacional Chapada das Mesas é um dos passeios imperdíveis na região — e precisa estar no seu roteiro.

Para chegar até o parque, é preciso de um 4×4 que aguente o tranco das estradas arenosas e esburacadas, por isso, é mais recomendável fazer o passeio com guia. Mesmo porque a área não tem placas informativas.

O parque fica a 30 km de Carolina. A primeira parada é a Cachoeira da Prata, com duas quedas de água de 26 metros de altura e um paredão rochoso belíssimo. Na cachoeira da direita, o Rio Farinha cai por um furo nas pedras, dando um visual ainda mais incrível.

No local, há uma pequena “praia” com vista para as cachoeiras e que permite os turistas se refrescarem e até nadarem um pouco.

Seguindo viagem, a próxima parada é a cachoeira São Romão, a maior e mais caudalosa da região, com 22 metros de altura e 33 metros de largura, além de um volume de água impressionante durante todo o ano.

Na cachoeira, há um mirante para visualizar ainda mais a beleza e também uma trilha que leva até a parte de trás dela, além de uma prainha para curtir bem o local.

Encanto Azul e Poço Azul

Ambos são verdadeiros cartões-postais de Chapada das Mesas, devido às suas águas azuladas, em tons extraordinários. Embora tenham nomes semelhantes, as atrações estão distantes cerca de 6 km uma da outra.

Geralmente, quem está em Carolina visita ambos no mesmo dia, pois estão a 130 km da cidade, o que pode significar cerca de 2 horas de carro. A boa notícia é que não há necessidade de 4×4 para chegar, e aplicativos de GPS conseguem encontrar o local, dispensando a presença do guia.

Se você quiser aproveitar mais a região, poderá se hospedar em Poço Azul, pois lá há estrutura de chalés, suítes e piscinas, além de restaurante no local. Para visitar, é preciso pagar o day use.

O acesso às cachoeiras e ao Poço Azul é feito por meio de passarelas suspensas em meio a árvores e rochas, deixando o passeio ainda mais interessante. Na trilha, você passará pela Cachoeira dos Namorados, Santa Paula, Seu Zica e Dona Luiza, além da gruta Santa Bárbara.

As duas principais atrações do local, no entanto, são a Cachoeira Santa Bárbara, com 76 metros de altura, e, claro, o Poço Azul, que é uma piscina natural onde é permitido nadar.

No Encanto Azul, a atração é um belo lago com 7 metros de profundidade. Porém, o local não tem restaurante, apenas quiosques para lanches.

Pedra Caída

Essa atração é uma espécie de resort, situado a 35 km de Carolina, abrigando algumas das cachoeiras mais famosas de Chapada das Mesas. Quem desejar, poderá se hospedar no complexo ou fazer day use.

Para acessar as cachoeiras mais distantes, é preciso usar carro, as demais podem ser acessadas via trilhas com passarelas de madeira suspensas e escadas rústicas. Nas partes dentro da água, há cordas para apoio e guias acompanhando os turistas de perto, oferecendo ainda mais segurança ao passeio.

São 4 passeios disponíveis no complexo:

  1. Garrote e Porteira, que são os que exigem menos esforço físico e inclui a visita às cachoeiras Merim e Garrote, 3 poços (das Estrelas, Juventude e Sonrisal, na qual a água borbulha), além da cachoeira da Porteira, com 10 metros de altura;
  2. Caverna e Capelão, o segundo passeio mais popular do complexo. A primeira cachoeira é acessada após passar por uma caverna e tem 12 metros de queda. A Capelão tem 22 metros de altura e areias vermelhas;
  3. Santuário Ecológico Pedra Caída, é a cachoeira mais disputada do complexo, com 46 metros de altura e uma piscina com quase 3 metros de profundidade;
  4. Cachoeira da Pedra Furada, Cachoeira da Lua e Cachoeira do Brilho, as duas primeiras são acessadas por passarelas suspensas, e a última por uma trilha que exige um pouco mais de cuidado e atenção dos turistas.

Além desses, no local ainda há tirolesas, incluindo uma com 1400 metros de comprimento e 430 metros de altura, sendo uma das maiores do país, e meditação guiada dentro de uma pirâmide.

Portal das Chapadas

É uma formação rochosa com um formato semelhante ao desenho do estado de Tocantins. De lá de cima, você terá uma visão privilegiada de Chapada das Mesas.

Para chegar ao topo, é preciso enfrentar uma trilha com caminhada de cerca de 20 minutos, com cordas de apoio. O melhor momento para aproveitar o local é no nascer do sol, que é enquadrado pela formação geológica. Por isso, a entrada até as 7h é mais cara, depois o preço cai pela metade.

O Portal fica perto do Complexo Pedra Caída e da estrada que leva às cachoeiras São Romão e Prata.

Cachoeira das Gêmeas de Itapecuru

O destino divide a opinião dos turistas. Embora seja um local com visual estonteante, graças às duas quedas de água com cerca de 10 metros de altura que formam um grande lago, também se tornou um parque aquático, com pousada, restaurante e uma laje de concreto com mesinhas até a beira do lago.

A transformação do local em um estilo “beach club” que fica bem lotado aos finais de semana e feriado acaba indignando alguns turistas, enquanto outros preferem esse tipo de conforto. Tudo depende do tipo de turista que você é. A atração fica a 31 km de Carolina, na direção de Riachão.

Pôr do sol no rio Tocantins

Fechando com chave de ouro sua viagem a Chapada das Mesas, não se esqueça de deslumbrar o espetáculo da natureza no rio Tocantins. Você pode avistar essa maravilha em Carolina, caminhando apenas algumas quadras do centro, onde estão as principais pousadas e hotéis.

O melhor ponto para apreciação é o restaurante Chega +, um local a céu aberto, com mesas sobre deck de madeira à beira do rio.

E, então, curtiu nossas dicas para planejar sua viagem à Chapada das Mesas? Aproveite e veja o nosso post completo sobre Serrinha do Alambari, uma área de preservação em Resende, no Rio de Janeiro!