Vejas as recomendações do que se fazer em Campos do Jordão!

Redação Nãovoei.com - Publicado em 21 de maio de 2020
Campos do Jordão é um destino com várias atrações para todos os tipos de viajantes – desde os que querem  visitar um local tranquilo até os amantes da natureza e os adeptos de esportes radicais – enfim, há muito o que fazer em Campos do Jordão. O município de Campos do Jordão está localizado no estado de São Paulo, no alto da Serra da Mantiqueira. Apesar de estar próxima a grandes capitais e centros urbanos, a cidade mantém suas características de uma pequena cidade do interior. É um destino visitado durante o ano todo, mas principalmente durante o inverno, já que é conhecida como a Suíça Brasileira. Nessa época, as temperaturas chegam a números negativos e a cidade promove eventos como o Festival de Inverno, que atrai turistas de todo o Brasil. A seguir, damos dicas de o que fazer em Campos do Jordão para você que tem planos de viajar para a cidade em breve.

O que fazer em Campos do Jordão: 12 dicas de passeios

1. Amantikir Jardins

Encabeçando a lista de o que fazer em Campos do Jordão, o parque foi criado em 2007 e fica aberto para visitação todos os dias. Ele recebe um grande número de pessoas que visitam seus mais de 20 jardins com mais de 700 espécies de plantas de países como Alemanha, Austrália, Inglaterra e Japão. Seus visitantes são estudantes de paisagismo, turistas, operadores turísticos e pessoas que desejam estar junto à natureza, podendo optar por dois tipos de visitas: guiadas ou não. O parque cobre uma extensa área de lagos, gramados e canteiros de flores, além de um impressionante labirinto de grama e arbustos.

2. Palácio Boa Vista

A construção do Palácio Boa Vista teve início em 1938 e foi finalizada em 1964. Na década de 70, transformou-se em um centro cultural. O palácio é uma das residências oficiais dos governadores de São Paulo. A construção contém um grande acervo artístico e cultural, como esculturas, antiguidades, mobiliários dos séculos XVII e XVIII, objetos religiosos, peças decorativas e obras de artistas, como Anita Malfatti, Tarsila de Amaral, Aldo Bonadei e Di Cavalcanti. Nessa opção de o que fazer em Campos do Jordão, monitores acompanham a visitação de quarta a domingo. O ingresso tem o valor de R$ 5 por pessoa.

3. Morro do Elefante

Está em dúvida sobre o que fazer na cidade? Saiba que o Morro do Elefante é uma das atrações mais visitadas da cidade, e proporciona uma bela vista da Vila Capivari, parte do Alto do Capivari, seus arredores e diversas montanhas da região. O morro recebeu esse nome porque, quando visto do alto, sua formação tem o contorno de um elefante.  Seu cume tem 1,8 mil metros de altitude acima do nível do mar. No local há um mirante, bancos e um jardim, e seu acesso pode ser feito através de teleférico ou por estrada. A atração fica a menos de 6 minutos de distância de carro da Vila Capivari.

4. Museu Felícia Leirner

Uma boa dica de o que fazer em Campos do Jordão é visitar o museu, que nasceu em 1978 e logo depois, em 1979, ganhou um auditório onde acontecem apresentações do Festival de Inverno de Campos do Jordão. No local, há 85 obras da escultora polonesa Felícia Leirner, que se mudou para a cidade nos anos 60. O local tem sinalizações explicativas para os visitantes acompanharem todas as fases do circuito, inclusive informam o grau de dificuldade de cada percurso.

5. Vila Capivari

A Vila Capivari é a principal região turística de Campos do Jordão. Influenciado pelos europeus, o bairro tem várias características que remetem à Europa e ao frio, como lojas de roupas de frio, casas de chocolate e fondue, e cervejarias. Por essa razão, no inverno o bairro recebe um número maior de turistas em busca de o que fazer em Campos do Jordão. É lá que está o Parque Capivari, uma das principais recomendações de o que fazer em Campos do Jordão, com várias opções de lazer para os visitantes, como: teleférico, pedalinho, mini parque de aventura, parede de escalada com 10 metros de altura, tirolesa sobre o lago do pedalinho,  quick jump (simulação de queda livre),  pista de patinação no gelo e Game Zone (jogos e simuladores).

6. Ducha de Prata

Para quem curte passeios mais tradicionais, a Ducha de Prata é uma boa opção de o que fazer em Campos do Jordão. Os visitantes ficam encantados com a natureza do local, que é um ótimo ponto para registrar belas fotos. A Ducha de Prata é bastante acessível ao público, ficando a 1,8 km do centro da cidade. É possível chegar de carro ou a bordo do famoso Trenzinho da Montanha, que parte do Centro em frente ao teleférico, e faz um tour pela cidade com parada na Ducha. No local há um comércio local com muitas lojinhas que comercializam os famosos chocolates produzidos em Campos do Jordão, malhas e artesanatos.

7. Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal)

O Horto Florestal é outra atração que você vai querer incluir em seu roteiro de o que fazer em Campos do Jordão. Criado em 1941, o Parque Estadual de Campos do Jordão tem uma área de 8.341 hectares. Ele abriga a área restante da Mata Atlântica: Mata Nebular, Mata de Araucária e Podocarpus e os Campos de Altitude. O parque possui uma fauna muito rica, com animais ameaçados de extinção, como a jaguatirica, a onça-parda e o papagaio-de-peito-roxo, e mais de 186 espécies de aves listadas.

8. Festival de Inverno de Campos do Jordão

O festival acontece anualmente, no mês de julho, e é o principal evento da cidade. Milhares de turistas visitam o local nessa época para curtir o frio e várias atrações culturais.

9. Bondinhos

Presença obrigatória na lista de o que fazer em Campos do Jordão, os passeios de bondinho são algumas das atrações mais procuradas da cidade. Há duas opções de roteiros: – Entre a estação Emílio Ribas e a parada no Portal: o bondinho atravessa a cidade e vai até o portal na entrada da cidade. – Entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia: o bondinho passa pela região mais movimentada da cidade. Após o percurso, ele volta até o ponto de partida.

10. Cervejaria Baden Baden

Os apreciadores de cerveja não podem deixar de incluir uma visita à fábrica de cerveja em seu roteiro de o que fazer em Campos do Jordão. A visita guiada na cervejaria Baden Baden é curta, mas vale a pena. Como o passeio é muito concorrido, a reserva (online, e-mail, telefone ou local) deve ser feita com antecedência. O site oficial da fábrica informa todos os canais de comunicação da cervejaria.

11. Parque Tarundu

O parque tem mais de 33 opções de lazer para a família toda. Na dúvida de o que fazer em Campos do Jordão, conheça o parque e passe bons momentos em contato com a natureza. O parque possui vários brinquedos em suas áreas externas e internas, o que pode ser uma boa opção para dias chuvosos. Alguns de seus brinquedos são: o escorregador gigante chamado de Tubo Insano; pista de patinação no gelo; tirolesas, como a Tirolesa Double, que é a mais radical, com um percurso de 780 metros de comprimento. Quando bater a fome, os visitantes ainda encontrarão no parque uma excelente gastronomia disponibilizada pelo Restaurante Tainakan. É preciso pagar taxa de entrada do parque, que dá acesso a Wi-Fi, estacionamento, seguro pessoal, acesso aos banheiros, redário e trilhas. Cada atração do parque é cobrada à parte ou o visitante pode optar pelo passaporte que dá acesso a todos os brinquedos. É uma boa opção de o que fazer em Campos do Jordão, não é mesmo?

12. Morro do Elefante e Teleférico

A subida de teleférico para o Morro do Elefante começa no Parque Capivari. O percurso tem 550 metros e proporciona uma vista panorâmica da cidade.

5 curiosidades sobre Campos do Jordão

1. Apesar de suas características europeias (suíça ou alemã), o fundador da cidade foi um português. 2. A cidade foi um centro de tratamento de tuberculosos. 3. É a cidade mais alta do Brasil, com altitude máxima de 1628 metros – dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 4.  Campos do Jordão tem um hotel que tem fama de ser mal-assombrado (Hotel Mont Blance) e outro que se parece com um castelo (Home Green Home). 5. Em Campos do Jordão está um dos hotéis mais caros e luxuosos do país: Botanique Hotel & Spa, com diárias superiores a R$ 2.000.

Como chegar a Campos do Jordão

De carro: oprincipal acesso à cidade é pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123). Saindo de São Paulo, basta seguir até a Marginal Tietê e depois até o portal da cidade. Quem sai do Rio de Janeiro, o acesso à cidade é pela rodovia Presidente Dutra, na altura do km 118. De ônibus: com saída de São Paulo, do Terminal Tietê, há a empresa Pássaro Marrom, com ônibus diretos. Saindo do Rio de Janeiro e de cidades próximas, há as companhias Autoviação 1001 e a Três Amigos. De avião: o aeroporto mais próximo a Campos do Jordão é o de São José dos Campos, a 80 km da cidade. Quer mais dicas de turismo? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail!