O que fazer em Jericoacoara: conheça 11 atrações imperdíveis

Redação Nãovoei.com - Publicado em 9 de março de 2020

Está em dúvida sobre o que fazer em Jericoacoara em sua próxima viagem pelo Brasil? Preparamos uma lista de opções para você conhecer os principais pontos turísticos da cidade, independente da duração da sua viagem, e explicamos onde fica, como chegar e melhor época para visitar. Vamos lá?

Jijoca de Jericoacoara está localizada na costa oeste do estado do Ceará, a cerca de 300 km de sua capital, Fortaleza.

É no município que se encontra a praia mais famosa de Jericoacoara, que leva o mesmo nome e é apelidada de Jeri. A Praia de Jericoacoara é conhecida como uma das praias mais bonitas do mundo.

O que fazer em Jericoacoara: 11 principais destinos

Buscando o que fazer em Jericoacoara? Saiba que opções não faltam! O que pode faltar é tempo para curtir todos os passeios que o destino oferece.

1. Duna do Pôr do Sol

A primeira dica de o que fazer em Jericoacoara é conhecer a Duna do Pôr do Sol, uma espécie de parede em frente ao oceano, a sudoeste da vila. Muitos turistas sobem seus 30 metros para apreciar o pôr do sol, momento em que o céu adquire tons roxos e a areia fica coberta de tons dourados.

A duna fica mais movimentada por volta das 17h, já que próximo às 17h30 o sol mergulha no mar e proporciona uma cena que rende aplausos das pessoas presentes.

Segundo uma tradição local, as pessoas têm que descer a duna pela sua frente. Para quem quiser uma pitada de aventura na descida é só usar uma esquibunda, prancha plana usada para deslizar sentado na areia.

Infelizmente, o cartão postal está destinado a desaparecer com o tempo, pois a areia é levada à praia pelos ventos de um lado e é escavada pelas ondas do outro.

2. Praia da Malhada

Se você quer praticar esportes aquáticos, não deixe de adicionar a Praia da Malhada em sua lista de o que fazer em Jericoacoara.

A praia é bem localizada, no canto direito da Praia de Jericoacoara, do lado oposto da Duna Pôr do Sol, a caminho para a Pedra Furada e a cinco minutos de caminhada do centro da vila.

No local, encontra-se o Club Ventos, parada obrigatória para os adeptos do windsurf, com espreguiçadeiras e serviço de restaurante e bar.

Por ali várias piscinas naturais são formadas, em pequenos poços entre as pedras. É um lugar ideal para relaxar com as crianças nas águas calmas, mornas e cristalinas.

3. Parque Nacional de Jericoacoara

O parque se encontra na ponta norte do Brasil. Rodeado por areias brancas, lagos e belezas naturais, o parque tem muitos lagos cristalinos e praias tranquilas.

O mar é ideal para esportes aquáticos como surf, kitesurf e windsurf. Outra atração é o pôr do sol, que pode ser assistido do alto da duna.

É um lugar bem tranquilo, sem ruas pavimentadas e luz elétrica, onde há pequenos caminhos de areia que levam a restaurantes e pousadas. Bandas e músicas ao vivo embalam a noite dos turistas.

4. Pedra Furada 

A Pedra Furada é uma formação rochosa que tem um arco – que surgiu naturalmente – bem em seu meio.

Um dos pontos mais conhecidos de Jeri, a Pedra Furada fica a meia hora de caminhada da praia de Jericoacoara. No caminho, os visitantes ainda encontram outro ponto turístico, a Praia da Malhada, e em suas proximidades podem conhecer formações rochosas como as pedras do Jacaré e da Tartaruga.

Caminhar da praia até a Pedra só é possível durante a maré baixa. Na cheia, o caminho mais rápido e menos cansativo para chegar à Pedra é pela trilha do Serrote.

Ao agendar passeios de buggy, a Pedra Furada pode ser incluída nos tours com destino à Lagoa Azul e à Árvore da Preguiça ou nas cavalgadas.

A Pedra Furada é bastante procurada durante o ano todo por quem quer assistir ao pôr do sol. Para quem deseja visitar o local sem grandes aglomerações, o ideal é visitá-lo no amanhecer. Seja no amanhecer ou entardecer, é possível ir de barco até a Pedra Furada.

5. Praia de Jericoacoara

A praia que leva o nome da cidade tem águas calmas e rasas que propiciam a prática de vela, stand up paddle e kitesurf. Há tendas no lado direito da baía onde os visitantes podem comprar refeições, bebidas e alugar espreguiçadeiras.

A praia é cercada por pequenas lagoas, balsas e dunas de até 30 metros que mudam de cor durante o dia, conforme a incidência de luz.

No lado esquerdo da praia, está a Duna do Pôr do Sol, que é mais uma opção de o que fazer em Jericoacoara.

6. Poço da Princesa

Localizado no Parque Nacional de Jericoacoara, o Poço da Princesa é um pequeno poço de água salgada próximo à Praia de Jericoacoara.

7. Igreja de Jericoacoara

A Igreja de Jericoacoara é conhecida também como Igreja Nossa Senhora da Consolação ou Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Da torre da igreja tem-se uma vista panorâmica da área.

Anualmente, na data em que a igreja foi inaugurada, no dia 13 de dezembro, acontece um grande festival na cidade, atraindo milhares de pessoas.

8. Piscina Natural Ananias

Ainda em dúvida de o que fazer em Jericoacoara? Essa piscina natural é formada pelo represamento da água do mar na maré baixa. É o principal poço formado nas rochas separando a Praia Principal da Praia da Malhada.

9. Lagoa do Paraíso

Vizinha à Lagoa Azul (que hoje está seca), a Lagoa do Paraíso é bem maior e tem uma boa infraestrutura de restaurantes que atendem a todos os gostos.

Visite o local, de preferência, antes das 14h, pois após esse horário os ventos são muito fortes, principalmente no inverno.

10. Lagoa Torta

Próxima à Duna do Funil, a Lagoa Torta é grande e possui água um pouco turva. Para quem procura o que fazer em Jericoacoara, que tal quer relaxar dentro d’água em redes presas a escoras de madeira?

O local possui restaurante pé na água, no qual a lagoa invade o restaurante. Assim como acontece na Lagoa do Paraíso, os ventos ficam muito fortes à tarde e a maré pode subir tanto que atinge a altura da mesa do restaurante.

11. Farol do Serrote

Ainda quer mais opções de o que fazer em Jericoacoara? Então aproveite para conhecer o Farol do Serrote, que fica em uma colina à beira-mar e oferece uma linda vista de todo o Parque Nacional.

Quem vai a pé para a Pedra Furada passa pelo farol. Do Centro da cidade até o farol são cerca de 25 minutos de caminhada. Se a maré estiver baixa, a volta pode ser feita pela Praia da Malhada. Há muito o que fazer em Jericoacoara em um só passeio!

Ao chegar ao farol, os visitantes conhecerão um lugar tranquilo, solitário e muito bonito. Dá para admirar a paisagem ouvindo apenas o som das ondas, pássaros cantando e o vento.

Não espere encontrar muitas atrações no farol, mas a vista vale a pena!

Como chegar a Jericoacoara

Após ver as várias opções de o que fazer em Jericoacoara, é hora de planejar como chegar ao destino.

Há duas maneiras de chegar ao município: pegar um voo com destino ao Aeroporto Regional de Jericoacoara, que fica na cidade de Cruz, a aproximadamente 30 km de Jeri ou desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital, localizado a cerca de 300 km de Jericoacoara.

Melhor época para visitar Jericoacoara

Do ponto de vista do clima, a melhor época para visitar Jeri é na estação seca, que vai de junho a janeiro. Nesse período, os níveis de precipitação e umidade são baixos, e as temperaturas são mais agradáveis.

O período de chuvas começa em janeiro e vai até meados de junho, quando as lagoas ficam completamente cheias. Durante esses meses, não chove o dia todo, apenas ocorrem pancadas de chuva. É uma boa época para viajar para quem está com o orçamento mais limitado, pois os hotéis e pousadas costumam oferecer descontos.

Se em sua lista de o que fazer em Jericoacoara está ver ao vivo o famoso pôr do sol da cidade, o ideal é viajar durante os meses de julho a dezembro, época em que não risco de encontrar dias chuvosos ou nublados.

Já aqueles interessados em curtir esportes de vento e aventura vão ter muito o que fazer em Jericoacoara entre agosto e novembro. Nessa época, quando os ventos estão muito fortes, turistas de diversas partes do mundo chegam a Jeri para praticar windsurf e kitesurf.

Ou seja, a melhor época do ano para visitar Jeri depende do gosto de cada viajante e o objetivo da viagem. Os turistas vão ter muito o que fazer em Jericoacoara em todas as estações do ano.

Por que Jericoacoara é tão visitada?

Podemos citar vários motivos que fazem com que Jeri seja um dos destinos mais procurados no Brasil. Alguns deles são: belas paisagens, praias, lagoas, tranquilidade (sem deixar de ser um destino animado), rica gastronomia, simplicidade e boa infraestrutura.

Agora que você já incluiu várias atrações à sua lista de o que fazer em Jericoacoara, assine nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão!