Adiar ou alterar voo na GOL, Azul e LATAM: veja como fazer

Redação Nãovoei.com - Publicado em 24 de julho de 2017 - Atualizado em 4 de agosto de 2020

Ainda hoje, a maioria dos passageiros encontra muitos empecilhos na hora de adiar ou alterar um voo. São comuns questões como: posso alterar a data da viagem — antecipar ou adiar? Posso mudar o destino? Como alterar a passagem quando ela já foi emitida?

Precisa esclarecer dúvidas como essas? Neste post, explicaremos como é simples adiar e alterar voos nas companhias GOL, Azul e LATAM. Se preferir clique nos links abaixo que direcionamos para as parte específicas do texto:

Como alterar voo na GOL?

Antecipar voo na GOL sem pagar nada

  1. A GOL possibilita que os passageiros antecipem o voo gratuitamente em até 6 horas do voo original para destinos nacionais.
  2. A antecipação pode ser feita até mesmo no dia da viagem — sem custos extras — no balcão de atendimento, no site, totem ou no programa Conte Comigo. Também pode ser feita pelo call center mas, nesse caso, há a cobrança de taxa de conveniência.
  3. Os passageiros clientes Smiles da categoria Diamante têm vantagens especiais na alteração de voo. Lembrando que a antecipação só é feita se houver assentos disponíveis.

Cancelamento e alteração de voo

Nos casos de cancelamento e alteração de voo, a cobrança de taxas varia de acordo com o tipo de voo comprado. Por exemplo, nos voos nacionais, comprando a Tarifa Flexível, o passageiro não pagará taxa para cancelar e alterar o voo.

O mesmo acontece em voos internacionais em que o passageiro tenha optado pela Classe GOL Premium. Confira as taxas cobradas e os valores de reembolso de cada tarifa:

Voos nacionais — Classe econômica

  • Tarifa Flexível: o valor reembolsável é de 95% da tarifa paga. O passageiro não paga taxas em caso de cancelamento, alteração de voo e não comparecimento para embarque;

  • Tarifa Programada: o passageiro é reembolsado com 50% da tarifa. O custo por cancelamento e alteração de voo é de 150 reais e o de não comparecimento é de 220 reais;

  • Tarifa Light: a passagem não é reembolsável. As taxas cobradas nos casos de cancelamento, alteração de voo e o não comparecimento são as mesmas da Tarifa Programada.

Voos internacionais

Nos voos internacionais, apenas os passageiros que adquirem a tarifa GOL Premium e a Tarifa Flexível (classe econômica) têm direitos do passageiro da Gol na tarifa (95%) e não pagam taxas por remarcar, cancelar voo e não comparecer para embarque.

Classe econômica

  • Tarifa Programada: reembolso de 50% do valor da tarifa. Taxa de 50 dólares por cancelar ou alterar voo e de 120 dólares por não comparecimento.

  • Tarifa Light: tarifa não reembolsável. As taxas cobradas nos casos de cancelamento, alteração de voo e o não comparecimento são as mesmas da Tarifa Programada.

Remarcação de passagem

Se você pretendia voar em uma data, mas conforme essa data foi se aproximando viu que não seria possível e agora quer remarcar a passagem, saiba que isso também tem um custo. A taxa de alteração é de 130 reais, mais o valor da diferença de preço das passagens. Atenção: as tarifas Premium e Flexível não cobram por essa variação.

Regras de reembolso

Ao alterar ou cancelar um voo, o passageiro pode solicitar o reembolso da passagem se a tarifa comprada permitir. A companhia faz um alerta para os passageiros que tenham comprado voos com conexão: algumas tarifas não permitem reembolso após a utilização do primeiro voo. Em casos de emissão de passagem usando as milhas Smiles, elas não são reembolsáveis em caso de não comparecimento ao embarque.

Como alterar ou cancelar uma passagem emitida pelo site da GOL

  1. Faça login no site da GOL;

  2. Clique em ‘seus voos’;

  3. Localize o voo que você deseja alterar e clique em alterar ou cancelar;

  4. Escolha qual trecho deseja alterar (de ida ou de volta);

  5. Escolha o que deseja alterar: origem, destino ou data de voo;

  6. Escolha o novo voo e depois cliquem em ‘continuar’;

  7. Informe os dados do cartão de crédito para pagamento;

  8. Um novo Código Localizador será gerado.

Como alterar voo na Azul?

Como antecipar voo na Azul sem custos

Os voos da companhia podem ser antecipados em até 6 horas, por meio do aplicativo, nos aeroportos, nas lojas, nos balcões ou totens de autoatendimento. Basta verificar a disponibilidade de assentos e fazer a alteração sem pagar qualquer taxa.

Como fazer a remarcação e cancelamento de voo

Tarifa Mais Azul

Será cobrada uma taxa de 190 reais pelo cancelamento de voo ou alteração da reserva ou 70 dólares por trecho e por pessoa. Se essas solicitações foram feitas via call center, a taxa é um pouco mais alta (210 reais mais a diferença de tarifa — se houver).

Caso o passageiro faça o pedido de reembolso, uma taxa administrativa será cobrada de 60% do valor da reserva. Se o pedido for feito após o não comparecimento para embarque, a taxa administrativa também será de 60% do valor da reserva.

Tarifa Azul

As seguintes taxas são praticadas nesta tarifa: 190 reais por trecho e por pessoa (cancelamento de reserva) ou 70 dólares (cancelamento via site) e 210 reais ou 70 dólares (cancelamento via central de atendimento). Já a alteração de reserva tem taxa de 190 reais por trecho e por pessoa ou 70 dólares (via site) e 210 reais (via central de atendimento) mais a diferença de tarifa — se houver.

Tarifas das classes U, UU, V, W, X, OO e Z

A taxa é de 210 reais ou 70 dólares por trecho e por pessoa em qualquer canal de venda, mais a diferença tarifária, se houver. O passageiro que optar pelo reembolso deverá pagar uma taxa administrativa de 60% do valor da reserva. As tarifas das classes U, UU, W, X, V OO e Z não são reembolsáveis.

Como alterar ou cancelar uma passagem já emitida pelo site da Azul

  1. Acesse o site da Azul e clique em ‘para sua viagem’. Em seguida, clique em ‘minhas reservas’;

  2. Informe o e-mail e número do seu Código Localizador;

  3. Localize o voo que deseja alterar e clique em ‘alterar voo’;

  4. Selecione o trecho que deseja alterar (ida ou volta) ou trocar a data;

  5. Clique em ‘pesquisar’, localize o novo voo e clique em ‘continuar’;

  6. Pague a diferença do preço da antiga e da nova passagem;

  7. Anote o seu novo Código do Localizar.

Como alterar voo na LATAM?

Como antecipar voo na Latam sem pagar taxas

  1. Apenas os passageiros que fizeram o check-in online podem antecipar o voo.
  2. Acessar o site da companhia e fornecer as seguintes informações para a alteração: código de reserva ou número do bilhete (e-ticket), sobrenome e concordância com os termos e condições.
  3. A antecipação só pode ser feita para voos com o mesmo aeroporto de origem, destino e conexão, se houver.

Alterações e reemissões de passagens

Para alterações e reemissões de passagens, é cobrado um adicional de emissão (não reembolsável) dependendo da rota nas compras de passagens feitas por meio da Central de Vendas, lojas LATAM Airlines Brasil, Fidelidade e Serviços, LATAM Travel e agência de viagens no Brasil. As passagens compradas no site da LATAM não têm o adicional de emissão.

O valor depende da rota. Para viagens:

  • Dentro do Brasil: 40 reais para compras com valor total de até 400 reais ou 10% do valor da passagem (quando o valor total é acima de 400 reais);

  • Fora do Brasil: 40 reais para compras com valor total de até 400 reais ou 7% do valor da passagem (valor total acima de 400 reais);

  • Emitidas com pontos dentro e fora do Brasil: 60 reais.

Como alterar passagem aérea já emitida da LATAM

  1. Acesse o site da LATAM;

  2. Clique em ‘consulte sua reserva’ e depois em ‘altere seu voo’;

  3. Informe o Código Localizador;

  4. Clique em ‘consultar’;

  5. Em seguida, clique em ‘alterar voos’;

  6. Escolha o trecho que você deseja alterar e clique em ‘pesquisar’;

  7. Localize o novo voo e confirme;

  8. Pague a diferença entre as passagens e as taxas devidas.

Cuidados extras antes de comprar passagens promocionais

Na baixa estação, é comum as companhias aéreas oferecerem passagens com bons descontos. Mas é preciso ficar de olho nas restrições como, por exemplo, não reembolso da tarifa, não acúmulo de milhas, tempo mínimo de estadia no destino e meses específicos para a viagem.

Além disso, é preciso ficar atento à tarifa de cancelamento e alteração de passagem. Segundo o Idec, o valor da multa de cancelamento de passagem não pode ser abusivo — nesse caso, o passageiro pode denunciar ao site Consumidor.

Por isso, não compre passagens por impulso! Antes de comprar passagens em promoção, verifique se você realmente tem tudo o que é necessário. Por exemplo, se o seu filho vai viajar sem você, é preciso providenciar autorização de viagem para menor. Caso você não organize tudo a tempo, será preciso cancelar e a tarifa de cancelamento cobrada pela companhia pode te pegar desprevenido.

Quer receber mais dicas sobre passagens aéreas e voos? Curta nossa página no Facebook!